Independente se você está fazendo um curso superior ou um curso técnico, já deve saber que o primeiro emprego é extremamente importante e pode abrir muitas portas e gerar oportunidades, certo?

Porém, devido a falta de experiência, muitas pessoas costumam ficar com dúvidas no momento de produzir um currículo para o primeiro emprego, e acabam perdendo uma vaga por não saberem como se apresentar corretamente e quais habilidades destacar em um currículo.

Pensando em te ajudar a se inserir no mercado de trabalho, selecionamos algumas dicas que podem te ajudar a fazer um bom currículo para o primeiro emprego. Continue lendo para saber tudo!

Como fazer um currículo para o primeiro emprego?

Como se trata do primeiro emprego, os candidatos não possuem nenhuma experiência profissional, e esse é o maior desafio na hora de construir um currículo. Porém, mesmo com a falta de experiências em empregos anteriores, é possível fazer um currículo com informações que podem garantir a sua vaga na empresa que você está se candidatando. Explicamos tudo a seguir!

Nada de enrolação!

Você já imaginou quantos currículos um examinador recebe por dia? Imagina se todos eles tiverem três, quatro páginas? Fica quase impossível ler todos eles, não é mesmo? Por esse motivo, essa é uma regra que vale para todos os currículos, independente da sua área de atuação: Seja breve e objetivo!

O ideal é que o currículo tenha no máximo duas páginas, e que nelas você consiga resumir todas as suas experiências profissionais, escolares e outras atividades que você já tenha realizado.

Atenção aos erros gramaticais e de digitação

O seu currículo é a sua carta de apresentação, e essa pode ser a única referência que a empresa ou o RH dela possui de você. Por isso, o seu currículo precisa estar impecável, e os erros gramaticais são um dos pontos que mais eliminam os candidatos.

Outra dica é sempre pedir para uma outra pessoa – pode ser um amigo, a sua namorada, ou até mesmo a sua mãe – para fazer uma revisão no currículo, já que alguns erros podem passar despercebidos.

Destaque atividades como trabalho voluntário e intercâmbios

Como você não possui experiência profissional, no caso dos currículos para o primeiro emprego é mais interessante que você dê destaque para outras atividades que você já tenha realizado. Você já foi voluntário em alguma ONG, por exemplo? Coloque isso no seu currículo! Ajuda um lar de idosos? Vale falar das suas experiências!

Além disso, os intercâmbios a as experiências fora do país são de grande valor para o seu currículo! Não se esqueça de mencioná-las!

Jamais coloque informações falsas

É muito comum que pessoas que não possuem experiência profissional inventem informações, pensando que assim vão conseguir conquistar a vaga que estão se candidatando. Porém, esse é um dos maiores erros que um candidato pode cometer.

Por exemplo, se você não sabe usar um programa de computador, e coloca no seu currículo que sabe, isso pode ser desmascarado com apenas algumas semanas de trabalho, o que pode gerar um grande constrangimento e até mesmo a sua demissão. Agora que você já sabe como fazer um currículo para o primeiro emprego, é só colocar a mão na massa e boa sorte!

Avatar de Maria Beatriz

Escrito por

Maria Beatriz

Maria Beatriz é formada em Jornalismo e letras. Segue produzindo pautas sobre tecnologia, finanças e Dinheiro.