Por que adaptar o seu CV para cada vaga de emprego?

Quando você está em busca de trabalho, o primeiro passo é montar um currículo perfeito e se candidatar ao máximo de oportunidades que surgirem em suas pesquisas.

Sim, esse é o caminho. Mas se a ideia é encurtar a distância entre você e o cargo de seus sonhos, a dica é adaptar o seu CV para se candidatar a cada vaga de emprego.

Mais do que escolher a melhor opção entre os modelos de currículo online, é importante criar uma base que seja fácil de personalizar de acordo com cada oportunidade.

Esse é um truque simples que ajuda a colocar o seu CV à frente de grande parte da concorrência. Veja agora como fazer essa personalização do jeito mais impactante (e prático) possível.

adaptar o seu CV
Adaptar o seu CV – Foto de Moose Photos no Pexels

Por que um currículo personalizado é bom?

Um currículo personalizado é bom para os recrutadores, analistas de RH e gestores responsáveis por contratações porque demonstra que uma candidata ou um candidato entende o que a empresa está buscando e possui as qualificações desejáveis para o cargo em aberto.

Isso pode parecer simples, mas basta imaginar-se no lugar desses avaliadores para entender como é um alívio ter em mãos um currículo nas expectativas.

Ainda que muitos recrutadores levem poucos segundos para fazer uma varredura visual em cada CV, é bem mais fácil eles se interessarem em checar as informações de um documento focado no que eles estão buscando.

É aí que a personalização começa a contar pontos para você! Afinal, apresentar um CV adaptado à vaga de emprego transmite credibilidade e empenho de sua parte.

Como adaptar o seu CV para cada vaga de emprego?

Agora que você já sabe por que é importante adaptar o seu CV para se candidatar a cada vaga de emprego, aproveite nossas dicas de personalização de currículo e turbine as suas chances de convocação para entrevistas em 3 simples passos:

1. Use um modelo de currículo pronto para editar

Usar um modelo CV editável faz toda a diferença, já que você não vai ter que começar do zero para personalizar o currículo para cada candidatura.

Escolha um modelo com layout profissional e procure dar destaque aos seus pontos fortes.

Digamos que você tenha pouca experiência de trabalho na área desejada, mas acabou de se formar em uma faculdade de prestígio.

Nesse caso, vale a pena incluir uma frase sobre a sua graduação recente no objetivo do currículo e colocar a seção de Formação Acadêmica antes da seção Experiência Profissional. Assim, você vai ter uma boa base para as suas candidaturas.

2. Mencione o nome da vaga desejada e da respectiva empresa no CV

Mencionar o nome da vaga desejada logo no topo do currículo, na seção Objetivo, é muito útil para os recrutadores — que avaliam muitos documentos por dia para diferentes processos seletivos, profissional.

É mais ou menos como acontece quando chega uma mensagem para você e fica fácil identificar do que se trata.

Já incluir o nome da empresa mostra o quanto você acredita que pode se encaixar quadro de funcionários e desempenhar sua função junto à equipe.

Por exemplo, você pode usar uma frase simples como “desejo fazer parte da equipe de logística da Transportes Souza” ou algo como “pretendo colocar em prática os conhecimentos adquiridos em minha graduação em Tecnologia da Informação estagiando no setor de TI da DigiTech” em vez de frases feitas como “busco novos desafios profissionais” ou “procuro colocação na área”.

3. Inclua as melhores palavras-chave no seu currículo

É essencial colocar palavras-chave no CV para gerar interesse na leitura de suas informações. Isso pode ser feito ao montar um currículo básico (com termos que fazem parte do linguajar usado na profissão ou carreira que você almeja seguir) e na hora da personalização.

Uma pessoa que vai se candidatar a vagas para técnicos de enfermagem, por exemplo, pode usar palavras como assistência, esterilização, protocolos sanitários, primeiros-socorros, etc. Nas seções sobre Habilidades ou Experiência Profissional.

Para dar um passo além na personalização do currículo, você deve identificar algumas palavras-chave no anúncio da oportunidade e incluí-las versões que você editar quando for adaptar o seu CV para cada vaga de emprego.

Deixe um comentário