Se você está interessado em fazer curso de ourives grátis no Senai ou SENAC, então fique atento às informações que vamos dar.

Para quem não sabe ourives é aquele profissional que pratica a arte de fabricar joias, transformando metais preciosos como ouro e prata em joias sem perder a qualidade do metal.

Atualmente esses profissionais atuam em estabelecimentos como joalheria que realizam a lapidação de pedras preciosas e semipreciosas, o ourives também pode atuar lapidando pedras para a confecção de acessórios de roupas.

Eles também fazem gravações em metais, como em alianças, pingentes entre outros.

Esses profissionais moldam metais como ouro, prata, cobre e estanho para fabricar joias, bijuterias, utensílios e outros objetos artesanais. Para atuar nessa área é necessário saber utilizar os equipamentos de fundição e cozimento, já os moldes são feitos em cera, dando forma às peças. Por isso é necessário fazer um curso de qualidade.

O Senai – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, é uma das melhores instituições de ensino do país e oferece um dos melhores cursos para ourives, com aulas teóricas e práticas.

Afinal não basta somente saber utilizar os equipamentos, como o trabalho do ourives é semelhante ao de um escultor, ele deve ter criatividade, habilidade manual e acuidade visual, pois é preciso ter muita precisão durante a produção das peças, assim como concentração e atenção, devendo estar atento aos mínimos detalhes.

Curso de Ouríveis

Se você quiser fazer um curso nessa área no Senai, entre os pré-requisitos estão a conclusão do ensino fundamental pelo menos, no entanto as empresas estão cada vez mais exigentes, procurando profissionais com o ensino médio completo.

Para se tornar um ourives é necessário fazer um curso de qualificação profissional, o qual tem carga horário de 400 horas/aula.

Já para profissionais que já trabalham na área como os fundidores, trefiladores e gravadores, e também laminadores de metais preciosos à mão também é necessário fazer um curso básico de qualificação profissional, mas com carga horário menor de 200 horas/hora.

Durante as aulas o aluno aprende diferentes técnicas de lapidação de pedras preciosas, técnicas de design de joias, cravação e montagem de bijuterias, o que envolve técnicas de martelagem, modelagem, soldagem e refinamento.

Além do curso básico de ourives, o Senai oferece outros cursos também nessa área como gemologia e joalheria, onde o aluno se aperfeiçoará no trabalho de lapidação de gemas, design de joias, entre outros.

O curso de ourives – modelagem, para aqueles que desejam ser ourives modelista, e o curso de joalheria que oferece conhecimentos voltados para quem quer se tornar um joalheiro.

Se você se interessou e quer saber mais, acesse o site oficial do Senai na página lá você poderá encontrar cursos voltados para essa área em todo o Brasil.

Avatar de Maria Beatriz

Escrito por

Maria Beatriz

Maria Beatriz é formada em Jornalismo e letras. Segue produzindo pautas sobre tecnologia, finanças e Dinheiro.