O curso técnico em Segurança do Trabalho vai oferecer ao aluno o conhecimento necessário para poder atuar nesta que é uma das áreas que mais crescem e empregam no Brasil.

A área permite que três tipos de profissionais trabalhem, cada um fazendo sua parte no processo, sendo eles: técnico, tecnólogo e engenheiro de Segurança do Trabalho.

No curso técnico de Segurança do Trabalho o aluno irá aprender noções básicas da profissão de forma que ele consiga supervisionar a aplicação de medidas para prevenir acidentes de trabalhos.

O curso de segurança do trabalho tem em média dois anos de duração, com carga horária de 1200 horas. Há várias escolas profissionalizante que oferecem este curso, entre elas o SENAC e o SENAI CURSOS gratuitos.

Técnico Em Segurança Do Trabalho Profissão

A profissão do técnico em Segurança do Trabalho é voltada para prevenir e minimizar acidentes de trabalhos e doenças ocupacionais através da elaboração de medidas de segurança.

O profissional formado pode atuar em qualquer tipo de empresa, desde indústrias até prestadoras de serviços como call centers e grandes lojas, garantindo condições de trabalho que protejam a integridade física e a saúde dos funcionários da empresa.

O trabalho do dia a dia desse profissional é investigar, analisar e implantar medidas para controle e prevenção de acidentes de trabalho.

Essas ações devem ser tanto técnica, como mudança de móveis, instalação de equipamentos de segurança, como também educativas através de ensinamentos aos funcionários.

técnico em Segurança do Trabalho

Técnico em Segurança do Trabalho Quanto Ganha?

O mercado para técnico em Segurança do Trabalho está aquecido, com muitas oportunidades de trabalho. O recém-formado recebe em média R$ 2.000,00 de salário, valor que aumenta conforme ele vai ganhando experiência na área.

Quem atua no trabalho há mais de três anos, por exemplo, pode chegar a receber propostas de até R$6.000,00 de salário.

Um valor bem alto se comparado com o salário oferecido para outros profissionais com ensino técnico.

Mas para poder atuar na área é imprescindível ter formação de um curso técnico em Segurança do Trabalho, sem essa formação não é possível encontrar emprego na área.

Curso Técnico de Segurança do Trabalho Grátis Onde Fazer?

Não é necessário investir muito dinheiro para se formar na área, pois encontramos curso técnico de Segurança do Trabalho grátis. O SENAI CURSOS é uma das instituições que oferece esse curso sem custo, existem diversas unidades dessa escola que possuem este curso em sua grade.

O SENAC Cursos Tecnicos não tem curso grátis, mas os interessados podem entrar com o pedido de bolsa de estudo desde que comprove não ter condições para pagar pelo curso.

Os interessados na bolsa passam por um processo de seleção e análise de histórico socioeconômico.

Outra forma para fazer o curso técnico Segurança do Trabalho grátis é se inscrevendo no PRONATEC SENAI, pois esse curso faz parte da lista de cursos técnicos oferecidos pelo programa do governo federal.

Para conhecer os cursos do PRONATEC acesse o site do programa e pesquise pelas instituições de ensino da sua cidade que oferecem este curso, depois é só entrar em contato com a escola e verificar quando começa as inscrições para o curso.

Avatar de Maria Beatriz

Escrito por

Maria Beatriz

Maria Beatriz é formada em Jornalismo e letras. Segue produzindo pautas sobre tecnologia, finanças e Dinheiro.