O Senac é uma das instituições de ensino mais respeitadas do Brasil, formando a cada ano milhares de novos profissionais, que podem atuar nas mais variadas áreas. O curso de Saúde bucal é uma ótima escolha para quem deseja ser auxiliar de odontologia.
Durante as aulas os alunos recebem toda a qualificação necessária para que possam executar a profissão.

A metodologia desenvolvida pelo Senac proporciona que os alunos consigam aprender sobre tudo o que é necessário nesta profissão. É uma área que está em expansão, então os que tiverem interesse neste curso, terão um bom futuro pela frente.
É uma oportunidade de agregar valor para o seu currículo, estudando numa instituição que valoriza os alunos.

Conheça o Senac

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) é considerado uma das principais instituições de ensino profissionalizante do Brasil e da América Latina. Todos os anos são formados milhares de jovens nos seus cursos profissionalizantes. A entidade é administrada a nível Brasil pela Confederação Nacional do Comércio.

O Senac foi fundado em 1946, por tanto, são mais de sete décadas formando novos profissionais que poderão atender o setor comercial. A instituição faz parte do Sistema S, junto com outras, como o Sesi e o Senai. A cada ano são oferecidos diversos cursos gratuitos e outros pagos, um deles é o técnico em Saúde Bucal.

Quem pode fazer o curso do Senac?

O Senac exige algumas condições para os interessados em estudarem este curso profissionalizante. É necessário fazer parte de uma família com renda per capita de até dois salários mínimos, além de não estar fazendo o mesmo curso na instituição.

O interessado também não pode estar fazendo outro curso na mesma instituição e nem participar de outro processo de bolsa. Também é exigido que o interessado não tenha abandonado nenhum curso nos últimos dois anos. Se estiver de acordo com estas exigências, poderá ganhar uma bolsa de 50% na primeira mensalidade.

Como se inscrever no curso técnico de Saúde Bucal do Senac?

O Senac é uma instituição que está presente em todo o Brasil, seus cursos possuem mudanças de um estado para outro, assim como o processo de seleção. Para se inscrever, acesse o site do Senac e procure pelo seu estado. Em seguida, busque por “Cursos técnicos” ou algo parecido.

Então será o momento de procurar pelo curso de Saúde Bucal, depois disso é só verificar as instruções na página de inscrição e preencher corretamente todo o formulário, com os dados exigidos. Outra alternativa é ir até a sede do Senac na sua cidade e fazer o cadastro.

Se você realmente está interessado nesta alternativa, fique de olho na página do Senac, turmas são abertas em diferentes épocas do ano, dependendo do tamanho da cidade onde mora.

O que vou aprender durante o curso?

O curso técnico de Saúde Bucal é dividido em diversas modalidades de estudo, para que o jovem saia preparado para ter uma boa atuação. Além disso, será necessário passar por um estádio supervisionado obrigatório, com duração de 60 horas. O programa de estudos conta com aulas como:

– Organizar o ambiente de trabalho odontológico;
– Orientar o paciente e seus responsáveis legais sobre as técnicas de higiene bucal;
– Auxiliar na realização do trabalho clínico odontológico;
– Estágio profissional supervisionado em saúde bucal;
– Participar da promoção de ações educativas de saúde bucal;
– Auxiliar nas atividades clínicas voltadas a prevenção da cárie e doença periodontal;
– Realizar atividades relacionadas a radiologia e fotografia odontológicas;
– Auxiliar na reabilitação oral do paciente;
– Participar das ações de treinamento do auxiliar em saúde bucal;
– Instrumentar o cirurgião-dentista em ambiente hospitalar;
– Prática Profissional em Saúde Bucal;
– Auxiliar na reabilitação oral do paciente;
– Participar das ações de treinamento do auxiliar em saúde bucal;
– Instrumentar o cirurgião-dentista em ambiente hospitalar;
– Prática Profissional em saúde bucal.

Qual é o salário oferecido?

Pesquisas indicaram que o curso de Saúde Bucal do Senac possui um elevado índice de empregabilidade. Ou seja, quem se forma, consegue uma vaga rapidamente e já começa a trabalhar, colocando em prática aquilo que aprendeu em sala de aula.

Podemos dizer que a faixa salarial para técnico em Saúde Bucal é de R$ 1,3 mil, com teto em R$ 2,1 mil. Dependendo do estado onde você mora, a remuneração poderá ser maior ou menor.

Onde pode trabalhar um técnico em Saúde Bucal?

O formado em técnico em Saúde Bucal poderá atuar sob a supervisão de um cirurgião-dentista, em atividades voltadas para a Saúde Bucal, ou mesmo na reabilitação de pacientes. É possível trabalhar em clínicas ou consultórios odontológicos, em Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Centros de Especialidades Odontológicas (CEO), ou mesmo no Sistema Único de Saúde (SUS).

É importante frisar, estes profissionais serão técnicos, então não poderão conduzir uma equipe. Uma opção interessante é fazer parte de uma equipe multiprofissionais, junto com cirurgião-dentista, auxiliar em saúde bucal e técnico em prótese dentária, além de outros profissionais da área.

Qual será a duração do curso?

A duração do curso vai variar conforme o Senac do seu estado, mas gira em torno de 1.260 horas, como é o caso do estado de São Paulo. Depois que todas as matérias forem cursadas, o estudante terá concluído o curso de técnico em Saúde Bucal e receberá um diploma, que poderá ser utilizado para conquistar uma vaga no mercado de trabalho.

Vale a pena fazer o curso de Saúde Bucal do Senac?

O Ministério da Educação (MEC) classifica o curso de Saúde Bucal do Senac com uma ótima nota, desta forma, os profissionais que são formados pela instituição são bem vistos pelas empresas que estão contratando.
Os professores realmente sabem o que estão ensinando, não apenas leem slides ou passam atividades para os estudantes.
Com esta metodologia de ensino e o bom mercado que esta profissão oferece, é interessante sim cursar o técnico em Saúde Bucal no Senac. Mas, se você acredita que não combina com este tipo de atividade, não tem problema, existem muitas outras opções interessantes.

Avatar de Maria Beatriz

Escrito por

Maria Beatriz

Maria Beatriz é formada em Jornalismo e letras. Segue produzindo pautas sobre tecnologia, finanças e Dinheiro.