Tipos De Empréstimos Bancário .Quando você precisa de um dinheiro extra para suprir uma necessidade imediata é preciso avaliar os tipos de créditos que o mercado pode te oferecer.

Existem diversas formas de créditos que você pode contrair em casos de necessidade e saber a diferença entre eles vai te ajudar a buscar pela linha de crédito certa para cada tipo de situação.

Vamos te mostrar as opções de empréstimos com baixo custo oferecidas no mercado e falar sobre juros e as condições impostas para adquirir cada um desses tipos de empréstimos que existem.

Assim você terá informação suficiente para poder escolher uma proposta de crédito sabendo como funciona cada uma das opções.

Linhas de Crédito Oferecidas

Crédito imobiliário, financiamento de automóveis, cheque especial, empréstimo consignado, penhor e empréstimo pessoal são serviços diferentes.

Você pode utilizado de acordo com as suas necessidades, mas é importante saber quando é a melhor hora de utilizar esses tipos de empréstimos.

O crédito imobiliário, ou financiamento, é o melhor serviço financeiro para quem vai adquirir um terreno, casa ou apartamento.

Os juros desse tipo de contrato são de até 12% ao ano, taxas baixas por conta da contrapartida: se o cliente deixar de pagar as parcelas, ele perderá o imóvel.

O mesmo acontece com o crédito para financiamento de automóveis, onde os juros são de 1,49% ao mês. O carro não será seu até que você quite as prestações, enquanto isso será uma propriedade da instituição financeira que autorizou o crédito.

O cheque especial é outro dos vários tipos de empréstimo que existem no mercado. Ele é pré-aprovado para todos os correntistas de bancos.

O cheque especial é famoso limite que é mostrado para o cliente sempre que ele consulta o saldo de sua conta.

Com taxas que valem cerca de 7,75% ao mês, o cheque especial se torna, muitas vezes, um dos maiores vilões do orçamento perdendo apenas para o cartão de crédito que tem taxas de 400% ao ano.

tipos de emprestimos
tipos de emprestimos

Tipos de Empréstimos Bancários Disponíveis no Mercado

Já o empréstimo pessoal é contraído junto a instituições financeiras. Com juros de 3,02%, esse tipo de crédito pode te ajudar a quitar uma conta muito alta ou suprir necessidades imediatas.

O crédito consignado, por sua vez, tem taxas de 2% ao mês e oferecida por diversas instituições financeiras por permitir o desconto em folha. Esse é o crediário preferido de aposentados e pensionistas.

Outro tipo de empréstimo que devemos citar é o penhor, onde o indivíduo interessado no empréstimo entrega um bem como garantia de pagamento da dívida.

Dicas sobre empréstimos pessoais

Agora que você já viu a taxa de juros de cada um dos tipos de empréstimo, é hora de saber que para cada situação você deve optar por um tipo de crediário.

Muitas vezes a melhor opção é contrair o empréstimo consignado. Porém, não são todas as instituições financeiras que oferecem essa opção para seus clientes.

E por ser descontado em folha de pagamento, esse crédito consignado deve ser contratado por quem não possui outras dívidas que possam comprometer mais do seu orçamento.

Pensando nas suas finanças, muitas instituições só permitem a contratação de empréstimos cuja parcela não ultrapasse a marca de 30% da renda do cliente.

Isso vale também para o empréstimo pessoal, onde os juros são mais altos, porém o grupo de pessoas que podem contrai-lo é maior.

Fique atento aos contratos antes de assinar

Muitas vezes o crédito pessoal é oferecido pelos bancos até para não-correntistas. Vale a pena pesquisar as melhores taxas de juros nos bancos de sua confiança e contratar a taxa menor.

Mas fique ciente que apenas pessoas sem restrições no nome e que possam comprovar renda podem pegar empréstimo pessoal.

Quem já está com restrição no nome ( popular nome sujo no SPC ) negativado pode procurar por instituições financeiras que abrangem a linha de crédito, mas fique ciente que nesses casos o valor dos juros é ainda maior.

Uma boa alternativa para esse público, é buscar pelo empréstimo com penhor que tem condições de emrpestimo fácil e rápido sem burocracia.

Caso tenha um bem de valor ele poderá ser utilizado como garantia de pagamento e pode ser uma ótima oportunidade para você conseguir emprestar dinheiro.

Antes de assinar o contrato, porém, reveja todas as cláusulas do empréstimo e revise seu orçamento, lembrando que você não poderá atrasar as parcelas.

Antes de fechar o contrato, também é interessante conversar com o seu gerente do banco e buscar diminuir as taxas de juros.

Caso não seja possível, encontre uma empresa financeira de confiança para escolher o tipo de empréstimo que irá contrair.

Avatar de Maria Beatriz

Escrito por

Maria Beatriz

Maria Beatriz é formada em Jornalismo e letras. Segue produzindo pautas sobre tecnologia, finanças e Dinheiro.