Na hora de buscar um novo profissional para compor seu quadro de funcionários, as empresas sempre vão optar por pessoas bem qualificadas.

Por isso, a capacitação profissional é de suma importância para o mercado de trabalho.

E apesar da capacitação profissional ser importante para todas as áreas, existe algumas profissões onde a especialização acaba sendo mais valiosa que em outras.

áreas para trabalhar em 2021
Foto de Andres Ayrton no Pexels

Isso acontece tanto pelo crescimento de determinadas áreas do mercado, quanto pela dificuldade de se encontrar mão de obra qualificada para esses setores.

Entretanto, mesmo com essas informações em mente, não é nada fácil escolher em qual área se especializar.

Mas para tentar ajudar, nesse artigo vamos citar algumas áreas onde a especialização é muito bem vista pelo mercado de trabalho.

Confira a lista com atenção e pondere os pontos positivos e negativos antes de fazer a sua escolha.

Administração de Empresas

A administração sempre será uma boa opção de especialização. Isso porque, em um mercado cada vez mais acirrado, as empresas que não tiverem uma boa administração não terão sucesso.

Uma das grandes vantagens do curso de administração de empresas é o leque de matérias que compõe sua grade.

O profissional que se especializar nessa área terá noções gerais de administração, tendo conhecimentos sobre contabilidade, finanças, departamento de pessoal, recursos humanos, marketing e logística.

Contabilidade

Apesar da área de contabilidade não ter tido muito visibilidade durante os últimos anos, essa é uma área que tende a crescer muito no Brasil.

Esse crescimento se justifica pelo fato dos empresários terem percebido que é por meio de uma boa gestão contábil que a empresa pode economizar muito dinheiro.

Além disso, uma boa administração contábil mantém a empresa longe de problemas fiscais.

Ao se especializar em contabilidade, o profissional terá chance de trabalhar em vários setores: contábil, fiscal, tributos, financeiro. as possibilidades são diversas.

Marketing

O marketing é um setor que vem ganhando cada vez mais reconhecimento no mundo corporativo. Afinal, é através do marketing digital que as empresas conseguem divulgar os seus produtos e serviços a fim de captar e reter clientes.

Hoje em dia, o marketing tem atuado fortemente em conjunto com as redes sociais e se desenvolvendo de várias formas de acordo com as estratégias adotadas.

Porém, não são todos os profissionais que sabem usar as estratégias corretas para criar uma boa gestão de marketing, por isso, essa especialização traz grandes oportunidades.

Tecnologia da Informação

Essa é uma área onde com certeza vale a pena se especializar. A mão de obra na área de tecnologia da informação esta cada vez mais difícil de ser encontrada, e por isso as empresas estão em busca dessas profissionais.

A escassez da mão de obra também faz com que essa seja uma das áreas mais bem remuneradas do mercado.

Ou seja, se você gosta de trabalhar com inovação, tecnologia, sistemas digitais e programação, saiba que a área da tecnologia da informação é uma ótima opção para você.

melhor área do Mercado de trabalho 2021
Foto de fauxels no Pexels

Educação

A educação é uma área que tem crescido muito nos últimos anos. A procura por cursos de graduação, pós-graduação e cursos profissionalizantes deu oportunidade a centenas de Universidades nascerem e distribuírem conhecimento, tanto por meio de aulas presenciais quanto online.

Por isso, se qualificar em um campo da área de educação é ter a certeza que estará apto para adentrar em um mercado que só cresce que cada dia busca por mais profissionais qualificados.

Conclusão

Ser especializado em determinada área é muito importante para conseguir um bom trabalho. A intenção desse artigo foi reunir as melhores áreas para se especializar em 2021.

Na lista levantada as melhores áreas citadas foram as de administração de empresas, contabilidade, marketing, tecnologia da informação e educação.

Porém, é importante que você escolha uma área que você tenha afinidade, assim você será um profissional capacitado e competente no setor que decidir atuar.

Avatar de Maria Beatriz

Escrito por

Maria Beatriz

Maria Beatriz é formada em Jornalismo e letras. Segue produzindo pautas sobre tecnologia, finanças e Dinheiro.