O curso de Refrigeração SENAI oferece aos alunos os conhecimentos necessários para atuar na instalação e manutenção de equipamentos de climatização.

A qualificação profissional neste ramo permite que a pessoa formada atue nos setores industriais, comercial e residencial prestando serviços conforme as normas e procedimentos técnicos aprendidos.

Quem faz o curso SENAI aprende sobre condicionadores de ar de todos os tipos e também sobre refrigeradores e climatizadores, de forma que ele consiga trabalhar com todos os aparelhos do mercado, seja na instalação ou na manutenção.

Curso de Refrigeração do SENAI 2022

O SENAI tem curso de formação Refrigeração em diversas unidades. Conhecido pela qualidade de ensino, o SENAI é hoje a principal escola de qualificação profissional do Brasil.

Curso de Refrigeração 2021
Técnico em refrigeração

O curso gratuito de refrigeração oferece ao aluno matérias completas para que o aluno consiga entender:

  • como funciona os equipamentos,
  • como fazer relatórios,
  • como fazer pesquisas e análises,
  • sistemas de conversão de unidades,
  • instrumentos de medição,
  • desenhos e projetos,
  • resistência elétrica,
  • tensão,
  • corrente,
  • potência,
  • linhas magnéticas,
  • circuitos elétricos,
  • eletrônica básica e muito mais.

No total são 800 horas de aula, um curso com duração de um ano e meio e durante todo este prazo o aluno consegue estágio e começa a atuar na área antes mesmo de concluir o curso.

Curso de Refrigeração Industrial

O curso em Refrigeração SENAI é abrangente, mas o aluno também pode se especializar escolhendo uma área de climatização para estudar.

Uma das opções é o curso de Refrigeração Industrial que prepara o aluno para instalar e fazer a manutenção em equipamentos de climatização e refrigeração industrial.

Essa área forma alunos para atuar em indústrias, cuidando do sistema de refrigeração local, pensando não apenas nas pessoas que trabalham ali, mas também nas próprias máquinas que precisam de climas específicos para funcionar.

Curso de Refrigeração ar condicionado
Técnico em Refrigeração que atende 24 horas

Curso em Refrigeração Automotiva

O curso na área de Refrigeração Automotiva também terá suas peculiaridades, ensinando o aluno como instalar e fazer a manutenção de ar condicionado em carros.

Essa carreira está em ascensão por conta da quantidade de carros com ar condicionado, fabricados, assim o profissional formado no curso Refrigeração SENAI poderá tanto atuar na indústria automotiva, como também em mecânicas de reparos.

Para os interessados em seguir esta carreira, o SENAI cursos gratuitos online oferece o curso de Mecânica de Ar Condicionado Automotivo, com foco nessa área de atuação.

Refrigeração Residencial Doméstica Online

No curso de Refrigeração residencial – Online você vai aprender a fazer instalações e manutenções nos principais equipamentos domésticos como Geladeiras, Bebedouros, Freezers, entre outros.

Você como um mecânico profissional em residencial poderá atuar na área de instalação e manutenção em equipamentos de refrigeração doméstica, solucionando problemas mecânicos e elétricos de equipamentos frigoríficos residenciais.

O curso de Refrigeração Doméstica e Ar Condicionado pretende atender à demanda do mercado de serviços de instalação e manutenção.

O aluno aprenderá a fazer instalações e dar manutenções nos principais equipamentos domésticos como Geladeiras, Bebedouros, Condicionadores de AR de Janela entre outros.

O profissional poderá atuar na área de instalação e manutenção em equipamentos de refrigeração doméstica, solucionar problemas mecânicos e elétricos de equipamentos frigoríficos residenciais.

Refrigeração Comercial – Online

O curso de Refrigeração Comercial pretende atender à demanda do mercado de serviços de instalação e manutenção.

O aluno aprenderá a fazer instalações e dar manutenções nos principais equipamentos de Refrigeração Comercial tais como Câmaras Frigoríferas.

O profissional poderá atuar na área de instalação e manutenção em equipamentos de refrigeração Comercial, solucionar problemas mecânicos e elétricos de equipamentos frigoríficos industriais.

Nosso curso online de Refrigeração Comercial é focado em Câmara Fria. No Curso o aluno aprenderá sobre:

  • Ciclo da refrigeração comercial,
  • Seus componentes,
  • Noções de Comandos Elétricos Aplicados na Refrigeração,
  • Noções de Controladores,
  • Balanceamento da Câmara Fria e Dimensionamento.

​Você como um mecânico profissional em Refrigeração Comercial poderá atuar na área de instalação e manutenção em equipamentos frigoríficos industriais, com um curriculo rico em habilidades profissionais gerais solucionando problemas mecânicos e elétricos de equipamentos frigoríficos.

curso refrigeração e climatização online
curso de climatização senai

Curso Profissionalizante a Distância

Mas se entrar para o curso Refrigeração 2022 SENAI EAD não está nos seus planos, uma boa opção é procurar por cursos a distância que permitem maior flexibilidade de horário.

Para fazer estudar a distância você pode entrar em contato com o Instituto Universal Brasileiro, uma escola pioneira neste tipo de ensino.

Essa escola oferece todas as noções básicas para que o aluno consiga trabalhar na área.

Outras instituições que também oferecem cursos EAD é o Centro de Produções Técnicas (CPT) e o próprio SENAI através do curso de Noções Básicas de Mecânica Automotiva além do doutor refrigeração curso grátis.

Este último forma alunos especificamente para trabalhar com automóveis.

Vale pesquisar em sua região outras escolas de cursos presenciais de qualificação profissional e técnico ou então pesquisar por outras instituições que oferece o curso de Refrigeração a distância.

Avatar de Maria Beatriz

Escrito por

Maria Beatriz

Maria Beatriz é formada em Jornalismo e letras. Segue produzindo pautas sobre tecnologia, finanças e Dinheiro.