Hoje em dia muitas pessoas estão investindo em conhecimento, isso porque muitas vagas de emprego estão solicitando que os candidatos saibam falar inglês, com poucos profissionais qualificados para preencher as vagas as empresas acabam oferecendo uma remuneração bem mais alta para aqueles que sabem falar outro idioma, especialmente o inglês.

Mas, na hora de escolher o curso existe uma dúvida entre os alunos, que é escolher entre cursar o inglês britânico ou americano, isso porque há algumas diferenças entre as duas línguas inglesas e é justamente por esse motivo que as pessoas ficam em dúvida na hora de escolher qual idioma cursar.

Para que o interessado consiga tomar uma decisão recomenda-se que estude um pouco mais de cada uma dessas línguas antes de se matricular no curso.

Inglês britânico ou americano
Inglês britânico ou americano

Em relação ao que é mais fácil de aprender, é algo bem particular. Mas, uma das principais dificuldades de aprender o inglês britânico está em relação ao ritmo, por exemplo, ao falar somente uma frase no inglês britânico você muda em pelo menos 4 vezes os níveis de tom da voz.

Por outro lado no inglês americano, o que é mais complicado é entender as palavras que fazem ligações, é bem comum que os americanos façam conexões entre as palavras, com isso, eles acabam mal abrindo a boca para falar.

O fato é que se uma pessoa aprende falar inglês americano, vai entender o britânico, e ao contrário também, porém os brasileiros têm mais facilidade de aprender a falar o inglês dos Estados Unidos (EUA).

Podemos dizer que existem essas diferenças pelo simples fato de que a Inglaterra e os Estados Unidos vivenciaram seus períodos coloniais, ou seja, assim como o Brasil e Portugal também tiveram suas transformações no idioma, os americanos e britânicos também.

Britânico e Americano: Qual o melhor?

Sabemos que o inglês passou a fazer mais parte da nossa rotina, especialmente na carreira profissional e acadêmica, onde existem muitas portas abertas para novas oportunidades.

Conforme o inglês ficou mais comum, o mundo começou também a se flexibilizar através do idioma, já que muitas vezes é considerado a língua dos negócios.

Então, podemos dizer que não existe o melhor nem o pior, o que pode haver é uma preferência e também facilidade de aprendizagem de cada pessoa.

Alguns vão preferir a sonoridade do inglês britânico, já outros preferem todas as particularidades do inglês americano.

Mas estudando o inglês americano ou britânico, você deve ter sempre em mente que independentemente de um ou de outro, ambos vão te proporcionar bons níveis de conhecimento que podem gerar grandes oportunidades de carreira e quem sabe conquistar uma promoção no trabalho ou ocupar aquela vaga que você tanto deseja.

E conforme for ganhando mais conhecimento, você vai conseguindo perceber com qual você tem mais particularidade, sabendo de qual dos dois você gosta mais.

Inglês britânico ou americano

Dicas de aprendizado

Nesta etapa do artigo vamos dar algumas dicas que vão servir para estudar tanto o britânico, quanto o americano.

Veja abaixo quais são as dicas que vão ajudar no processo de aprendizagem e até mesmo acelerar o processo.

Assistir filmes legendados

Independentemente da sua preferência, se você estiver fazendo cursos para aprender a falar inglês, pare de ver os filmes dublados e passe a ver legendados, dessa forma você vai conseguir ter mais aprendizado sobre as palavras e como se pronuncia cada uma delas da maneira correta.

Aprenda inglês através do português

Essa é uma das melhores maneiras de aprender inglês, não importa se é o americano ou britânico, principalmente aquelas pessoas que têm mais dificuldades em aprender.

Na transfer english Bia Arantes, tem essa possibilidade, além disso as aulas são completamente online, facilitando mais sua vida, podendo ouvir e ver as aulas de onde estiver.

Faça a tradução das suas músicas favoritas

Fazer a tradução das suas músicas favoritas pode ser uma ótima ideia para aprender de forma mais rápida a falar inglês.

Uma boa ideia é ouvi-las com a tradução do português para o inglês, seja ele britânico ou americano.

Estude diariamente

Por mais que tenha uma rotina um pouco corrida é muito importante que separe um tempo do seu dia para estudar, pode ser meio hora ou mais por dia, ou até mesmo o tempo que tiver disponível na sua hora de almoço, por exemplo.

O importante é que não deixe de estudar um pouco que seja por dia.

Inglês britânico ou americano

Tenha diálogos

Outra boa forma de ajuda a fixar mais rápido as palavras e modo de falar é tendo diálogo, você pode treinar com os colegas de trabalho ou pode ter diálogos com você mesmo.

Não tenha medo de errar e corrigir, afinal de contas se não houvessem os erros não teria o porque estudar, então treine bastante sem medo ou vergonha.

Com todas essas dicas e informações sobre o inglês britânico e americano ficou mais fácil entender qual suas particularidades, tentar se aprofundar em cada um deles e decidir qual dos dois você deseja aprender.

Avatar de Maria Beatriz

Escrito por

Maria Beatriz

Maria Beatriz é formada em Jornalismo e letras. Segue produzindo pautas sobre tecnologia, finanças e Dinheiro.