Ter o modelo certo de uma carta de apresentação faz toda a diferença na hora da seleção do emprego. Existem várias formas e diretrizes para você chegar ao documento correto. Dá para encontrar modelos na internet que são bem eficientes, mas ainda assim é importante editá-los para que não pareçam generalizados.

Veja algumas dicas mais abaixo sobre como produzir uma carta de apresentação matadora e conquistar aquela vaga de emprego dos seus sonhos.

Carta De Apresentação Para Que Serve?

Como o nome já indica, a carta de apresentação vai servir para apresentar o candidato à empresa em questão. Estes documentos são entregues junto com o currículo pronto ou em um momento a parte. A solicitação da sua carta, assim como o tempo certo para entrega da mesma fica por conta de cada empresa.

Diante a viabilidade de alguns sites e seleções, as cartas de apresentação são menos utilizadas hoje, mas ainda assim permanecem importantes no processo. Então tenha em mente que seu papel é escrever um documento que mostre suas capacitações como funcionário e porque a empresa deve selecioná-lo para o quadro de funcionários.

Quando Usar Carta De Apresentação Ou Recomendação?

Tanto a carta de apresentação, como a carta de recomendação deve ser usada na seleção de uma nova oportunidade de emprego. Apesar de terem esse fato em comum, elas são apresentadas em duas ocasiões diferentes.

A carta de apresentação é feita pelo candidato com a finalidade de mostrar seu perfil e objetivo profissional para a empresa seletiva, de uma forma mais dissertativa e fluída. Já a carta de recomendação é escrita por um responsável dos Recursos Humanos da sua empresa ou pelo seu chefe. Neste caso ele quem vai recomendar os seus serviços profissionais para outra vaga.

Modelos De Cartas De Apresentação Mais Usados

Existem diferentes tipos de cartas de apresentação que podem ser usadas. Você pode preparar um documento para apresentar-se à uma seleção de emprego. Dá também para fazer uma carta de apresentação para aquele estágio da faculdade.

Há casos de cartas destinadas para empresas que buscam oportunidades novas no mercado. Instituições também podem usar cartas de apresentação na busca de parcerias, entre outras.

Você pode também consultar agora mesmo a área de download deste site e conferir os diversos modelos de carta de recomendação e carta de apresentação para baixar e usar gratuitamente. Há diferentes tipos de arquivo onde você pode apresentar até mesmo em caso de serem cartas para empresas.

Ainda dá para editar os documentos, preenchendo com seus dados e os dados da instituição a qual se dirige. Você conseguirá personalizar as suas cartas para a ocasião certa, de forma que elas sejam eficientes nas seleções de emprego.

Avatar de Maria Beatriz

Escrito por

Maria Beatriz

Maria Beatriz é formada em Jornalismo e letras. Segue produzindo pautas sobre tecnologia, finanças e Dinheiro.