O trabalho remoto está se tornando cada vez mais popular no local de trabalho.

Com o trabalho remoto, os funcionários não precisam estar fisicamente presentes no escritório e podem trabalhar em casa ou em outro lugar.

Isso permite que eles tenham mais flexibilidade no dia a dia e facilitem o equilíbrio da vida pessoal com a vida profissional.

Os trabalhadores remotos nem sempre são tão produtivos quanto seriam se estivessem trabalhando em um escritório físico porque não têm o mesmo nível de interação com colegas de trabalho e gerentes.

No entanto, isso pode mudar no futuro, à medida que mais empresas adotam políticas de trabalho remoto e as pessoas se acostumam a isso.

Trabalho remoto ou presencial
Foto de Depositphotos

O trabalho remoto é uma tendência crescente no local de trabalho. Provou ser mais eficiente para funcionários e empresas.

O trabalho remoto tem muitas vantagens, como:

  • É menos caro para as empresas contratar trabalhadores remotos porque não há requisitos de espaço de escritório ou custos associados a ele.
  • Os funcionários podem ter maior flexibilidade em seus horários, o que significa que podem cuidar de outras responsabilidades fora do trabalho sem serem penalizados pelo empregador. Isso também significa que eles podem se concentrar em sua vida familiar ou até mesmo iniciar uma família enquanto trabalham remotamente.
  • As empresas economizam dinheiro em custos de espaço de escritório, facilitando a expansão para novos mercados ao contratar remotamente, este ponto é muito importante a ser destacado, visto que todo custo deve ser levado em consideração. Assim, em trabalhos remotos os empresários sabem qual a importância de economizar energia elétrica e todos os outros custos de locais físicos.

Trabalho remoto funciona no Brasil?

O mercado de trabalho brasileiro é caracterizado por altas taxas de desemprego e pelo trabalho informal, que é o maior setor da economia do país. O Brasil tem uma grande população de trabalhadores rurais que vivem na pobreza, mas com alto nível de auto emprego.

No Brasil, existem alguns tipos de trabalho remoto: profissional, pessoal e misto.

Os profissionais podem ser chamados de “nômades digitais” e são pessoas que têm seu próprio negócio e trabalham remotamente de diferentes lugares do mundo.

O trabalho remoto pessoal é quando as pessoas fazem seus trabalhos em casa ou em outro local fora do local de trabalho.

O trabalho remoto misto ou híbrido é quando alguém trabalha remotamente para uma empresa, mas também tem um escritório nessa mesma empresa.

Esses tipos de trabalho funcionam dependendo do que foi combinado entre os funcionários, empresários e pessoas envolvidas.

Porém, os especialistas em negócios acreditam que o trabalho remoto (home office) seja a opção do futuro e que ela será consolidada a cada ano no Brasil.

Dicas para trabalhar em Home office

Trabalhar em casa é uma ótima oportunidade para pessoas que querem ficar perto de sua família, ter horários de trabalho flexíveis ou ter controle sobre seu ambiente de trabalho.

vagas home office
vagas home office urgentes

Aqui estão algumas dicas para trabalhar em casa:

  • Crie um espaço de trabalho separado que você possa usar quando estiver trabalhando em casa. Isso ajudará você a manter o foco e não se distrair com o resto da casa.
  • Configure seu computador para que ele fique longe de qualquer distração, como telas de TV, animais de estimação ou crianças.
  • Certifique-se de fazer pausas regulares e sair de casa a cada poucas horas para garantir que você não fique muito exausto ou desmotivado.
  • Mantenha o telefone no modo silencioso e verifique-o apenas quando estiver de folga ou se alguém ligar.

Como ter bom desempenho trabalhando em home office

Trabalhar em casa pode ser uma bênção e uma maldição. Por um lado, você tem a liberdade de se levantar e sair quando quiser, passar um tempo com sua família ou assistir ao seu programa de TV favorito.

Por outro lado, você fica com seus próprios dispositivos quando se trata de produtividade e disciplina.

Essa possibilidade de ter mais liberdade pode ser ótima, porém, a pessoa que faz essa função, deve ser extremamente regrada e conseguir realizar suas tarefas sem ficar protelando para depois.

Assim, se você está em home office, cumpra seus prazos, defina pequenas metas e cumpra-as, crie metas diárias, semanais e mensais, Assim, você consegue ter desempenho melhor que se estiver em local físico.

Avatar de Maria Beatriz

Escrito por

Maria Beatriz

Maria Beatriz é formada em Jornalismo e letras. Segue produzindo pautas sobre tecnologia, finanças e Dinheiro.