Profissões do futuro: conheça 10 muito promissoras

Em um mundo amplamente digital, quando pensamos em profissões do futuro, logo imaginamos um cenário tecnológico e totalmente automatizado. 

Isso se justifica pelo atual modelo de gestão de indicadores, que coleta dados sobre a atuação e necessidade destes profissionais em um cenário corporativo. 

Ademais, perpassar sobre o tema é sinônimo de inovação e uma nova maneira de lidar com o seu negócio, que tende a crescer com novas implementações.

Enquanto alguns ainda enfrentam a resistência destes novos profissionais, gestores que vislumbram um cenário mais lucrativo para suas empresas não têm poupado esforços para contar com profissionais capacitados das áreas que serão citadas ao longo do artigo.

Por isso, se você quer que o seu negócio esteja alinhado com a modernidade e, por consequência, ganhando feedback positivo da clientela, este é o artigo certo para você.

Boa leitura!

profissões do futuro

Qual a importância de conhecer as profissões do futuro?

Antes de mais nada, é importante ratificar: já vivemos na era digital e a modernização urge para as corporações que precisam de um novo modelo de gestão atual e automatizada.

Sobretudo, a realidade tecnológica e da nova geração, em que vivemos, traz empresas inovadoras que se pautaram nas demandas sociais dessa nova era.

Ou seja, as questões sociais, que permearam a criação dessa era digital, tecnológica e automatizada, trouxeram como resposta as chamadas profissões do futuro. 

E conhecê-las se torna algo essencial. Isso se dá em razão destes “novos cargos” dialogarem com as demandas do cliente de forma ágil, eficaz e intuitiva.

Nesse sentido, uma resposta direta à pergunta que intitula esse tópico seria a adequação à evolução constante pela qual a sociedade perpassa.

Por fim, agora que você sabe a importância de conhecer e valorizar as profissões do futuro, que tal vislumbrar as principais tendências da modernidade? Acompanhe.

Quais segmentos serão mais valorizados nos próximos anos?

Primeiramente, a palavra que podemos eleger e usar de base, quando trata-se de segmentos e profissões que serão valorizados no futuro é: automação.

Antes de mais nada, você deve considerar a realidade pós-pandêmica do mundo e quais consequências para o empreendedorismo ela acarretou.

De antemão, estamos falando de profissões que já existiam e que sofreram mudanças e mais: de novas demandas e novas formas de se relacionar em sociedade, que a automação e a vivência on-line trouxe.

Portanto, os segmentos que serão mais valorizados num futuro não tão distante são os que envolvem a vivência digital. 

Podemos citar, por exemplo: consultor de moeda digital, designer de casas inteligentes, construtor de jornada de realidade aumentada, dentre outros.

Conheça as profissões do futuro!

Antes de mais nada, lembre-se: as profissões do futuro estão diretamente relacionadas à evolução da sociedade. 

Não somente isso, mas também às mudanças que ela sofreu e à forma como as pessoas passaram a se conectar nessa realidade automatizada e incrustada pela inovação.

Pronto para conhecer as “novas caras” neste cenário? Acompanhe.

profissões do futuro

1. Desenvolvedor de Softwares

De antemão, o conceito chave para descrever essa profissão é: mundo digital. Quaisquer empresas, e até mesmo pessoas, que usem algum tipo de software, já geram demanda por este tipo de profissional. 

Por isso, fique atento, essa profissão já é de extrema importância e a expectativa é que a procura e a valorização desse profissional só aumente.

2. Analista de Big Data

Resumidamente, o Analista de Big Data é o profissional que coleta e analisa os dados armazenados de forma on-line.

A importância dessa profissão se dá pela extrema valia das informações obtidas através do seu trabalho.

Por exemplo, empresas, instituições e até mesmo o governo podem usar dessas inferências para interpretar comportamentos e pontuar tendências.

3. Especialista em Segurança da Informação

Essa é mais uma profissão do futuro cuja importância é tamanha. Pense da seguinte maneira: um lado, que se considera por vezes negativo, da automação é a não exclusividade da informação.

Porém, não é porque alguém está compartilhando dados on-line, que o objetivo é que esses dados sejam públicos.

É preciso traçar estratégias e planos de segurança para garantir que esses dados permaneçam privados e seguros.

Nasce, portanto, o Especialista em Segurança da Informação, que cria, monitora e controla políticas de segurança em sistemas informatizados.

4. Analista de Marketing Digital

Esse é um exemplo de profissão que, apesar de já existir em outras épocas, sofreu por mudanças trazidas pela era digital.

No mundo das redes sociais e das facilidades automatizadas da era digital, foi natural que o marketing também se tornasse digital.

Naturalmente, o Analista de Marketing também evoluiu e agora se faz necessário um conhecimento de métricas e análises e também de conversação com público de forma atual e, claro, digital.

5. Engenheiro Ambiental

Primordialmente, é imprescindível dizer que junto com a modernização e automação, veio junto uma preocupação ainda maior com impactos ambientais, sociais e econômicos.

Esse é o profissional que avalia a relação homem e ambiente e que, através do resultado dessa avaliação, vai dizer qual o melhor uso de recursos naturais e também o tratamento dos resíduos porventura gerados.

6. Gestor de desenvolvimento de negócios de IA

O Gestor de Desenvolvimento de Negócios de Inteligência Artificial (IA) é essencial para empresas que visam acrescer vendas através da IA. 

Um exemplo dessa função são os chatbots, que são fluxos de conversação criados e gerenciados por esses profissionais.

7. Coach Esportivo

O Coach Esportivo é o profissional que vai além do acompanhamento regular de quem queira se manter em forma.

Esse profissional se utiliza de um grande exemplar de ferramentas e métodos de coaching. Através deles, o coach esportivo dá o suporte necessário para atletas e também equipes inteiras.

Aqui, o suporte oferecido vai além do físico e perpassa pelo amparo a um desenvolvimento pessoal, intelectual, emocional, social e profissional.

8. UX Designer

Primeiramente, é importante entendermos o nome para daí pensarmos a atuação propriamente dita do UX Designer.

UX é uma sigla advinda de uma expressão americana: user experience

A principal preocupação desse profissional é a experiência do usuário no mercado digital e torná-la o mais agradável possível ao consumidor.

9. Gestor de Comunidade

O intuito desse profissional é interpretar as funções em que determinado membro de um determinado local terá a melhor capacidade de exercer. 

Outra função deste profissional, é fazer um tipo de levantamento de pautas relevantes no dia a dia da corporação e trazê-los para discussão e divulgação online.

10. Arquiteto e Engenheiro 3D

Sobretudo, estas profissões se relacionam com o futuro em razão de projetar ambientes digitais e inteligentes, como o 3D. 

No entanto, é preciso atenção para não cometer gafes ao tentar exercer a atividade sem uma especialização no assunto.

Isso porque estes cargos estão diretamente relacionados com o metaverso, que é um conceito recente e que exige estudo específico.

profissões do futuro

Conclusão

Agora que você conhece algumas das principais profissões do futuro, que tal vislumbrar um papel desempenhado por um destes profissionais qualificados na sua empresa?

Ademais, com o mundo andando cada vez mais automatizado e com clientes cada vez mais exigentes, contar com profissionais especializados pode ser uma boa dica para dar aquele “upgrade” no seu empreendimento.

Sobretudo, aumentar a marca e a imagem que a sua marca passa para os consumidores está diretamente ligada à atuação de alguns destes especialistas.

Por fim, que tal deixar o seu negócio ser tocado por quem entende a fundo dessas áreas tão importantes no mundo atual?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.