Como Fazer Currículo Lattes CNPq? Antes de saber como fazer currículo na plataforma Lattes é interessante você conhecer um pouco sobre o nome dado à instituição.

Césare Mansueto Giulio Lattes (1924 – 2005) foi um cientista brasileiro e descobriu junto a outros cientistas a partícula atômica méson PI, foi estudante de física e matemática na USP.

Trabalhou na Inglaterra e na Universidade de Bristol e participou da fundação do centro brasileiro de pesquisas físicas no Rio de Janeiro, o seu nome foi dado a instituição (Plataforma Lattes CNPQ) em homenagem a sua pessoa e as excelentes contribuições na área de pesquisas no Brasil e exterior.

Físico brasileiro César Lattes
Físico brasileiro César Lattes

Cesar Lattes nasceu em Curitiba, estado do Paraná e era filho de imigrantes italianos, mudou-se para São Paulo e estudou no Colégio Dante Alighieri, Escola Politécnica, USP e foi um dos fundadores do centro de pesquisas físicas no Rio de Janeiro.

A história do cientista confunde-se com a história do cientista confunde-se com a história da ciência no Brasil e no mundo e por este motivo o seu nome foi dado à plataforma Lattes CNPQ.

Como Fazer Currículo lattes CNPq?

Como fazer Currículo Lattes CNPq? Sempre existiu a preocupação para com os registros de Currículos Prontos de pesquisadores brasileiros entre os responsáveis pelo CNPQ (Conselho Nacional de Pesquisa) e como fazer Currículo na plataforma Lattes CNPQ é muito fácil, basta acessar http://lattes.cnpq.br e seguir as opções abaixo:

  1. Procure a opção cadastrar novo Currículo a direita da página.
  2. Leia com atenção o termo de adesão e compromisso do sistema Lattes.
  3. Na próxima página (cadastrar-se no Currículo Lattes) crie o seu login (nacionalidade, email e senha).
  4. Na aba “informação pessoal” você deve preencher os seus dados pessoais como nome, data de nascimento, país, documentos, etc.
  5. Em seguida preencher as informações sobre endereço e contato.
  6. O próximo passo é informar sobre a sua informação acadêmica concluída e/ou em andamento.
  7. O próximo passo é informar sobre a sua atuação profissional do momento, caso não tenha nenhuma especifique também.
  8. Agora você deve preencher as informações relativas a sua área de atuação e habilidades lingüistas.

O cadastro de Mestres e Doutores na plataforma Lattes é hoje a melhor maneira de encontrar profissionais qualificados na área de ensino e os profissionais do ensino podem realizar pesquisas de Currículos por região, Currículos por instituição e Currículos por sexo e idade.

A plataforma mostra através de gráficos a quantidade de profissionais que existe em cada região do Brasil e também mostra os modelos de currículos prontos por instituição, por sexo e por idade.

currículo lattes cnpq
currículo lattes cnpq

Como fazer Currículo Lattes Documentado?

Hoje a internet é o melhor local para reunir informações sobre estes profissionais muito requisitados nas instituições de ensino porque vivemos em uma sociedade que está cada vez mais exigente quanto ao nível do ensino nas instituições, sejam elas públicas ou privadas.

A plataforma Lattes existe para avaliar os melhores Mestres e Doutores que possam passar a esta nova geração que está ficando, a cada dia, com mais conhecimento acumulado e sem saber como colocar em prática tudo o que absorve na internet e em outros meios de comunicação existentes na sociedade do século XXI.

Independente do nível escolar a responsabilidade de um professor tornou-se muito maior, os alunos vão para a escola já com diversas informações “prontas” para serem debatidas em sala de aula.

E exigem do professor o conhecimento necessário para que, no mínimo, possam tirar as dúvidas que acompanham os alunos.

Se sabe que passar conhecimentos nos dias de hoje não é uma tarefa fácil e é por isso que ao preparar um Mestre ou Doutor é muito importante, independente do curso que seja feito, cuidar da parte social do ensino.

Ou seja, entender como os alunos pós internet interpretam o conhecimento atual e o que esperam dos professores, Mestres e Doutores.

Avatar de Maria Beatriz

Escrito por

Maria Beatriz

Maria Beatriz é formada em Jornalismo e letras. Segue produzindo pautas sobre tecnologia, finanças e Dinheiro.