Ideias de empreendedorismo para iniciar um negócio de sucesso. Não é de hoje que o Brasil vem passando por uma crise política e econômica, todavia, está muito mais evidente nestes últimos anos; como consequência, muitos brasileiros ficaram desempregados, sem renda mensal.

A falta dessa renda praticamente os obriga entrar no mundo do empreendedorismo.

Além de saber como abrir uma empresa para dar início ao negócio, é importante conhecer o seu mercado, se conhecer e buscar as melhores ideias de empreendedorismo.

Dessa forma, surge tão forte a importância de ideias de empreendedorismo no Brasil; pois com mesmo todas as incertezas do setor; existem muitas oportunidades para o mesmo, ainda mais, quando ele cresce sob uma base sólida.

empreendedores com ideias simples e de baixo custo
Empreendedores com ideias simples e de baixo custo

Projetos empreendedores

Veja abaixo algumas ideias de empreendedorismo para você se inspirar

Manutenção de bens

Diante da crise, muitos brasileiros estão restringindo o consumo e usando bens mais caros como automóveis, celular e computador por mais tempo.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE, as vendas no varejo estão estagnadas desde maio de 2014.

Por exemplo, em setembro de 2015, as vendas caíram 3,3% em relação ao mesmo período de 2014.

Portanto, investir em manutenção e reparo em 2016 é um bom caminho. Afinal, se os consumidores não comprarem novos produtos, inevitavelmente precisarão de reparos quando o equipamento falhar.

Dessa forma, no meio de muitas ideias de empreendedorismo, a manutenção de bens parece uma excelente opção para você passar a investir e buscar ter uma renda extra.

Serviços de qualidade

Como o atendimento ao cliente no Brasil geralmente não atende às expectativas da maioria das pessoas, investir em um serviço de qualidade pode ser um bom primeiro passo.

Veja abaixo algumas ideias de empreendedorismo do setor.

  • Empresas de serviços gerais, como encanador e eletricista;
  • Oficinas mecânicas de carros ou motos;
  • Recarga de cartuchos para impressoras;
  • Conserto de computadores e informática;
  • Conserto de ar condicionado e eletrodomésticos;
  • Consertos e reformas em imóveis.

Alimentação e conveniência

Comida é algo que as pessoas não param de consumir, mesmo em uma crise econômica terrível que estamos vivendo.

Porém, a crise faz que as pessoas não comam tanto em restaurantes, optando por comer em casa para evitar gastos excessivos.

Dessa forma, os estabelecimentos que oferecem comidas mais sofisticadas, e consequentemente mais caras, acabam perdendo espaço em um mercado tão competitivo, cedendo lugar as refeições mais simples, mas de boa qualidade e mais baratas para o bolso dos clientes.

Muitos deste ramo, optam pelo delivery de marmita, pois assim o cliente não precisa sair de casa, e nem perder tempo fazendo algo ou se deslocando até o local.

Os lanches saudáveis com um modelo de assinatura, vem ganhando muito espaço.

Observe o Setor de Bebidas

Este ramo, é pouco desenvolvido aqui no Brasil, por isso, é uma ideia a ser bem analisada.

O setor se baseia na questão, quanto mais trabalham, menos tempo e mais estressadas as pessoas ficam.

A solução encontrada por alguns por pessoas, especialmente nos Estados Unidos, foi a fabricação e venda das tais bebidas funcionais.

Esses sucos, garantem conseguir que o corpo alcance determinada meta, podendo variar dormir melhor ou desenvolver um pouco mais sua musculatura.

São os casos dos produtos da Vitaminwater ou da Slow Cow.

Mais uma opção, para as pessoas que não tem tanta familiaridade em trabalhar com produtos naturais, só que quer investir nesse meio, uma saída é usar o modo de franquia.

Visto que, ja vem com um modelo de negócio pronto.

Moda e Vestuário

O mercado de confecções e vendas de roupas vem superando as crises e se mantendo estáveis nos últimos anos. Por conta disso, pode ser uma boa ideia para você.

Nesse caso, mulheres são o grande destaque do mercado, onde lideram o setor e são o destaque no setor de investimentos em novos empreendimentos.

Você pode produzir ou revender roupas de nichos, aumentando o valor agregado elevando o faturamento do empreendimento.

Após analisar todas as ideias de empreendedorismo, você deve ter em mente que abrir um negócio é algo muito complexo, porém, pode mudar a sua vida financeira.

Dessa forma, estude, se prepare e coloque em prática o seu projeto.

Avatar de Maria Beatriz

Escrito por

Maria Beatriz

Maria Beatriz é formada em Jornalismo e letras. Segue produzindo pautas sobre tecnologia, finanças e Dinheiro.