Google Acdêmico, tudo que você precisa saber sobre essa plataforma de material de estudo.

Há algum tempo atrás, quando era necessária a realização de pesquisas acadêmicas, os indivíduos deveriam buscar em enciclopédias, em livros, em jornais, em artigos e em diversos outros tipos de textos impressos, os quais estavam presentes nas famosas bibliotecas físicas.

Nesse sentido, procurar determinadas informações úteis e interessantes para certa pesquisa, entre a infinidade de textos presentes nesses locais, não era tarefa muito fácil, muito menos rápida.

No entanto, com o advento das tecnologias, da Internet e com o surgimento do Google, encontrar dados e informações necessárias para pesquisas acadêmicas tornou-se muito mais rápido, prático e fácil.

Diante disso, o Google Acadêmico surgiu como um espaço digital e/ou virtual específico para facilitar a vida dos universitários, mestrandos e doutorandos.

Basta, para isso, um clique e inúmeros textos informativos, em ordem de relevância, aparecem!

A seguir, com a finalidade de elucidar essa ferramenta, serão pontuadas algumas dicas de como usar o Google Acadêmico. Continue a leitura para conferir!

Google Scholar
Google Scholar

COMO USAR O GOOGLE ACADÊMICO?

O Google Acadêmico faz a reunião de diversos artigos científicos, teses de mestrandos e doutorandos, livros, resumos, entre outros, em um só lugar, oferecendo a facilidade de encontrar informações dos mais variados temas possíveis.

Aprenda agora como acessar e como usar o Google Acadêmico, confira abaixo.

Entretanto, apesar das vantagens, como:

  • Diversas fontes disponíveis gratuitamente;
  • Integração com bibliotecas universitárias;
  • Acompanhamento de citações do seu trabalho;
  • Recomendações de textos de acordo com a sua busca;
  • Personalização dos trabalhos já consultados para consultas posteriores.

Existem, também, algumas desvantagens, como:

  • Acesso limitado, haja vista que mesmo a fonte sendo indicada, existem alguns textos que cobram uma taxa para serem lidos na íntegra;
  • Omissão de certas fontes de extrema relevância, devido ao sistema de indexação do Google;
  • Falta de resultados para algumas áreas.

Portanto, é necessário filtrar bem a pesquisa para garantir que você encontre aquilo que realmente deseja e que vá contribuir, de fato, com o seu conhecimento.

Para isso, segue algumas dicas!

1.       CLASSIFIQUE OS RESULTADOS

O espaço de busca é semelhante ao que, usualmente, estamos acostumados a pesquisar. Bem como no Google convencional, basta digitar o que deseja, ainda sendo possível filtrar os resultados.

Então, você pode escolher o idioma o qual os resultados da pesquisam devem aparecer (exemplo: somente português), a data e a ordem de relevância.

2.      BUSCA AVANÇADA

Você pode selecionar as palavras chaves as quais te interessam a quantidade mínima de palavras, os locais de publicação, o período de publicação, a autoria, pode digitar uma frase exata, pode excluir palavras para que elas não apareçam nessa busca, entre outros.

Você pode selecionar “alerta”, podendo criar um alerta para que, casos apareça novos artigos relacionados ao seu interesse, você seja notificado.

Existe a opção das “métricas”, as quais te mostram os resultados mais acessados e as tendências nessa área, etc.

3.      MINHA BIBLIOTECA

O Google Acadêmico oferece uma ferramenta muito útil, chamada de “minha biblioteca”, a qual reúne as suas publicações e salva os resultados de algumas de suas buscas.

Com essa função, você pode importar artigos e trabalhos prontos os quais você foi citado também.

Você pode salvar artigos para ler em outro momento. Você pode gerenciar marcadores de interesse, entre outros.

CONCLUSÃO

O Google Acadêmico surgiu como um facilitador no que diz respeito à acessibilidade de conhecimentos.

Com essa ferramenta, os universitários, os doutorandos, os mestrando ou, somente, indivíduos que possuam curiosidade acerca de um assunto, podem obter informações de pesquisas, de opiniões, de artigos, de livros e de diversos outros textos.

Para facilitar suas buscas, existem diversas ferramentas que possibilitam uma espécie de filtração de informações.

Portanto, se você está precisando de realizar consultas acadêmicas, o Google Acadêmico e suas diversas funções pode te ajudar nisso!

Avatar de Maria Beatriz

Escrito por

Maria Beatriz

Maria Beatriz é formada em Jornalismo e letras. Segue produzindo pautas sobre tecnologia, finanças e Dinheiro.