Uma das questões mais interessantes sobre como trabalhar nas eleições é que a maioria, na verdade, não escolhe.

Grande parte do efetivo de mesários e similares é convocada.

Entretanto, devido a grande quantidade de vantagens que você tem ao trabalhar nas eleições, existe uma crescente de pessoas interessadas em ser mesário e similares.

Vamos falar mais sobre como trabalhar nas eleições, quais são as vantagens que você terá e quais são os procedimentos para se colocar à disposição da justiça federal e trabalhar nas eleições.

Como trabalhar nas eleições
Como trabalhar nas eleições

O que é necessário para trabalhar nas eleições?

Antes de tudo, é necessário estar em dia com a justiça federal, além de precisar fazer um cadastro no TSE para que ele seja analisado e então seja possível cadastrá-lo para trabalhar nas eleições.

Não podem trabalhar nas eleições candidatos, parentes até segundo grau dos mesmos (mesmo que por afinidade) nem seus cônjuges.

Além disso, também são proibidos de trabalhar os líderes de diretórios e similares, desde que cumpram funções administrativas, policiais, pessoas de confiança do executivo ou ainda eleitores menores de 18 anos.

Uma das maiores vantagens de trabalhar nas eleições é que todo o treinamento é dado online, ou seja, você não perde tempo tendo de ir até aulas presenciais para saber exatamente como se portar durante a eleição.

Trabalhar nas eleições é uma excelente forma de aumentar a sua participação no processo político do país, ajudar a manter a democracia e ainda acompanhar o processo das urnas mais de perto.

Para perceber o quanto ele é preciso e secreto, além de entender como as urnas são trazidas e levadas, além de outras questões de muito interesse sobre o processo democrático, em geral.

Vantagens de trabalhar nas eleições

Trabalhar nas eleições, além de recompensador como ser parte ativa do processo democrático e estar fazendo a sua parte para fiscalizar uma eleição justa e sem deturpações da vontade do povo, ainda oferece uma série de vantagens para você, que poderá usufruí-las assim que elas se fizerem necessárias:

Folgas no seu trabalho

Para cada dia trabalhado nas eleições, você ganha dois dias de folga remunerados no seu emprego. É interessante avisar seu chefe, mas também é indispensável fazer cumprir seu direito.

Horas complementares em cursos superiores

Todos os dias trabalhados na eleição contam como horas complementares em qualquer curso superior, que tenham convênio com o TRE.

Essas horas complementares podem se tornar um problema em um semestre cheio de atividades, então aproveite para trabalhar na eleição.

Critério de desempate para concursos públicos

Mesários das eleições recebem a vantagem de, no caso de empate entre ele e outra pessoa no concurso público ele têm a primazia na vaga.

Ou seja, se você está interessado na carreira pública, uma forma inteligente de ser ajudado a buscar sua vaga é trabalhar nas eleições.

Como você pode ver, a quantidade de vantagens é bem grande, mas para as eleições 2016 já não é mais possível se candidatar para trabalhar na eleição.

As vagas são geralmente preenchidas Até fevereiro ou março. Em ano de eleição, procure seu cartório eleitoral nesta época e descubra mais detalhes de como trabalhar nas eleições!

Avatar de Maria Beatriz

Escrito por

Maria Beatriz

Maria Beatriz é formada em Jornalismo e letras. Segue produzindo pautas sobre tecnologia, finanças e Dinheiro.