Operadoras de turismo, Guia turístico, Agências de viagem, Companhias aéreas, será que você conhece todas as oportunidades oferecidas pelo mercado de turismo?

Pois é, se respondeu sim, você errou, pois as oportunidades são infinitas, e estão sempre surgindo novas, em vários setores ligados ao turismo.

E até mesmo, em função da pandemia, esse mercado, assim como os demais, teve que se reinventar.

Por isso, se está em dúvida se segue, ou não, carreira dentro do setor de turismo, não deixe de ler esse artigo, e entenda melhor como funciona e quais as expectativas para o mercado de trabalho nesse ramo.

Embora o mundo inteiro esteja atravessando um momento difícil e o distanciamento social, realidade de muitos países ainda, tenha obrigado o setor de turismo a se reinventar, as possibilidades ainda são muitas e bem promissoras nesse mercado.

turismo na pandemia
turismo na pandemia

É preciso acreditar que o Brasil tem um grande potencial nesse setor, o problema é que ainda não está sendo totalmente explorado.

Segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), foi cerca de R$ 290 bilhões o rombo sofrido pelo setor de Turismo causado pela pandemia da covid-19.

Concentrando mais da metade desse prejuízo entre os Estados de São Paulo e Rio de Janeiro.

Porém, as perspectivas são boas e já demonstram um crescimento significativo no setor, com a migração das viagens para destinos internos, o chamado turismo doméstico. Conheça mais sobre o mercado de trabalho no setor de turismo.

Mercado de Turismo na pandemia

Felizmente, após ter sofrido enormemente com a pandemia, o turismo nacional começa a dar sinais de recuperação, abrindo espaço para novas oportunidades de negócios e carreira.

Quem trabalha, ou pretende entrar para o mercado de turismo, precisa estar bem atento às transformações, até porque, mesmo no auge da pandemia o turismo não deixou de existir completamente, e quem soube enxergar oportunidades não ficou para trás.

Embora viajar para fora não fosse mais possível, ainda existiam opções de destinos para quem quisesse se refugiar longe dessa realidade, aumentando a procura por destinos como Fernando de Noronha, Gramado, São Roque, Campos do Jordão, Penedo, entre outros.

E mais, com o home Office, não faltaram solteiros e casais sem filhos aproveitando a modalidade para se manter viajando o tempo todo.

No mais… a hora é de apostar no turismo doméstico, no aluguel de hospedagem, procurando surpreender o turista.

Outra dica, por exemplo, é procurar se unir a pequenos empresários da região, fazendo parcerias com restaurantes, oferecendo desconto para o hóspede, ou então colocar um guia turístico à disposição.

Mas, claro, sem deixar de seguir as regras de segurança, pois os turistas estão de olho.

Como se preparar para trabalhar com Turismo

Já sabemos que as oportunidades são muitas e, quem quiser entrar para esse competitivo mercado, deve procurar se preparar, nesse sentido, os cursos online são a melhor opção.

Procurar se capacitar através das muitas opções de cursos online, alguns até gratuitos, vai fazer toda a diferença para conseguir uma melhor colocação na área de Turismo.

E vale apostar em cursos online de línguas, como inglês ou espanhol, ou libras, que vão ajudar muito a conseguir uma melhor colocação, entre outros.

Quer conhecer algumas opções de cursos online para se preparar para trabalhar com Turismo? Confira!

Guia de turismo regional

O curso aborda os principais assuntos de iniciação para a capacitação do exercício das atividades de guia turístico regional.

Com temas como ética, relacionamento, etiqueta, introdução ao turismo, comunicação escrita e oral e informática instrumental são abordados neste Curso, além de técnicas e práticas de guia turístico, inglês instrumental, cultura popular, princípios de ecologia entre outros.

guia de turismo na pandemia
guia de turismo na pandemia

Instrutor de ecoturismo

O curso visa a reflexão sobre a educação ambiental no ecoturismo brasileiro, bem como apontamentos e recomendações, dentro do contexto do ecoturismo, as perspectivas geográficas do ecoturismo, o planejamento e manejo de trilhas e a relação entre as modalidades de turismo ecológico.

Gestão de turismo

O curso prepara o aluno para atuar, por exemplo, no setor de reservas de companhias aéreas e de agências de viagens, eventos e turismo receptivo.

Organização e planejamento para o turismo receptivo

O Curso aborda o Turismo Receptivo com ênfase nos métodos e técnicas de organização e planejamento, assim como, nas relações institucionais, roteirização, marketing e comunicação.

Cursos de línguas

Sempre vale a pena investir em cursos de línguas, aprender novos idiomas, e quem escolhe seguir carreira no Turismo deve ter em mente que quanto mais idiomas você dominar, mais chances de trabalho nessa área terá, e vale apostar em Libras também!

E é isso, a dica é não ficar parado, procurar usar o tempo livre para investir em conhecimento, nesse sentido, os cursos online gratuitos podem ser de ótima ajuda, contribuindo não só para enriquecer o currículo, como também, para se capacitar, reciclar e aprimorar o conhecimento.

Uma sugestão gratuita são os cursos de turismo da plataforma Cursos Rápidos Grátis, por lá você pode se capacitar na área de turismo ou em centenas de outros cursos oferecidos.

Avatar de Maria Beatriz

Escrito por

Maria Beatriz

Maria Beatriz é formada em Jornalismo e letras. Segue produzindo pautas sobre tecnologia, finanças e Dinheiro.