Quando anunciado a público o programa cartão reforma do Governo Federal muito começou a se teorizar sobre seu surgimento e a quem contemplaria. Seria um complemento de outro programa social, voltado apenas àqueles que já estão cadastrados? Apenas uma mudança de nome de outro benefício já existente? Afinal o que é o Cartão Reforma?

Provavelmente você já ouviu falar no cartão reforma, mas talvez não saiba a quem ele contempla e muito menos como surgiu e como pode beneficiar a sociedade como um todo.

Para tirar suas dúvidas, sobre, limite, saldo, segunda via de fatura, conheça mais sobre como surgiu o cartão reforma e descubra se você tem direito ao benefício. Descubra como surgiu o benefício do cartão reforma. Será que tenho direito?

Como surgiu o cartão reforma

O cartão reforma é um programa criado pelo Governo Federal presidente Temer para complementar os benefícios sociais oferecidos as famílias de baixa renda. O objetivo é fortalecer e tornar mais efetivos os programas sociais federais.

Anunciado no dia 31/10/2016, o programa foi lançado oficialmente na quarta-feira dia 09/11/2016. Serão R$ 500 milhões destinados a famílias com renda de até 1,8 mil reais.

O benefício é inspirado no Cheque Moradia Reforma, programa de Goiás, criado por Marcelo Perillo. Desde 1999, quando surgiu, beneficiou mais de 88 mil família que viviam em moradias precárias e puderam reformar seus imóveis.

Inspirado no sucesso do Cheque Moradia Reforma, o presidente Temer lança então o cartão reforma, levando para toda a população brasileira a chance de reformar e melhorar a condição de suas moradias.

Outro programa semelhante que também levou a criação do cartão reforma é o Morar Melhor, existente em Salvador. O objetivo do programa criado por Temer é não apenas melhorar as condições de moradia de famílias de baixa renda de todo o Brasil como também aumentar a geração de empregos.

Quem tem direito ao cartão reforma programa do governo?

Após entender como surgiu o benefício, outra dúvida muito comum é em relação a quem tem direito ao cartão reforma. Talvez você até esteja se questionando se tem direito e vai poder ou não receber o cartão reforma, contar com a ajuda do governo para reformar o seu imóvel.

Para participar do programa é preciso apenas estar dentro das exigências mínimas, sendo que uma delas é a questão da renda, que não pode ultrapassar os dois salários mínimos – R$ 1,800 reais mil por mês.

A boa notícia, é que como se tratam de benefícios totalmente diferentes, aqueles que já participaram do Minha Casa Melhor e se enquadrarem nos requisitos para o cartão reforma vão poder participar também deste programa.

Para ter direito ao cartão reforma, o interessado não pode receber outros subsídios que são concedidos no âmbito de programas habitacionais da União.

Outro requisito muito importante é que o imóvel seja próprio e esteja localizado em área regularizada ou passível de regularização. Os beneficiários serão selecionados pelos municípios e pelo estado, que determinará quem tem direito a participar do programa. Por enquanto esses são os requisitos mínimos já informados para que você possa saber se tem direito ou não ao benefício.

Para fazer o cadastro cartão reforma e ingressar no programa é preciso organizar alguns documentos como RG, CPF, carteira de trabalho, comprovante de endereço, documentos de quem reside no domicilio informado e telefone atualizado.

Cartão Reforma Objetivo do programa

As famílias de baixa renda serão as principais beneficiadas com o cartão reforma. Estimasse que aproximadamente 100 mil pessoas sejam ajudadas pelo programa.

Segundo a secretária de Habitação do Ministério das Cidades, Maria Henriqueta, o principal objetivo do programa cartão Reforma do Governo Federal é melhorar as moradias daqueles que vivem nas chamadas ocupações consolidadas ou que estão em fase de regularização.

Além disso, a economia do país também verá os reflexos positivos do programa, já que com o aumento da compra de materiais de construção há geração de empregos.

Avatar de Jadson Barbosa

Escrito por

Jadson Barbosa

Apaixonado por tecnologia e redes sociais, servidor publico, escreve em alguns portais e atua como supervisor de departamento lotado no setor de comunicação da Prefeitura de Conceição do Almeida - Ba.