Quem precisa de dinheiro e quer recorrer ao empréstimo consignado precisa saber de alguns fatores antes de fechar o contrato. O primeiro deles é entender como funciona este tipo de crédito e qual é a melhor forma de contratá-lo.

Sabemos que muitas vezes a nossa melhor alternativa para quitar uma dívida ou para adquirir um bem é optar por empréstimos. O mercado oferece uma série de tipos de empréstimos e devemos conhecê-los para fazer a decisão correta.

Principalmente referente ao valor da taxa de juros que é um fator a ser analisado antes de você escolher a instituição financeira onde irá contrair o empréstimo.

onde fazer empréstimo consignado
onde fazer empréstimo consignado?

O que é empréstimo consignado?

Para você entender o que é, o empréstimo consignado é aquele crédito cuja as parcelas são descontadas em conta corrente.

Ele é geralmente oferecido para aposentados e pensionistas, mas profissionais com registro em carteira e funcionários públicos também podem solicitar esse crédito.

Mas para trabalhadores de empresas privadas é preciso que a empresa contratante tenha convênio com algum banco ou instituição financeira para poder oferecer o crédito consignado para seus funcionários, caso contrário não tem como fazer.

Com este empréstimo, você terá que comprovar renda e poderá assumir até 72 prestações para quitar a dívida, o que daria 5 anos.

Mas fique atento. Lembre-se que as parcelas deixarão o seu salário menor, portanto, mantenha suas contas mensais dentro da média que irá sobrar para não se enrolar e atrasar as parcelas de outras contas que já tenha.

Vantagens do crédito consignado

Uma das maiores vantagens de conseguir o empréstimo consignado é a taxa de juros mais baixas se comparadas ao empréstimo pessoal.

A média da taxa do crédito consignado é de 2% ao mês, já o crédito pessoal é de cerca de 3,02% ao mês.

Outra vantagem desse tipo de contrato é que as parcelas são descontadas diretamente do seu pagamento, não precisando assumir boletos.

Ao ter o valor descontado em folha, você não corre o risco de deixar as parcelas atrasarem, o que aumentaria de forma significativa a dívida.

Porém essa vantagem exige controle financeiro, pois seu salário será menor e as demais contas mensais deverão ser reajustadas para não te fazer adquirir outras dívidas.

Aliás, o controle financeiro é essencial para que este empréstimo realmente consiga suprir os seus problemas financeiros, caso contrário estará aumentado a sua dívida e diminuindo o seu orçamento sem resolver o seu problema com dívidas.

Onde fazer empréstimo consignado?

Se você é aposentado ou pensionista do INSS encontrará vários bancos e instituições financeiras que ofereçam o crédito consignado.

Mas é preciso prestar atenção e fazer pesquisas para garantir a menor taxa de juros e escolher também uma instituição idônea.

Opte sempre por empresas renomadas como a losango crednet, assim você não corre o risco de ter sua conta saqueada por empresas de fachadas que aplicam golpes em aposentados e pensionistas.

Agora trabalhadores de empresas privadas devem procurar no setor de recursos humanos de sua empresa sobre quais são as opções de empréstimo consignado oferecidas.

Caso a empresa não tenha convênio com nenhuma instituição financeira, você não poderá contrair este empréstimo, devendo procurar outras opções de créditos no mercado.

Quanto tempo demora para conseguir o dinheiro?

O crédito consignado é uma das formas mais fáceis de conseguir o dinheiro que você precisa.

Em até 24 horas o dinheiro já deve estar na sua conta, mas é preciso checar o tempo correto junto à instituição onde você contratou o empréstimo.

Mas lembre-se: antes de te emprestar o dinheiro, a financeira irá analisar seu perfil de pagador, vendo se você deixou de pagar alguma conta, se está com o nome limpo e etc.

Fora isso, a instituição irá oferecer um valor cuja as parcelas não ultrapassem 35% do seu salário mensal.

O valor é 5% maior que o empréstimo pessoal e outras linhas de crédito, o que torna o empréstimo consignado ainda mais vantajoso.

Outra grande diferença do empréstimo consignado é que esse tipo de crédito pode ser solicitado mais de uma vez.

Ou seja, se você já tem um empréstimo e está pagando as parcelas e precisar de mais dinheiro poderá contratar mais um, porém os valores dos dois juntos não poderão ultrapassar os 35% do seu salário.

Faça uma pesquisa com as instituições financeiras e bancos de sua preferência para pesquisar as condições do empréstimo consignado antes de fechar o contrato.

Opte sempre pela empresa que oferece o melhor custo-benefício, isso é, as menores taxas e mais tempo para quitar a dívida.

Avatar de Maria Beatriz

Escrito por

Maria Beatriz

Maria Beatriz é formada em Jornalismo e letras. Segue produzindo pautas sobre tecnologia, finanças e Dinheiro.