Empréstimo Pessoal: O que é, Taxas e Qual o Melhor?

O empréstimo pessoal pode ser a alternativa que você precisa para medidas emergenciais. Um exemplo para utilizar o crédito pessoal é quando você tem uma dívida alta que não cabe no seu orçamento, mas não pode mais atrasá-la. Nessas horas o empréstimo aparece como alternativa onde você trocará essa dívida por uma outra, mas que pode ser parcelada em vários meses.

A financeira contratada por você irá te oferecer o dinheiro para quitar a dívida que você já tem. E você se compromete a pagar as parcelas até o final, e nessas parcelas estarão também os juros desse empréstimo.

Em tempos de crise financeira, onde os produtos estão cada vez mais caros é comum apertar o orçamento ou até mesmo atrasar pagamentos importantes como o aluguel, cartão de crédito, prestação de carro e de casas.

Mas através de bancos e financeiras você pode conseguir o valor que precisa para quitar essa dívida ou ainda para solucionar qualquer outro problema financeiro.

Quando Devo Contratar Empréstimo Pessoal

O empréstimo pessoal é um serviço financeiro que você deve contratar sempre que achar necessário. A maioria das instituições não obrigam a comprovação do uso do dinheiro emprestado, então você é livre para utiliza-lo como quiser. Mas a maioria das pessoas utiliza o empréstimo para suprir necessidades como citamos acima, quando há uma dívida grande que não cabe no orçamento.

Outro momento onde se pede empréstimo pessoal é quando há necessidades urgentes como o conserto do carro, a reforma da residência, investir em uma empresa e etc. Mas antes de contratar o empréstimo é preciso pensar em várias alternativas que você tem, inclusive outras linhas de crédito com taxas de juros menores.

A conta atrasada, por exemplo, pode ser parcelada? Se sim qual a taxa de juros imposta? Vai utilizar o dinheiro para investir em um negócio próprio? Consulte bancos especializados para esses fins e veja como é o empréstimo para pessoas jurídicas.

Quem Pode Contratar Empréstimos?

Outra dúvida que surge é sobre quem pode contratar empréstimo pessoal. Qualquer pessoa maior de 18 anos pode pedir empréstimo. Mas cada instituição financeira oferece regras específicas para autorizar o crédito.

Alguns bancos, por exemplo, oferecem empréstimo apenas para correntistas. Quem não é correntista pode tentar outras linhas de crédito, mas a maioria possui juros altíssimos. Outros bancos, porém, permitem que qualquer pessoa possa pedir uma quantia emprestada, desde que tenha o nome limpo e possa comprovar a renda.

Também encontramos instituições financeiras que não consultam restrições no nome, permitindo que até mesmo pessoas com o nome sujo possam contratar o empréstimo. Por isso é interessante você pesquisar entre as instituições financeiras de sua preferência.

Qual é o Melhor Empréstimo Pessoal?

Escolher a financeira para pegar empréstimo pessoal exige muita pesquisa. Comece buscando o gerente do seu banco, ele poderá te passar as condições pré-aprovadas de crédito para você. Se não tiver crédito disponível no banco, busque financeiras de sua confiança, algumas lojas de departamento oferecem empréstimo para seus clientes como C&A e Marisa.

Não é cliente dessas empresas? Então avalie na sua região quais são as financeiras que oferecem empréstimo pessoal. Antes de aceitar uma proposta, avalie as condições como a quantidade de prestações, a taxa de juros e se as parcelas do empréstimo cabem no seu orçamento.

Para saber qual é o melhor, veja os prós e contras e opte pela empresa que oferece as melhores condições. Se for possível, leia atentamente o contrato antes de assinar e tire todas as suas dúvidas antes de confirmar que aceita o empréstimo.

Empréstimo Pela Internet

Além de conhecer as financeiras da sua região, você pode buscar por empresas que ofereçam empréstimo pessoal pela internet. Muitas delas permitem a simulação do contrato, onde você pode consultar o valor que você deseja ou valor das parcelas que você pode pagar.

É bem simples e fácil de fazer consultas online para empréstimo pessoal, mas é preciso ter cuidado para não cair em sites sem credibilidade. Na dúvida, busque pelo número de telefone e fale pessoalmente com algum representante da empresa. Outra forma de não cair em golpes é buscar referências com pessoas que já contrataram empréstimo pessoal com aquela financeira.

Não passe seus dados pessoais e financeiros para ninguém até confirmar se a empresa é idônea. Quanto mais informações e referências tiver sobre a financeira, melhor será a sua experiência com o empréstimo pessoal contratado.

 

Faça um comentário