A maioria das pessoas buscam por estabilidade financeira para alcançar uma vida confortável.

Contudo, para conseguir ter essa tranquilidade em relação as finanças, é necessário que você tenha foco e muito organização.

É normal passarmos por imprevistos e momentos difíceis na vida, afinal, eles chegam de diversas maneiras, seja devido a perda de um trabalho, uma doença ou uma pandemia.

Como organizar as contas do mês?
Como organizar as contas do mês? – Aprenda

Logo, se você for uma pessoa organizada financeiramente, você com certeza conseguirá superar esses obstáculos e ter sucesso.

A organização financeira é importante pois por meio dela é possível identificar gastos essências dos supérfluos e repensar suas atitudes em busca de um objetivo maior.

Se você tem interesse em aprender mais sobre esse assunto, confira esse artigo com 5 dicas para organizar sua vida financeira e sair do sufoco.

1 – Estude sobre educação financeira

Infelizmente no Brasil não é comum que as pessoas tenham acesso ao estudo da organização financeira.

Os assuntos relacionados a finanças e planejamento financeiro pessoal não são abordados no ensino fundamental, nem no ensino médio, e também fica de fora da grade curricular da maior parte dos cursos de ensino superior.

Essa realidade faz com que muitos brasileiros levem uma vida sem esses conhecimentos e, por consequência, acabam tendo dificuldades em gerenciar as suas receitas e despesas.

Diante desse quadro, a dica número um é procurar conhecimento sobre educação financeira, seja por meio de cursos, vídeos no Youtube, livros ou apostilas.

2 – Coloque no papel todos os seus ganhos e todas as suas despesas

Após adquirir uma certa noção de finanças pessoais, você deve levantar todos os ganhos que tem no mês e todas as suas despesas fixas.

Com essas informações em mãos fica mais fácil analisar o que pode mudar para melhor, seja por meio de negociações, quitação de dívidas, ou ideias de novas receitas.

Além disso, com os dados das receitas e despesas é possível fazer previsões futuras de caixa que facilitarão a sua visão financeira a longo prazo.

3 – Economize

Essa pode ser a dica mais clichê de todas, porém, é necessário que você reflita sobre as suas compras e veja se não está adquirindo produtos ou serviços por impulso.

Vale ressaltar que você não precisa se sentir culpado caso conclua que as vezes deixa a emoção te levar e acaba gastando mais do que deveria.

Esse é o primeiro passo para repensar suas atitudes e começar a realizar compras mais conscientes.

4 – Tenha metas

Definir metas e objetivos para quando você tiver determinada quantidade de capital pode facilitar o processo de organizar a sua vida financeira.

Quando se tem um objetivo maior, ele funciona como motivação para que você consiga alcançar os passos propostos.

Além de definir um objetivo para o dinheiro, você pode também pensar em prazos, dessa forma você ficará ainda mais motivado e focado.

5 – Tenha uma reserva

Por último, mas não menos importante, a dica número cinco é: tenha uma reserva financeira.

Uma coisa que acontece com frequência é a seguinte: a pessoa consegue seguir todas as dicas anteriores e consegue juntar uma certa quantia de dinheiro, porém, logo em seguida acontece algum imprevisto na sua vida e a pessoa tem que abrir mão desse valor poupado e voltar à estaca zero.

Passar por esse processo desmotiva as pessoas, por isso o ideal é que antes de iniciar a sua poupança para o seu objetivo final, você crie uma reserva financeira.

Essa reserva servirá para os momentos em que você precisará desembolsar um valor que não estava previsto no seu caixa.

A partir do momento que você tiver essa reserva, você não irá precisar mexer no valor que está poupando e isso não atrapalhará os seus objetivos de longo prazo.

Conclusão

Sem dúvidas ter conhecimentos acerca de finanças pessoais é um diferencial na vida daqueles que procuram por estabilidade financeira e uma vida tranquila em relação as contas.

Esse artigo apontou algumas dicas para você se organizar financeiramente e conseguir alcançar seus objetivos.

As dicas citadas foram: estudar sobre organização financeira, ter um controle financeiro a partir do levantamento de dados sobre suas receitas e despesas, economizar, traçar metas e gerar uma reserva para emergências.

Por fim, o universo financeiro é imenso e estudar sobre finanças com certeza te trata mais conhecimentos e ideias para se organizar cada vez mais e construir o seu patrimônio.

Avatar de Maria Beatriz

Escrito por

Maria Beatriz

Maria Beatriz é formada em Jornalismo e letras. Segue produzindo pautas sobre tecnologia, finanças e Dinheiro.