Se você pensa em trabalhar com a confeitaria saudável, talvez esse seja o melhor momento para iniciar o seu novo negócio.

Principalmente durante a quarentena, identificamos uma busca cada vez maior pela alimentação saudável. E é claro que a confeitaria não ficou de fora dessa equação!

Apesar de muitas pessoas acreditarem que não é possível unir a confeitaria e a busca por uma alimentação mais leve e até mesmo orgânica, tenha em mente que isso é um erro.

Afinal, o encontro entre esses dois universos gerou diferentes tipos de negócios e conquistou os clientes apaixonados por bolos, salgados, tortas e muito mais.

Curso Confeitaria Saudável
Curso Confeitaria Saudável

Ao longo desse artigo, vamos falar um pouquinho mais sobre o cenário atual da confeitaria saudável e como você pode criar o seu próprio negócio.

Então, não deixe de ler até o final para se tornar especialista no assunto.

O que é confeitaria saudável?

Antes de mais nada, precisamos entender exatamente o que é esse conceito.

Inicialmente, a busca por opções mais saudáveis para os bolos, cupcakes e até mesmo salgados foi identificada por pessoas com algum tipo de restrição alimentar, como a intolerância ao glúten ou a lactose.

Para não se privarem dos alimentos deliciosos, essas pessoas começaram a buscar substitutos para os ingredientes.

Então, a onda crescente de adeptos do vegetarianismo e veganismo também aumentou a necessidade de criar receitas com alguns alimentos que nem sempre são considerados saudáveis, como o leite e os ovos, ambos de origem animal.

Aos poucos, o mundo da confeitaria saudável começou a ser moldado. O leite de vaca foi substituído pelo leite de coco.

Os açúcares tradicionais foram substituídos pelo demerara ou mascavo, opções mais saudáveis e fit.

Os chocolates deixaram de ter leite em sua composição. Além disso, os conservantes e aromatizantes artificiais foram abandonados de vez nesse segmento.

Hoje em dia, é muito fácil encontrar receitas deliciosas e que são opções muito mais saudáveis em comparação ao que estávamos acostumados, e também já é possível encontrar curso de confeitaria com essa abordagem.

Então, quem busca unir a promoção de um estilo de vida mais saudável ao amor pela gastronomia encontrou uma ótima fonte de renda nesse segmento.

Como na quarentena as pessoas começaram a seguir esses estilos de vida fitness, leves e saudáveis, esse é o momento certo para quem quer construir um novo negócio. Porém, como você pode fazer isso?

Use variações de ingredientes

Conforme já mencionamos acima, uma das grandes premissas da confeitaria saudável é a substituição de ingredientes.

No lugar do óleo tradicional, gorduroso e prejudicial ao organismo, você pode utilizar o óleo de coco.

Agora, que tal trocar a farinha de trigo, conhecida pelos altos índices de carboidrato, pela farinha de grão de bico na receita de tortas, quiches e suflês?

Mais fácil ainda: que tal substituir o sal comum pelo sal rosa?

Todas essas pequenas trocas já fazem com que as receitas fiquem muito saborosas e, o melhor de tudo, muito mais saudáveis para o nosso corpo!

ingredientes diversos
ingredientes diversos

Considere o investimento inicial

Ao pensar em qualquer tipo de negócio, precisamos entender que existe um investimento. Nesse caso, você pode não precisar de um espaço alugado, por exemplo, e utilizar a cozinha de sua própria casa para começar.

Porém, você ainda vai precisar dos insumos e de um sistema de delivery, que pode incluir o profissional de entregas.

Existem ainda as embalagens e a promoção nas redes sociais (vamos falar mais sobre isso em seguida). O aumento na conta de luz e água do seu lar também pode entrar nessa conta.

Nesta etapa, o importante é que você considere tudo o que precisa para começar e chegue ao valor. Considerar esse valor inicial é o primeiro passo para um negócio de sucesso.

Abuse das redes sociais

Não há dúvidas de que plataformas como o Instagram e o Facebook são as melhores amigas de quem quer trabalhar com confeitaria saudável.

Afinal, grande parte do público alvo que pode movimentar o seu negócio está presente nas redes sociais.

confeitaria saudavel curso

Postar fotos das suas preparações, dicas para um estilo de vida mais saudável e até mesmo o cardápio completo, com valores, pode atrair muitas pessoas para comprar os seus quitutes.

Não deixe também de contar com os anúncios para potencializar ainda mais o alcance da sua página.

E aí, o que você acha sobre essa nova onda da confeitaria saudável e como você pensa em montar o seu negócio? Deixe sua opinião no espaço de comentários abaixo.

Avatar de Maria Beatriz

Escrito por

Maria Beatriz

Maria Beatriz é formada em Jornalismo e letras. Segue produzindo pautas sobre tecnologia, finanças e Dinheiro.