Objetivo para Currículo: Saiba o que colocar

Objetivo para Currículo: Saiba o que colocar e deixá-lo profissional. Adentrar o mercado de trabalho nem sempre é uma tarefa fácil. Cada vaga possui um formato especial e cobra um perfil de candidato.

Entre mil e uma exigências que um recrutador pode fazer sempre haverá uma que é universal: um bom currículo.

O que pode ser um mistério para uns, para outros, é uma ciência pré-moldada. Segundo estudos da Harvard Business Review, um empregador leva, em média, sete segundos para ler e decidir se seu material é válido ou descartável.

Por isso, é importante ter um bom objetivo profissional no currículo, para isso, reunimos para você dicas para dar um show entre as vagas abertas.

objetivo para currículo

objetivo para currículo

O que é um currículo?

Um currículo (ou CV) nada mais é que a trajetória de carreira de alguém compilada em um arquivo ou uma folha de papel. Ele serve como norte para o avaliador julgar habilidades e experiências.

Recrutadores de longa data afirmam poder até desvendar traços de personalidade, tendências e maneirismos através do que está escrito.

Se eu não tiver experiência profissional?

O que colocar no objetivo do currículo para primeiro emprego? Não se preocupe! Se está em busca de um exemplo de objetivo para currículo, saiba que o importante é se candidatar a vagas que correspondam ao seu grau de habilitação.

Para isso, existem diversas empresas e setores que preferem acolher Jovem aprendiz, pessoas sem experiência, estagiários e auxiliares a fim de moldá-los  para o mercado.

Agora, preencher um currículo de um novato sem experiência , é papo para tópicos mais adiante.

Não tenho experiência profissional

Sem experiência profissional

Informações importantes para um bom currículo

Do mais importante ao menos relevante. Saiba tudo!

  1. Dados pessoais RELEVANTES ao avaliador

         Já passou da época em que inserir fotografia no currículo era algo importante. As empresas estão interessadas em dados para que elas possam entram em contato com o dono do material.

Então anote aí:

  • Nome completo
  • Telefone para contato
  • Data de nascimento / idade
  • Endereço
  • Estado Civil / se possui ou não filhos e/ou dependentes

Sim, esta informação ainda é relevante apesar da mentalidade sobre isso estar mudando no meio coorporativo.

Diversas empresas querem saber se há existência de crianças e adolescentes que possam ser incluídos nos benefícios como Plano de Saúde e Odontológico.

No caso das mulheres, se a criança afetaria a disponibilidade para o trabalho.

  1. Redes sociais

         No mundo globalizado de hoje, é obrigatória que o profissional esteja cadastrado em pelo menos uma plataforma de exposição. A mais famosa, atualmente, é o Linkedin.

Em razão disso, é importante deixar o link disponível. Redes pessoais podem ser adicionadas caso elas tenham algo a acrescentar (um portfólio, por exemplo). Caso não, são dispensáveis.

  1. Experiências profissionais

         Ao contrário do que muita gente pensa, a experiência nem sempre é o fator crucial para arrematar uma vaga. No entanto, é sempre importante descrevê-las com precisão e de forma objetiva.

Detalhes ficam para a fase da entrevista de emprego, onde você poderá discorrer sobre com mais tempo.

Cursos com certificados

Cursos com certificados – enriquecem o currículo

  1. Cursos, cursos e mais cursos

         Habilitações nunca são demais. Portanto, insira todos os projetos, cursos e graduações que te fazem um profissional mais completo.

Por exemplo: para uma vaga de auxiliar administrativo, muito provavelmente, serão exigidas aptidões ligadas a computação.

Então, aprenda os pacotes básicos, use e abuse do seu conhecimento e teste novas possibilidades (por que não?). Aquele curso de inglês, teatro ou design que você sempre quis fazer são boas portas de entrada.

  1. Simplicidade é o melhor caminho

         Caso não seja destinado a uma colocação inventiva ou uma área mais moderna, esqueça os currículos muito trabalhados, com cores fortes e estilos diferentes.

O bom e velho formato A4 já é mais do que suficiente para fazer sucesso. Respeitas as margens, fontes e tamanhos de letra também é sempre válido. As mais indicadas são:

  • Times New;
  • Roman
  • Arial 12.

E não deixe que suas experiências passem de uma folha. Após usar o currículo para preencher e imprimir word salve-a em formato PDF, e não esquece de sempre deixar um arquivo editável disponível em algum lugar para acrescentar as novas características sem perder todo o trabalho feito.

formatação curriculo word

Formatação curriculo word – Fonte e tamanhos

Portanto:

  • Letras – Times New Roman ou Arial
  • Fonte –  12
  • Espaçamento entrelinhas  – 1,5 centímetros.
  • Evite recuo de parágrafos e textos coloridos.
  • A fonte deve ter, de preferência, cor preta.
  1. Não peque nos detalhes!

         Independentemente se a área for de humanas, exatas ou biológicas, o português precisa ser impecável. Não use termos complexos, mas respeite normas, concordâncias e colocações.

Ainda no que diz respeito a escrita, frases de efeito costumam não funcionar. Tornam a leitura enfadonha e o material passado.

Outra dica importante é manter as informações o mais atualizadas possível, dando aquela revisada a cada 6 meses.

  1. PERSONALIZE!

         Conseguir o emprego almejado dá trabalho. Por isso, os CV’s personalizados tem mais chance de se destacar entre as pilhas de análise. Então, direcione os objetivos para cada vaga.

Dê destaque para as habilidades solicitadas, escreva um objetivo profissional sólido que tenha relação com o que você está se candidatando.

Uma vaga de enfermagem precisa ser direcionada à saúde; já uma diarista ou empregada doméstica precisa destacar habilidade com a limpeza/manutenção; um vendedor, facilidade com o público…

  1. Construção

         Tudo precisa ter uma estrutura e um CV não é diferente. Informações pessoais são sempre incluídas no topo. Logo abaixo, objetivos para currículos profissionais e, colado nele, experiências.

Coloque-as em orde cronológica inversa (do posto mais recente ao mais antigo). Descreva o crescimento e as funções desempenhadas em cada local por onde passou.

o que colocar no objetivo do currículo para primeiro emprego

o que colocar no objetivo do currículo?

         Competências devem ser incluídas logo em seguida, e atividades extras, por último. Essa técnica é utilizada no jornalismo e é denominada “pirâmide invertida”.

Ela consiste em dar destaque ao que é mais importante primeiro. Não floreie, não seja prolixo.

Prática e objetividade são características que poucos profissionais não tem e que o mercado clama.

  1. Nunca MINTA ou OMITA informações

         Sabia que mentir em um currículo pode ser considerado crime para um juiz? É o que diz o artigo 298 do Código Penal.

Em sua descrição, a lei carrega o regulamento que prevê prisão de um a cinco anos.

Isso acontece pois essa singela folha de papel é um documento oficial, tipificando assim crime de falsificação.

Portanto, é melhor não correr o risco. Já a omissão parte de outra premissa: muita gente esconde situações por vergonha ou não achar relevante.

         A experiência como motorista de Uber, por exemplo, é mais do que válida. Insira tudo, cada habilidade refinada é uma experiência que acumula saber.

Contudo, tenha bom-senso. O mercado de trabalho quer coisas que acrescentem.

Sua habilidade em convencer seus pais em te dar mais dinheiro no final de semana não é interessante para as corporações, ok?

  1. HIATUS NON HABEMUS

         Muitas pessoas consideram que não fazem nada entre um emprego e outro. O hiato entre ‘jobs’ é muito comum.

Contanto, ninguém fica um período de quatro anos sem desenvolver nada.

Escale seus projetos e não tenha medo de expor ideias. Exponha que você está sempre se mexendo e em busca do novo.

Objetivo no currículo para que serve?

Objetivo no currículo para que serve?

Objetivo no currículo para que serve?

Pela web é possível encontrar modelos prontos de currículo. No entanto, o objetivo aqui é ensinar você, meu caro leitor, a montar, renovar e explorar potenciais com sugestões que nunca caem em desuso no ambiente empresarial.

Para ajudar os trabalhadores de primeira viagem, trago aqui objetivos para cada tipo de direcionamento profissional.

Frases para colocar no objetivo do curriculum

  1. Por essa razão estamos disponibilizando abaixo as frases para curriculum objetivo que não devem ser usadas em hipótese alguma por você.
  2. Pelo presente, submeto meu Curriculum que descreve de forma resumida meu nível de competência profissional para V.Sª. Aguardando com interesse um futuro contato pessoal, onde descreverei meu interesse em trabalhar para esta conceituada empresa.
  3. Desenvolver com competência as devidas tarefas elaboradas pela empresa.
  4. Trabalhar em uma empresa conceituada, empenhando um trabalho sério e dinâmico, com intuito de adquirir conhecimento nas seguintes áreas administrativa e comercial.
  5. O que eu mais valorizo em uma empresa é ter relações significativas com as pessoas. Ser capaz de se conectar com as pessoas em níveis de profundidade.
  6. Eu pretendo trabalhar apenas em projetos e causas que sejam bem vindas para a empresa.
  7. Eu pretendo adquirir minhas finanças sem violar os meus valores, objetivos e missão profissional.
  8. Capacitar, motivar e inspirar meus colegas a viver vidas mais felizes e mais satisfeitas no trabalho.
  9. Usar meus conhecimentos para fazer o meu melhor na empresa para quem me escolheu como seu empregado.

Objetivo para currículo primeiro emprego

O que colocar objetivo curriculo? O eterno dilema: Para conseguir experiência, precisa de emprego. Para conseguir emprego, precisa de experiência.

Porém, como ressaltei tópicos acima, nesses casos, o foco precisa ser direcionado para as competências.

Coloque situações em que obteve destaque, como quando foi orador na formatura. Essas ações revelam mais do que imagina. Mostre proatividade e relate áreas de interesse.

currículo primeiro emprego

currículo primeiro emprego

Muitos entram em um primeiro emprego fora do local de formação por necessidade.

Para mirar os postos mais genéricos, insira competências padronizadas como inglês, computação, pacotes e habilidades sociais.

Uma última dica, que pode parecer óbvio, é: esteja disponível. Não adianta ter mil e um requisitos enfeitando o currículo e não ter tempo para o trabalho.

O desdobramento em milhares de funções é exaustivo e vai fazer sua produção cair, podendo ocasionar uma demissão mais rápido que a contratação.

Objetivo de currículo jovem aprendiz

Essa categoria é mais direcionada a uma área de atuação específica. Portanto, explore atividades linkadas ao curso, faculdade ou escola.

Empregos assim querem estudantes dispostos a aprender, mas que já tenham boa bagagem e visão para colaborar com a empresa.

Invista na sessão ”objetivo” do seu currículo e turbina a aba ”competências”. Não deixe passar as ações de caridade e voluntariados.

Objetivo para currículo jovem aprendiz

Objetivo para currículo jovem aprendiz

Elas são impulsionadores que relevam solidariedade e dedicação. Toda experiência é válida!

Ao se encaixar dentro do quadro ”jovem aprendiz”, quer dizer que a faixa etária abrangente é de 14 à 24 anos. A margem entre as idades é grande, mas todas se encaixam na categoria ”jovem”.

Isso quer dizer que a tecnologia está colaborando com você. Caso tenha nascido a partir dos anos 90, a familiaridade com as ferramentas da internet é maior até que a dos seus avaliadores.

Aproveite o ponto a seu favor e evite modelos prontos, datados.

Siga as recomendações estabelecidas, mas haja de acordo com idade e experiência.

Objetivo para currículo de professor

Os professores precisam convencer mais que qualquer um. Para ensinar, é necessário ter domínio e didática, algo que transparece na escrita.

Desta maneira, a sugestão para este grupo é atenção total aos detalhes (principalmente, à gramática).

objetivo para curriculo de professora

objetivo para curriculo de professora

Ser simplista confere pontos positivos pois demonstra que você consegue se fazer entender com poucas palavras. Para ser da área da educação precisa ter educação então: estude, estude e estude.

Recolocação no mercado:

Um profissional experiente pode ter momentos de altos e baixos. Com a crise, velhos conhecidos do mercado de trabalho precisam se realocar e garantir um novo espaço.

A aposta nesse caso é o investimento em redes sociais. Há também caso daqueles que decidiram sair de um emprego para assumir posições diferentes e mais desafiadoras.

O velho e infalível currículo precisa ser limpo com palavras certeiras, como já de costume, mas a inclusão de sites e novos meios de contato (como Whatsapp e o queridinho Linkedin) é imprescindível.

É através delas que se pode conhecer pessoas e, de tempos em tempos, futuros chefes, coordenadores, supervisores, subordinados ou colegas de trabalho.

recolocação no mercado de trabalho

Seja objetivo e saiba como retornar ao mercado

Conclusão

Revise o material, escrita e conteúdo. Cace erros de gramática, digitação, peça para algum amigo ler. Compare e não tenha vergonha de aprender.

Peça dicas aos mais experientes, solicite referências a colegas de trabalho e pessoas que demonstram interesse/gosto pelo seu trabalho (só não vale incluir familiar no meio).

Mantenha um perfil íntegro e, de preferência, sóbrio no seu CV.

Faça mudanças a cada semestre ou configure o material para cada projeto que quer adentrar. Suas chances crescem absurdamente dentro de um processo seletivo.

Aposte na clareza: Verifique se está tudo legível e profissional.

Não insira endereços de e-mail pessoais comprometedores, não exagere nas informações e não forneça ao seu recrutador dados como RG e CPF. Aliás, desconfie sempre de processos seletivos que fazem exigências assim.

Solicitações do gênero surgem apenas quando você já é um colaborador da empresa.

Não tenha pressa ou não se afobe em relação à respostas. Devolutivas podem ser demoradas.

Enquanto isso, invista com sabedoria no seu profissional e envie para o maior número de vagas que tenham relação com foco atual de vida.

Cuidado com propostas mal-intencionadas e avalie bem o mercado. Piso salarial, locais de atuação, direcionamento são pontos importantes.

Conhecimento do mercado faz com que um leque de possibilidades se abra.

Use a internet ao seu favor. Há sites de pesquisa, como esse Modelos de Currículos, onde há inúmeras dicas comprovadas. Estabeleça uma estrutura clara para que seu CV seja coeso, principalmente na questão formatação:

  • Letras – Times New Roman ou Arial.
  • Espaçamento entrelinhas  – 1,5 centímetros.
  • Evite recuo de parágrafos e textos coloridos.
  • Fonte de cor preta tamanho 12.

Seguindo este manual básico, competência e força de vontade, a chance de achar um trabalho com sua cara e de ir mais confiança para a etapa da entrevista de emprego só aumentam.

Quais outras dúvidas que você, leitor, quer sanar em relação a emprego?

Teve algo que não respondemos? Por favor, faça um comentário abaixo e interaja conosco. Sugira o que quer ler aqui nos próximos artigos e não deixe de acompanhar o que vem por aí.

Faça um comentário