Existe uma constante diferença entre as vagas de emprego publicadas pelas empresas e a disponibilidade de mão de obra no mercado,  esta diferença só pode ser explicada pela falta de uma política nacional de emprego.

Será que com uma ação política pró-emprego por parte do governo as pessoas conseguiriam mais empregos? 

No texto de hoje vamos analisar esta questão no setor de nacional de logística,  empresários do ramo de transportes reclamam da falta de mão de obra para operar caminhões e outros equipamentos em suas empresas. 

A falta de motoristas para caminhões e carretas nunca esteve tão em alta,  questão que soma muito no crescimento do custo do frete para todo o setor econômico brasileiro.

Como se candidatar a uma vaga de motorista para transportadora?

As empresas transportadoras estão procurando um perfil específico para contratação imediata,  os motoristas habilitados na categoria ( D ) e ( E ), mas não apenas isto,  as transportadoras querem contratar motoristas responsáveis e tenham conhecimento básico de mecânica diesel.

Conhecimento em mecânica não é um privilégio apenas de motoristas do sexo masculino muitas mulheres conhecem o básico da manutenção de um caminhão e como funciona o sistema como um todo na estrada. 

“Queremos motoristas capazes de identificar pequenos problemas e propor soluções imediatas” Afirma Lucentino Junior, diretor de importante transportadora no centro oeste brasileiro.

Candidatos a motoristas também tem o seu histórico checado,  ninguém que contratar  um motorista gerador de multas ou com problemas de acidentes, motoristas com muitas multas no histórico acabam ficando por último na fila.

Conhecimento básico de mecânica de caminhão é um diferencial importante,  outra questão muito relevante é a capacidade de socialização,  as transportadoras querem contratar pessoas capazes de lidar com toda a equipe e se dar bem com as pessoas. 

“Pegar pesado no trabalho é diferente de pegar pesado com as pessoas, todo mundo merece respeito,  conversar bem ajuda muito na carreira de qualquer profissional.” Finaliza o diretor Lucentino.

vaga de motorista para transportadora

Como tirar uma habilitação categoria D ?

Em todos os estados brasileiros existem auto escolas homologadas para providenciar o curso de habilitação especial para motoristas de caminhões que justamente compreende a categoria D e a categoria E.

Em uma pesquisa local aqui na região de Brasília feita em agosto de 2021 localizei um custo médio para tirar esse tipo de habilitação que fica em torno de R$ 12.000,00 todo o curso.

São necessárias pelo menos 60 horas de treinamento prático para tirar habilitação categoria D,  verifique a legislação de cada estado e as regras antes de ingressar no seu curso prático para tirar habilitação para caminhões, evitando surpresas.

Quanto custa a formação de um motorista de caminhão ?

Como em qualquer profissão é necessário fazer um investimento inicial prévio, e no caso dos motoristas de caminhões é necessário obter a habilitação de motorista categoria D ou E, como é um investimento relativamente alto comparado com a renda média do brasileiro, é importante que todo recurso esteja em mãos antes de iniciar o curso.

Algumas auto escolas possuem planos de financiamento de todo o curso,  e algumas raras transportadoras também financiam esse tipo de habilitação para funcionários,  em troca de um contrato de trabalho com obrigações para ambas às duas partes.

Com todo o orçamento preparado se inicia o curso simultaneamente onde se procura vagas nas transportadoras,  o setor de RH do setor de logística está procurando ativamente novos motoristas diariamente e muitos possuem parcerias com as auto escolas.

A própria Auto Escola encaminha o aluno recém-formado para o mercado,  procure auto escolas e professores que tenham relação com o mercado de transportes e/ou logística antes de iniciar o seu curso.

Professores que têm relações ativas no setor, acabam indicando ex-alunos para as empresas transportadoras.

Motoristas para transportadora de veículos

No mercado de transporte de veículos além da habilitação categoria D ou E necessário que o candidato a motorista tenha também experiência em embarque e desembarque da carga, que são em sua maioria veículos automotores e motos.

 Neste caso, além da habilitação categoria D é necessário que o motorista tenha também habilitação categoria B,  para manusear veículos automotores dos clientes na carreta de transporte de veículos. 

A carreta utilizada pelos caminhões cegonheiros possui recursos simples, porém é necessário fazer um treinamento de superação antes de iniciar o trabalho. 

Os clientes querem que os seus veículos cheguem ao destino inteiros, no prazo e sem riscos.

Motoristas para transportadora de mudanças 

Já no caso do mercado de transporte de mudanças em Brasília o motorista também orienta e coordena a carga no caminhão muitas vezes também fazendo serviço de descarga no destino,  a forma como ele conduz o caminhão até o destino indica a qualidade do trabalho e protege o patrimônio do cliente.

Motoristas mais cuidadosos são os mais requisitados no mercado e sempre tem oportunidades.

Transportadoras de todo o Brasil estão em busca dos melhores motoristas de caminhões, faça um planejamento simples e comece  já o seu curso para se tornar um motorista, existem vagas  abertas no ramo em todo o Brasil. 

Muitas empresas abrem oportunidades específicas para mulheres,  então é hora de correr atrás da sua formação e começar a trilhar o caminho da logística.

Ronaldo Luis Gonçalves – Pai, Marido, Engenheiro de Software, Empreendedor Digital desde 2007 especialista em marketing digital e SEO. É mantenedor e redator de diversos blogs e sites na internet.