Como o próprio nome já diz, uma carta de apresentação vai mostrar para um determinado setor ou empresa as qualificações de uma pessoa ou marca. É um documento bem simples de fazer e muito utilizado na candidatura de emprego, quando entregue juntamente com o currículo.

Mesmo sendo uma peça simples de ser construída, existem detalhes que fazem toda a diferença para que sua carta de apresentação seja um sucesso. Quer saber quais são e ainda aprender a fazer a sua? Veja as dicas abaixo.

Carta De Apresentação: O Que É?

Atualmente o uso das cartas de apresentação está bem mais escasso. Ainda assim há muitas empresas que pedem o documento com a finalidade de conhecer alguns pontos sobre os candidatos à determinadas vagas. É através da Carta de Apresentação que seu empregador saberá melhor da sua desenvoltura em apresentar as próprias qualificações.

O documento não é tão formal como o currículo vitae pronto simples e exige uma escrita mais dissertativa. Explicando de uma forma simplista, você se apresentará sob a forma de um pequeno texto e mostrará à empresa porque é um ótimo candidato ao cargo oferecido.

Como Fazer Uma Carta De Apresentação Para Emprego Ou Estagio?

Fazer uma boa carta de apresentação para primeiro emprego ou estágio é bem simples, como foi dito mais acima, contudo há a necessidade de atentar-se para alguns detalhes. Sabe aquele papo de que o segredo mora nos pequenos detalhes? Esta é a mais pura verdade para quem deseja construir uma carta de apresentação matadora e não sabe por onde começar.

Não há mágicas ou milagres. Você precisará de muita atenção e a desenvoltura para produzir um documento direto, pequeno e eficiente. Isso pode ser obtido facilmente seguindo três questões básicas. São elas:

1. Só coloque os pré-requisitos que a vaga busca. Se um curso ou um detalhe profissional não vai fazer diferença na sua carta de apresentação, acredite, ele não precisa estar lá.

2. Evite documentos generalizados e mostre que você conhece a empresa para qual está se candidatando. Nada de cartas de apresentação convencionais e com os termos comuns em todas.

3.    Mesmo que você use um modelo de carta de apresentação pronto da internet, pode adaptar para a empresa em questão. Mostre ao empregador que você conhece a marca e o trabalho que exercerá na instituição.

4. Não se prolongue e tenha atenção com o português. Usar frases curtas, diretas e eficientes é importante. Evite documentos com mais de 4 parágrafos, pois você pode acabar com um documento cansativo e dispensado pelo empregador. Revise tudo e torça para ser chamado!

Tipos De Cartas De Apresentação

Com todas as dicas acima dá para fazer uma carta de apresentação corretamente e ter sucesso na busca daquela colocação no mercado. Você também pode visitar a área de download do site e ver os modelos de carta de apresentação disponíveis para baixar.

O melhor de tudo é que você pode fazer isso gratuitamente. Após o download dá para editar com os seus dados e da empresa que lhe oferta a vaga! Pode ainda imprimir ou enviar o mesmo arquivo por e-mail, caso ache mais conveniente!

Avatar de Maria Beatriz

Escrito por

Maria Beatriz

Maria Beatriz é formada em Jornalismo e letras. Segue produzindo pautas sobre tecnologia, finanças e Dinheiro.