Cursar no SENAI cursos gratuitos é uma experiência rica para adolescentes e jovens que queiram desenvolver carreiras relacionadas à indústria. Conhecido pela sua excelência em ensino, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI CURSOS) é a melhor escola profissionalizante do país, entregando ao mercado milhares de alunos todos os anos para suprirem as necessidades de mão de obra das mais diferentes empresas atuantes no Brasil.

O melhor de tudo é que este acesso aos cursos é gratuito, os alunos aprendem com os melhores professores e não precisam pagar altas mensalidades para receber esses ensinamentos.

Cursos SENAI Gratuitos Abertos

Existem dois tipos de cursos gratuitos no SENAI, o primeiro deles é curso de aprendizagem industrial voltado para jovens com idade entre 14 e 24 anos (24 anos é a idade máxima para que o aluno conclua o curso).

Esse aluno deve ter o ensino fundamental completo e estar cursando o ensino médio, quer seja no curso regular ou no EJA (Educação de Jovens e Adultos). A inclusão do aluno no curso de aprendizagem industrial é totalmente gratuita.

SENAI

Os cursos oferecidos pelo SENAI são voltados para as indústrias: têxtil e vestuário, informática, refrigeração, metalurgia, mecânica, gráfica, energia, eletrônica, alimentos e outras áreas.

São dezenas de cursos diferentes que o aluno pode escolher, pensando nas indústrias ativas em sua região e na possibilidade de seguir carreira na área. O melhor é que o SENAI cursos gratuitos oferece unidades de aprendizagem em todas as regiões do país.

Cursos Técnicos SENAI

Outra forma de cursar os cursos gratuitos do SENAI é se inscrevendo nos cursos técnicos. As aulas são gratuitas, porém a instituição cobra R$ 300,00 no ato da matrícula, valor referente ao material didático.

Não trata de bolsa de estudo, mas sim um curso completamente gratuito voltado para pessoas interessadas em iniciar uma carreira dentro da área industrial.

Entre os cursos gratuitos oferecidos pela SENAI em nível técnico podemos citar: técnico em automação industrial, técnico em mecatrônica, técnico em edificações, técnico em eletroeletrônica, técnico em processos gráficos, técnico em metalurgia, técnico em plásticos e muitos outros.

Para conhecer os cursos oferecidos em sua cidade basta acessar o site do SENAI, olhar a área de cursos gratuitos, escolher o curso e verificar quais são as unidades que o oferecem.

SENAI Inscrições Em Cursos Online

A terceira forma de cursos gratuitos do SENAI são as opções oferecidas de Ensino a Distância (EAD) ministrados online para alunos de todas as idades e de todas as áreas do Brasil.

O SENAI cursos gratuitos oferecem nove opções de cursos EAD:

  • Consumo Consciente de Energia,
  • Educação Ambiental,
  • Empreendedorismo,
  • Legislação Trabalhista,
  • Lógica de Programação,
  • Noções Básicas de Mecânica Automotiva,
  • Propriedade Intelectual,
  • Segurança no Trabalho,
  • Tecnologias da Informação e Comunicação.

O bom do curso EAD é que o aluno pode definir os dias e o horário que irá estudar, já que as aulas ficam dispostas em uma área exclusiva da qual o aluno recebe um login e senha para acessá-las.

Para conhecer todos os cursos gratuitos do SENAI e verificar o período de inscrição e processo seletivo acesse o site da instituição em seu estado ou entre em contato diretamente com a unidade do SENAI mais próxima de sua casa.

Avatar de Maria Beatriz

Escrito por

Maria Beatriz

Maria Beatriz é formada em Jornalismo e letras. Segue produzindo pautas sobre tecnologia, finanças e Dinheiro.