O curso de Teologia abre espaço para quem deseja estudar religiões. Afinal o que é curso de teologia?

Trata-se de um curso técnico ou de graduação que oferece elementos históricos para que o aluno entenda como a religião tem influenciado a sociedade.

Muitas pessoas acreditam que este curso forma sacerdotes como padres, reverendos e pastores, mas isso não é uma regra.

Muitos desses religiosos estudam a biblia para ter base em suas crenças, mas nem todo teólogo possui um cargo religioso.

Dito isso, temos que explicar que a teologia não estuda apenas uma religião, a menos que a instituição escolhida para fazer o Formação Técnico em Teologia seja uma escola ou faculdade ligada a uma denominação.

Para que serve o curso em teologia?

Quem se forma em teologia pode trabalhar como:

  • pesquisador,
  • assessor de grupos religiosos,
  • assessor de grupos ecumênicos,
  • professor de religião e ética,

professor em centros culturais e ainda tentar a carreira pública como capelão das Forças Armadas ou capelão da Petrobras atuando com equipes que trabalham nas plataformas marítimas.

Igrejas como: Assembleia de Deus tem o curso em PDF a distância, Batista, Deus é Amor, Internacional da Graça, Universal do Reino de Deus e Deus é Amor. Oferecem o curso de teologia gratuito evangélico.

Curso de teologia grátis distancia online certificado EAD
Curso teologia grátis distancia online certificado EAD

Faculdade de teologia nacional

Outras instituições oferecem o curso com Certificado de nível superior e/ou tecnólogo, reconhecido pelo MEC. Como o curso de teologia IBAD, Mackenzie.

Curso de Teologia Grátis reconhecido pelo MEC

O curso em teologia é reconhecido pelo MEC? Será que posso fazer e ter nível superior reconhecido e certificado?

Muitas instituições de ensino oferecem curso com formação teologia que é considerado superior, mas pesquisando pela internet conseguimos encontrar cursos grátis ou com capacitação por menos de R$ 99,00 reais em parcela única, para quem não tem condições de investir muito nessa profissão.

Antes de conhecer algumas dessas instituições com cursos grátis é preciso dizer que o interessado em cargos eclesiásticos pode escolher instituições que professem sua fé.

Para se ter uma ideia, a Falec, no Paraná, oferece curso de Teologia Espírita, a  Pontifícia Universidade Católica (PUC) é uma instituição católica mas o curso não dá ênfase para a religião.

Já a Unisal dá cursos voltados para o catolicismo.

Vale a pena pesquisar a instituição de ensino que oferece o curso com base em sua crença, ou optar por cursos gerais que além de serem chamados Curso técnico em Teologia ensinam a estudar a bíblia e também recebem o nome de Ciências da Religião, Ciências Religiosas ou Ciências Teológicas.

Curso de Teologia Online Grátis Onde Fazer?

Depois que escolher onde fará o curso na área de Teologia, o candidato ainda pode pesquisar por bolsas de estudo ou então escolher instituições onde o curso é totalmente gratuito.

As universidades concedem o curso de Teologia grátis apenas para bolsistas, então se o seu interesse é ter um diploma de bacharel a melhor opção é pedir bolsa.

Agora se o curso for técnico ou de qualificação profissional a quantidade de instituições gratuitos aumenta, podendo ser realizado até por entidades ligadas à denominações específicas.

o que se aprende no curso de teologia?
o que se aprende no curso de teologia é curso superior?

Curso de Teologia a Distância Online

Muitas pessoas buscam saber qual melhor curso de teologia a distancia, no entanto isso não é um mistério.

Você só precisa de um curso de Teologia a Distância Online se de fato não tiver tempo para aulas presenciais ou se por ventura em sua cidade ou região, nenhuma escola, faculdade disponibilize uma capacitação profissional na área.

Temos muitos cursos para indicar, como o curso da Faculdade Teológica do Brasil (FATEBRA) que oferece cursos para evangélicos assim como a Faculdade Teológica Charisma.

Se você prefere pagar pelo curso temos opções como o Curso de Teologia do site Cursos 24 Horas que cobra apenas R$ 60,00 pelo curso com certificado.

Nesse site você vai aprender matérias como História de Israel, História da Igreja, Igreja Contemporânea, Teologia nas Religiões, Bíblia, Idiomas da Bíblia e muito mais.

Já no site iPED os cursos voltados para este tema são cursos livres e o aluno pode escolher pelas disciplinas: Curso do Antigo Testamento, Curso do Novo Testamento ou Administração para Igrejas.

Agora que você já sabe qual o melhor curso de teologia do Brasil, conta para nós qual a sua dúvida nos comentários abaixo.

Avatar de Maria Beatriz

Escrito por

Maria Beatriz

Maria Beatriz é formada em Jornalismo e letras. Segue produzindo pautas sobre tecnologia, finanças e Dinheiro.