INSS: Quem tem direito, como consultar e benefícios. Os cidadãos precisam ficar atentos aos órgãos ligados ao governo, pois eles irão trazer alguns benefícios essenciais aos trabalhadores.

Um órgão do Ministério da Previdência Social muito conhecido atualmente é o INSS, pois é por meio dele que várias pessoas conseguem garantir uma aposentadoria ou o afastamento do trabalho com remuneração.

Mas você conhece o INSS? Sabe o que é e quem tem direito? Se a sua resposta foi não, este artigo é para você porque a seguir eu irei falar tudo o que você precisa saber sobre este órgão.

O que é?

O INSS é a sigla que significa Instituto Nacional do Seguro Social e ele é um órgão que está diretamente ligado ao governo e é o responsável por realizar os pagamentos de aposentadorias e benefícios aos trabalhadores brasileiros que contribuem com a Previdência Social.

As pessoas que contribuem irão garantir que receberam um benefício mensal após se aposentar.

Além do mais, em caso de doenças é possível que o contribuinte da Previdência ganhe auxílio-doença para se afastar do serviço até realizar o tratamento adequado.

É importante destacar a contribuição do INSS deve ser feita tanto pelo empregado como pelo empregador.

Quem tem direito ao INSS?

Terá direito de garantir os benefícios do INSS aquelas pessoas que tiverem contribuído para a Previdência Social por um tempo determinado conforme cada benefício.

Agendamento

Se você deseja ser atendido em uma das agências do INSS é necessário fazer o agendamento que possui como finalidade proporcionar um atendimento mais cômodo e permite que as agências planejem o atendimento conforme a necessidade de cada unidade.

inss

Quando a pessoa realiza o agendamento ela deverá conferir qual é a documentação necessária que deverá levar no dia do seu atendimento para não possuir complicações ou não conseguir ser atendido.

Lembramos que este agendamento poderá ser feito online ou através do telefone conforme a necessidade de cada usuário.

Consulta

Se você deseja realizar uma consulta da situação de um benefício do INSS o processo é bem simples, basta você seguir o passo a passo abaixo:

  1. Acesse a página oficial do INSS
  2. Em seguida você deverá clicar em um dos campos conforme seu desejo. Você poderá clicar em “acompanhar pedido” caso queira saber qual a situação dele ou em “resultado de perícia” para saber se a sua perícia foi ou não aprovada para você receber o benefício.
  3. Se você deseja acompanhar o pedido você deverá inserir nos campos o número do benefício, data de nascimento, nome do beneficiário, CPF e os caracteres que irão aparecer em sua tela.
  4. Feito isso você deverá clicar em visualizar e a situação do seu benefício estará na tela.

INSS em atraso

Deixar o INSS atrasado é bastante comum entre os contribuintes individuais por isso é recomendável que eles conheçam quais são as regras da previdência social para a realização deste pagamento em atraso.

Quem possui o INSS atrasado deverá analisar quantas parcelas está em atraso sendo que se não tiver passado cinco anos de atraso o contribuinte deverá apenas acessar o site do Ministério da Previdência Social e gerar uma guia de contribuição referente a todos os meses em atraso.

Neste caso é necessário apenas inserir o valor do salário recebido e os meses atrasados.

Além do mais é necessário provar que exerceu atividade durante o tempo que atrasou o INSS e dizer por qual motivo não pode recolher no prazo certo.

Contudo, se o atraso das parcelas exceder o prazo de cinco anos elas serão prescritas conforme a brasileira.

Nesse caso será necessário que o indivíduo vá até uma das agências de atendimento do INSS pessoalmente para realizar pagamento.

Também será necessário comprovar que exerceu atividade durante o período em que o INSS estava atrasado.

Quem realizar o pagamento após os cinco anos deverá pagar uma multa que será de 20% do valor da média das contribuições atrasadas.

Benefícios do INSS

Alguns dos benefícios que o INSS garante são:

  • Aposentadoria por idade
  • Aposentadoria por invalidez
  • Aposentadoria por tempo de contribuição
  • Auxílio doença
  • Auxílio acidente
  • Pensão por morte
  • Salário família
  • Salário maternidade
  • 13° salário

Se você ainda tem alguma dúvida sobre o INSS e os benefícios que ele pode te trazer deixe um comentário!