Nós comentamos em outro de nossos artigos sobre os diversos tipos de curriculum vitae. Atendendo pedidos, falaremos mais sobre o modelo de curriculum vitae simples, mostrando o que colocar e o que não colocar, passo a passo.

Modelo de Curriculum Vitae Simples

Este modelo, como já falamos em outro artigo, é o mais comum dos modelos aqui apresentados, e por isso mesmo, tem a tendência de se tornar mais parecido entre todos os outros, mas existem alguns detalhes que muitos esquecem de colocar, ou colocam de forma repetitiva e ineficiente.

Siga estas dicas e mesmo um modelo de curriculum vitae simples vai ter o diferencial necessário para te levar a tão esperada entrevista.

Título e identificação. Use seu nome como título, é melhor do que colocar curriculum vitae. Coloque em sua identificação se é fumante ou não e também a quantidade de filhos, caso os tiver. Não se esqueça de colocar pelo menos dois telefones para contato e também email e mídias sociais.

Objetivo profissional: Seja sucinto e objetivo aqui, não coloque frases complicadas de objetivo profissional no curriculo que parecem saídas de algum discurso, siga pelo caminho da honestidade e você conseguirá a vaga que deseja. Veja também nosso artigo sobre objetivos profissionais, para mais detalhes.

Formação e experiências anteriores: Caso você tenha o segundo grau completo somente e a escola onde se formou não é famosa ou de referência, não é necessário por o nome dela, apenas o ano em que você se formou.

No caso de ensino superior cursando, coloque o período e quando se forma, especialmente no caso da empresa ser do ramo de atuação em que você deseja atuar quando formado.

Como Preencher um Curriculum Vitae Corretamente

Para as experiências profissionais, não coloque mais de 3 ou 4, destacando as mais importantes e que mais representam o profissional que você é.

Poucas pessoas sabem, mas se você tem pouca ou nenhuma experiência de mercado, trabalho voluntário conta também como experiência profissional.

Cursos e outras habilidades. Muitas pessoas preferem colocar este item junto com a formação, especialmente em um modelo de curriculum vitae simples, como este, onde geralmente não existem muitos cursos para adicionar. Especifique os cursos ainda em andamento e coloque a previsão de término.

Quando especificar idiomas, seja sincero no seu nível de fluência, mesmo que você seja autodidata no idioma. Caso queria falar de habilidades pessoais, comente-as de forma simples e sucinta, para facilitar o entendimento do selecionador.

Descritivo de quem você é: Além de demonstrar sua capacidade de expressão por escrito, fazer uma breve redação sobre quem é você e quais são seus objetivos profissionais ajuda muito a diferenciar seu curriculum vitae dos concorrentes, já que muito poucos fazem isto.

Seja sincero e sucinto, fale de suas ambições e do tipo de atividade que gostaria de desenvolver, além das razões pelas quais você acredita ser a melhor escolha para a empresa.

Revisão ortográfica e gramatical: depois de terminar o curriculum, faça uma revisão ortográfica e gramatical completa. Não é incomum que certos erros acabem passando despercebido, e um erro em um curriculum vitae pode significar a eliminação de um projeto. Previna-se. Fique ligado, daremos muitas outras dicas relacionadas à curriculum vitae em nossos próximos artigos.

Avatar de Maria Beatriz

Escrito por

Maria Beatriz

Maria Beatriz é formada em Jornalismo e letras. Segue produzindo pautas sobre tecnologia, finanças e Dinheiro.