Sabemos que o Senai é uma das principais instituições de ensino do Brasil e do mundo, formando a cada ano milhares de novos profissionais, sendo que muitos deles são capacitados para o segmento de eletromecânica. Como este curso funciona? Qual é a duração das aulas e quem pode participar? É disso que falaremos.

Hoje em dia estão surgindo novas profissões e algumas que antes eram valorizadas vão perdendo espaço. A eletromecânica é uma área ampla, que pode ser ideal para os anseios de você que é jovem e está buscando por uma alternativa que possa lhe qualificar para o mercado de trabalho.

Conheça a história do Senai

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, popularmente conhecido pela sigla Senai, é uma das cinco maiores entidades de cursos profissionalizantes do mundo, sendo o líder em toda a América Latina. Todos os anos são abertas diversas turmas, voltadas para 28 áreas da indústria brasileira. Podemos cravar que o Senai é fundamental para as grandes empresas.

A instituição conta com um grande leque de cursos, com uma metodologia de ensino qualificada, desenvolvida ao longo de sete décadas de história, sendo que um deles é o de eletromecânica. Para saber mais informações sobre a história desta entidade tão importante para a formação profissional de jovens brasileiros, acesse aqui.

Como é o mercado de trabalho para os eletromecânicos?

O curso técnico em eletromecânica forma profissionais técnicos, uma profissão que está em alta nas empresas, principalmente aquelas focadas em energia renovável. Também podem atuar no segmento de telecomunicações e empresas de produção, transmissão e distribuição de energia elétrica. O campo no qual podem trabalhar é vasto.

Entre as empresas que buscam por profissionais capacitados em eletromecânicas estão indústrias da iniciativa privada, do setor público ou podem atuarem como profissionais autônomos, realizando serviços de manutenção para empresas de diferentes segmentos. A qualificação em sala de aula permitirá a lida com qualquer tipo de máquina ou equipamento.

Qual é a duração do curso?

A duração do curso técnico em eletromecânica varia conforme o estado em que você frequentará as aulas. Em Santa Catarina, por exemplo, é de 1.440 horas, enquanto na Bahia um estudante pode se formar com 1.200 horas de estudos. Neste período, aprenderá sobre os mais diversos segmentos da profissão, saindo realmente qualificado para o mercado de trabalho.

Como é o curso de eletromecânica?

O curso é dividido em quatro partes, para que os jovens saiam com uma formação completa, capazes de atenderem todas as necessidades e oportunidades que aparecerem na área em que estarão formados. Tudo começa com a introdução, onde aprendem os fundamentos da formação para qual estão buscando a capacitação.

Depois disso, será a vez do módulo específico 1, onde os alunos aprendem sobre a montagem de sistemas mecânicos, a organização da produção mecânica, a montagem de sistemas elétricos e também a fabricação mecânica aplica à manutenção e à montagem. É a parte que aprenderá a fazer instalações elétricas, algo fundamental na carreira.

Em seguida, será o momento do módulo específico 2, que oferecerá manutenção elétrica de máquinas e equipamentos, o planejamento e controle da manutenção, a manutenção mecânica de máquinas e equipamentos. Nesta etapa dos estudos, o jovem aprenderá uma qualificação profissional técnica, com o desenvolvimento de conhecimentos em programação e manutenção.

E para fechar os estudos, o módulo específico 3, conta com projetos de inovação em eletromecânica, metodologia de projetos, manutenção de sistemas automatizados e controladores lógicos programáveis.

Qual é o objetivo do curso?

O curso de eletromecânica tem como objetivo apoiar a gestão da montagem e a manutenção de diferentes sistemas mecânicas, elétricos ou automatizados. O técnico poderá atuar no desenvolvimento de novos itens que façam parte destes equipamentos, sempre seguindo normas e padrões técnicos.

Quem pode fazer o curso de eletromecânica?

Essa questão pode variar de um estado para outro. Na maioria dos casos, é exigido que o interessado esteja cursando ou já tenha concluído o ensino médio, em outras palavras, precisa ter concluído o ensino fundamental para poder participar do curso do Senai de eletromecânica.

Como se inscrever no curso de eletromecânica?

Para fazer a inscrição no curso técnico em eletromecânica, acesse o site do Mundo Senai e encontre uma vaga próxima da sua casa. Para isso, não esqueça de autorizar a geolocalização.

Dependendo do seu estado, as aulas podem ser um pouco diferentes das características apresentadas aqui, mas a essência é a mesma, um curso focado no aprendizado da eletromecânica. Turmas podem ser abertas em diferentes período do ano, então fique atento.

Avatar de Maria Beatriz

Escrito por

Maria Beatriz

Maria Beatriz é formada em Jornalismo e letras. Segue produzindo pautas sobre tecnologia, finanças e Dinheiro.