Caso você pretenda ingressar em algum curso de nível superior, algumas informações básicas se tornam imprescindíveis, tais como o que é o vestibular, de forma ele pode ser realizado, quem está apto para se inscrever, quais são as notas de corte etc.

Dessa maneira, separamos algumas das dúvidas mais frequentes acerca do vestibular, para que você se prepare e preste da melhor maneira esse processo seletivo.

Para alcançar a vaga que almeja, é necessário um bom desempenho.

Para te auxiliar, fizemos esse texto de hoje para sanar as dúvidas principais acerca do vestibular, então vamos lá?

O que é o vestibular?

O vestibular nada mais é do que um processo seletivo totalmente planejado pela instituição de ensino superior que você deseja ingressar.

O processo seletivo tem como objetivo selecionar os candidatos que estejam se preparando para essa nova fase, através da pontuação em prova, envolvendo os mais diversos conhecimentos.

O vestibular não tem um padrão, então cada instituição tem o seu próprio jeito de aplicar essa prova, inclusive, esse é o motivo para a dificuldade oscilar entre as provas de vestibular, pois cada instituição cobrará do aluno aquilo que lhe parecer conveniente.

Hoje em dia, esse processo seletivo costuma ocorrer no final do ano, sendo mais conhecido como vestibular de verão, mas também pode ocorrer o vestibular de inverno, no meio do ano (em maio ou junho).

como funciona o vestibular
como funciona o vestibular

Qual o objetivo do vestibular?

O vestibular é uma forma de selecionar os candidatos com maior nota em prova, e de certa forma ele é mais exclusivo que o Enem, pois quando você estuda para provas, você considera as provas anteriores.

A maioria dos alunos do Brasil fazem a prova do Enem, mas nem todos farão o vestibular nessa faculdade em específico, e por isso nível de complexidade pode subir, por se tratar de um público mais restrito.

As provas do vestibular tem como finalidade teste o seu conhecimento, sabendo quem está de fato capacitado para ingressar na faculdade ou não.

Aqueles que não conseguem a vaga, é possível prestar o vestibular novamente, com um tempo mais de estudo e de preparação.

De que forma funciona o vestibular?

Qualquer estudante interessado pode prestar vestibular, mas claro que os requisitos variam de acordo com a instituição.

Na maioria das vezes, o estudante precisa pagar uma taxa de inscrição, então considere isso também, até porque o Enem também requer um pagamento.

Ressalte-se também de que as provas variam de acordo com o curso, então você fará essa opção quando se inscrever.

Outra escolha a ser tomada no ato da inscrição é na modalidade do curso, se telepresencial, se híbrido ou totalmente presencial.

Estamos falando isso porque algumas pessoas acham que após a provação é possível mudar o curso, mas não, você estará sendo aprovado para aquele curso em específico, embora nada te impeça de se transferir internamente ao longo do curso.

O vestibular tradicional é aquele em que os alunos estão em uma sala, na data e horário estabelecidos, com a sua avaliação impressa.

etapas de um vestibular
etapas de um vestibular

No caso do vestibular agendado, a instituição disponibilizará algumas opções de data com horário para que você escolha, então, no dia escolhido, você irá até a instituição realizar a avaliação.

E por fim, também tem o vestibular online, que cresceu devido, mas que nem todas as instituições ofertam.

Nesse caso, você poderá fazer o vestibular em sua própria casa, sem precisar ir até a faculdade.

Como o vestibular é dividido?

O vestibular comumente é dividido em dois dias de prova, sendo um com questões objetivas e o outro com questões subjetivas ou uma redação, porém você só vai para a segunda fase com a aprovação na primeira.

A instituição estipulará uma pontuação mínima a ser atingida, e a nota de corte também vai variar com vase no desempenho dos alunos.

O vestibular é totalmente ditado pela faculdade ou universidade, então isso requer um preparo prévio.

Algumas faculdades inclusive fazem o vestibular em apenas um dia, outras cobram apenas a redação e por aí vai.

Os resultados não costumam demorar, e aqueles selecionados na primeira chamada já podem preencher as vagas.

Quem não passou na primeira lista tem a esperança da lista de espera, então não há motivos para se preocupar.

Avatar de Maria Beatriz

Escrito por

Maria Beatriz

Maria Beatriz é formada em Jornalismo e letras. Segue produzindo pautas sobre tecnologia, finanças e Dinheiro.