Modelos de Curriculum Vitae Prontos Para Imprimir

Existem diferentes modelos de curriculum onde você pode aplicar suas experiências profissionais. Dependendo do tipo de vaga, é provável a necessidade de uma peça mais elaborada, enquanto em outros casos, um estilo mais simples é mais que suficiente para que você consiga a vaga de emprego tão desejada.

Conhecer alguns destes modelos de curriculum e também quando utilizá-los se faz importante para que você não deixe passar aquela ótima oportunidade de um emprego novo. Veja alguns exemplos.

Modelo de Curriculum Vitae Sem Experiência Profissional

Todo mundo vai passar pelo sufoco das perguntas de entrevista de emprego. Em alguns casos, a indicação para a vaga extingue-se a necessidade de você produzir um curriculum.

Por outro lado, se você botou os pés na rua e está atrás de se candidatar àquela vaga, precisa montar seu curriculum em cima de um modelo específico. Neste caso os pontos que você deseja destacar devem ser:

  1. Seu nome e dados em geral.
  2. Objetivo profissional. Aqui você vai contar o que pretende com seu emprego.
  3. Formação Acadêmica.
  4. Idiomas falados.
  5. Atividades extracurriculares.
Não se preocupe pelo fato de não ter experiência profissional e foque em empresas que ofertam o primeiro emprego. Dessa forma com certeza a oportunidade que você busca logo aparecerá.
Modelos de Curriculum

Modelo de Curriculum Vitae Trainee

Para quem busca uma vaga de trainee, também precisará usar modelos de curriculum específicos. Assim como no modelo anterior você precisará focar em alguns dados.
Aqui, não é interessante descrever dezenas de empregos, já que o processo de seleção é mais individualizado. O que não pode faltar em seu currículo para trainee são as seguintes informações:
  1. Seus dados em geral.
  2. Sua formação acadêmica. É importante detalhar essa formação levando em conta pontos altos de seu curto superior.
  3. Experiências profissionais. Neste caso aponte somente aquelas de importância relevante para a vaga de trainee.

Algumas empresas solicitam uma carta de apresentação. Esta deve está contida antes do seu currículo e em folha separada. É ideal que você utilize a mesma formação nas duas peças.

Curriculum Vitae Acadêmico

Estes modelos de curriculum são direcionados à pessoas graduadas ou de outro cursos de maior importância. Neste caso, seu currículo deve conter os detalhes da sua formação, com alguns pontos maiores como foco e suas conquistas durante o período acadêmico. Neste currículo, em sua maioria não são destacados empregos que não possuem ligação alguma com a vaga pretendida.

Curriculum Vitae no Estilo Carta

Está cada vez mais comum ver as empresas exigindo currículos em forma de uma carta. Eles se assemelham muito com a carta de apresentação para currículo, mas neste caso, você contará toda a sua trajetória educacional e trabalhista de uma forma mais direta e formal.

É importante salientar que o currículo no estilo de carta não é um documento informal, então atente-se bastante para a linguagem utilizada.

Curriculum Vitae Vocacional

É um modelo de curriculum ainda recente e pouco utilizado. Este modelo também pode ser escolhido por aqueles que possuem alguns cursos direcionados, mas ainda não tiveram a sua primeira oportunidade de emprego.
A ideia é expor apenas seus conhecimentos através de cursos, palestras e congressos ao quais foi participante. Neste modelo, suas pretensões e objetivo profissional podem ficar de fora.
Com estes 5 modelos de currículos não haverá mais dúvida na hora de fazer seu currículo. Basta escolher um destes e montar de acordo com seus dados.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *