Cartão Reforma do Governo Federal quem tem direito?

Quando anunciado a público o programa cartão reforma do Governo Federal muito começou a se teorizar sobre seu surgimento e a quem contemplaria. Seria um complemento de outro programa social, voltado apenas àqueles que já estão cadastrados? Apenas uma mudança de nome de outro benefício já existente? Afinal o que é o Cartão Reforma?

Provavelmente você já ouviu falar no cartão reforma, mas talvez não saiba a quem ele contempla e muito menos como surgiu e como pode beneficiar a sociedade como um todo.

Para tirar suas dúvidas, sobre, limite, saldo, segunda via de fatura, conheça mais sobre como surgiu o cartão reforma e descubra se você tem direito ao benefício. Descubra como surgiu o benefício do cartão reforma. Será que tenho direito?

Como surgiu o cartão reforma

O cartão reforma é um programa criado pelo Governo Federal presidente Temer para complementar os benefícios sociais oferecidos as famílias de baixa renda. O objetivo é fortalecer e tornar mais efetivos os programas sociais federais.

Anunciado no dia 31/10/2016, o programa foi lançado oficialmente na quarta-feira dia 09/11/2016. Serão R$ 500 milhões destinados a famílias com renda de até 1,8 mil reais.

O benefício é inspirado no Cheque Moradia Reforma, programa de Goiás, criado por Marcelo Perillo. Desde 1999, quando surgiu, beneficiou mais de 88 mil família que viviam em moradias precárias e puderam reformar seus imóveis.

Inspirado no sucesso do Cheque Moradia Reforma, o presidente Temer lança então o cartão reforma, levando para toda a população brasileira a chance de reformar e melhorar a condição de suas moradias.

Outro programa semelhante que também levou a criação do cartão reforma é o Morar Melhor, existente em Salvador. O objetivo do programa criado por Temer é não apenas melhorar as condições de moradia de famílias de baixa renda de todo o Brasil como também aumentar a geração de empregos.

Quem tem direito ao cartão reforma programa do governo?

Após entender como surgiu o benefício, outra dúvida muito comum é em relação a quem tem direito ao cartão reforma. Talvez você até esteja se questionando se tem direito e vai poder ou não receber o cartão reforma, contar com a ajuda do governo para reformar o seu imóvel.

Para participar do programa é preciso apenas estar dentro das exigências mínimas, sendo que uma delas é a questão da renda, que não pode ultrapassar os dois salários mínimos – R$ 1,800 reais mil por mês.

A boa notícia, é que como se tratam de benefícios totalmente diferentes, aqueles que já participaram do Minha Casa Melhor e se enquadrarem nos requisitos para o cartão reforma vão poder participar também deste programa.

Para ter direito ao cartão reforma, o interessado não pode receber outros subsídios que são concedidos no âmbito de programas habitacionais da União.

Outro requisito muito importante é que o imóvel seja próprio e esteja localizado em área regularizada ou passível de regularização. Os beneficiários serão selecionados pelos municípios e pelo estado, que determinará quem tem direito a participar do programa. Por enquanto esses são os requisitos mínimos já informados para que você possa saber se tem direito ou não ao benefício.

Para fazer o cadastro cartão reforma e ingressar no programa é preciso organizar alguns documentos como RG, CPF, carteira de trabalho, comprovante de endereço, documentos de quem reside no domicilio informado e telefone atualizado.

Cartão Reforma Objetivo do programa

As famílias de baixa renda serão as principais beneficiadas com o cartão reforma. Estimasse que aproximadamente 100 mil pessoas sejam ajudadas pelo programa.

Segundo a secretária de Habitação do Ministério das Cidades, Maria Henriqueta, o principal objetivo do programa cartão Reforma do Governo Federal é melhorar as moradias daqueles que vivem nas chamadas ocupações consolidadas ou que estão em fase de regularização.

Além disso, a economia do país também verá os reflexos positivos do programa, já que com o aumento da compra de materiais de construção há geração de empregos.

48 comments

  1. o cartão reforma vai ajudar muito as pessoas de baixa renda e que tem dificuldade para de melhorar sua vida

    1. Quem tem casa em residencial do governo federal minha casa minha vida tem direito no cartao

      1. Tenho, 62 anos, não sou aposentada, já recebi bolsa familia, hoje meu nís esta para a carteira do idoso, moro com dois netos e estou desempregada tenho direito?

  2. Quem tem baixa renda e recebe o bousa familia tem direito a fazer o carta reforma do gorveno.

  3. Todos os munícipes poderão receber o cartão reforma desde que atendam as exigências do programa? Ou somente as famílias beneficiadas pelo programa minha casa minha vida.

    1. quem nao tem casa propria paga aluguel tem direito ao cartao reforma?ganhando 1500,00 reais de salario.

  4. Cida quem e domestica tem direito a benefício quem ganha 1.000 reais tem direto

  5. meu amasio recebe um salario minimo como ajudante de pedreiro sem carteira registrada e eu sou funcionaria publica ha 22 anos recebo media de hum mil e cem reais, no programa do ratinho o Temer disse que agora a lei do cartão reforma é de 2.800,00
    por ele não ser registrado podemos participar?

  6. Moro de aluguel a quinze anos na mesma casa e está precisando de uma reforma urgente a minha cozinha tem goteira quando chove será que tenho direito ao cartão reforma?

  7. minha escritura esta em andamento pela cooperativa cooperteto de americana e prefeitura tambem ganho 1500,00 mensais posso beneficiar do cartão reforma?

  8. Estou desempregada comecei a construir mais não tive dinheiro para continuar .se eu conseguir vou tornar esse meu sonho possível.

  9. Uma casa que já foi ou está em fim de ipoteca pode ser beneficiado pelo o programa, caso o titular tenha bolsa família cadastrado?

  10. Uma casa que já foi ou está em fim de ipoteca pode ser beneficiado pelo o programa, caso o titular tenha bolsa família cadastrado? E se o titular do bolsa família estivereal com o nome inadiplente com créditos tb consegue?

  11. Quem tem apartamento financiado pela caixa , com subsidio do minha casa minha vida poderá obter o cartao reforma ?

  12. Oi boa tarde meu nome é Marluce tenho destrofia muscular só cadeirante é sou aposentada pó invalides eu tenho direito au cartão como faço para adequeri minha Casá não é adapitada prá pecaos com deficiência

  13. Onde devo ir para fazer a inscrição do cartão reforma mora na cidade de Abaetetuba PA.

  14. Tenho um imóvel neste terreno da minha família,mas recebo menos de 1.500 reais .posso participar?

  15. Gostaria muito adquirir este cartao pois moro em um barraco muito ruim dr apenas 2 comodos e moram5pessoas

  16. quando começa o cadastro do cartaõ reforma e como posse fazer incriçaõ sou aposentado pelo inss gostaria de fazer uma reforma ma minha laje que tem muita infiltraçaõ e fazer uma cobertura desde ja muito obrigado espero uma resposta

  17. Quando entrará em vigor afinal é onde se dá entrada? Já fui nas agências da Caixa Econômica e não há informação nem previsão. Por quê? São Paulo será contemplado?

  18. Quem tem uma casa do minha casa minha vida vai poder fazer o cartão reforma? disse:

    Quem tem uma casa do minha casa minha vida do governo vai poder fazer o cartão reforma?

  19. Helania.
    Preciso de uma boa reforma na minha casa as paredes tá rachadas o rebocos estão caindo a frente da casa tá horrível.

  20. Sou da renda baixa estou no auxílio doença e meu filho desempregado tenho 60 anos tenho dores nas articulações, artrite, rinite etc, meu filho desempregado ele também tem rinite e minha casa tá mofada não tenho condições de arrumar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *