Por que você não consegue um emprego?

Por que não encontro um trabalho? Neste artigo, abordaremos sobre os principais motivos que fazem com que as pessoas não consigam uma vaga de emprego. Também abordaremos possíveis soluções para o problema.

A Austin Rating, agência de classificação de risco, realizou um levantamento onde há previsão que o Brasil ocupe a 14ª posição no ranking de desemprego mundial, ano passado esteve em 22ª posição nesse ranking.

E segundo pesquisa do IBGE, 2020 encerrou-se com a taxa de desemprego a 13,5%. Sem dúvidas, a pandemia tem agravado a situação no país.

E exatamente por existir um grande número de pessoas em busca de uma vaga de emprego, é preciso ter o diferencial para se destacar em meio a tantos concorrentes.

Há muitas pessoas que reclamam que se candidatam a muitas vagas, mas não são chamadas.

Mas o que será que acontece? Este artigo tem por objetivo responder esta questão.

Pois por mais que faltem vagas a todos os brasileiros, algumas pessoas não conseguem uma vaga porque estão fazendo essa busca de forma errada.

porque nao arrumo emprego
porque nao arrumo emprego?

Principais erros x soluções na hora de procurar um trabalho

Erro 1: Currículo

O currículo é o início de tudo, pois é através dele que o recrutador terá interesse no perfil do candidato.

Os erros na criação do currículo são muito comuns. Os principais deles são:

  • Erros de português;
  • Informações incompletas ou insuficientes sobre suas experiências;
  • Sem ordem cronológica;
  • Sem objetivos;
  • Currículo engessado, ou seja, o mesmo para todas as vagas.

Solução

Por mais que bata aquela ansiedade para ser convidado a uma entrevista, o profissional não deve exagerar ou inventar informações no seu currículo com a esperança que isso ajudará.

Em algum momento da entrevista será descoberto. Além da vergonha e do mal estar causado, certamente o profissional estará queimado com aquela empresa e com o recrutador.

Principais dicas para elaborar um bom currículo:

  • Cuidado com os termos técnicos demais, lembre-se que o recrutamento é feito por profissional de RH;
  • Coloque as informações em ordem cronológica;
  • Descreva sua experiência profissional de forma que ao ler seu currículo o profissional entenda as tarefas realizadas;
  • Cuidado com os erros de português;
  • Adeque seu currículo a vaga desejada.

Erro 2: Sem networking

Por melhor que seja o currículo, é necessário se conectar a outros profissionais da área. A network se refere justamente a essa rede de relacionamentos.

Conectar se a profissionais que alcançaram objetivos parecidos trará oportunidades de adquirir mais conhecimento e de encontrar uma vaga interessante.

Solução

Use a tecnologia a favor. Encontre pessoas através de redes sociais, fóruns, lives e eventos.

Só tenha o cuidado de não misturar perfil pessoal com perfil profissional, pois é necessário manter uma postura mais profissional.

Em alguns casos, principalmente aqueles profissionais que não se encontram em nenhuma área ou que desejam trocar de área, a ajuda de um profissional de carreira pode ser uma dica interessante.

Esse profissional deixará o caminho mais fácil com certeza.

Erro 2: Vagas x Perfil

Em tempos de crises, muitos profissionais se candidatam a qualquer tipo de vaga, porém o currículo só será aceito se o profissional tiver o perfil da vaga.

Se um profissional é formado em Engenharia química e quiser se candidatar a vaga de auxiliar administrativo, certamente não será chamado para entrevista.

Por mais que seja qualificado, esse profissional não tem o perfil da vaga.

Solução

Ao se candidatar para uma vaga, analise se ela está de acordo com seu perfil. Mesmo que não seja o seu cargo, esta vaga deve ter relação com a sua área de formação e experiência.

Sempre que for se candidatar a uma vaga, preencha o campo “objetivos” de seu currículo de acordo com a vaga desejada.

Se o seu objetivo é ser Engenheiro químico, não há como o recrutador te convocar para uma entrevista de emprego para vaga de auxiliar administrativo.

Mantenha seu currículo sempre atualizado, adeque seus objetivos e inicie seu networking. Em breve, suas chances de convocação serão maiores.

Conclusão

Mesmo diante da crise, algumas empresas ainda contratam.

Mas para conseguir uma vaga são necessários preencher o currículo e tomar esses cuidados que abordamos durante todo o texto.

Também percebemos que muitos profissionais desistem de procurar um emprego e montam um escritório em casa. Mas o importante é que o trabalhador não desista de seus objetivos e busque a melhor alternativa possível.

Deixe um comentário