O Senai é uma das principais instituições do Brasil quando falamos em cursos profissionalizantes. Eles oferecem diversas modalidades, onde os interessados podem conseguir uma qualificação profissional com pouco tempo de estudos, mas com muita qualidade nas aulas que são aplicadas.

O curso de pintor de obras imobiliárias é buscado por muitos jovens, oferecendo uma remuneração que é 50% maior do que o salário mínimo. É um curso disponível em diversos estados, embora existam algumas diferenças entre eles. Falaremos mais sobre esta oportunidade e como se inscrever.

Conheça o Senai

Quando falamos em aprendizado, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) é uma das instituições de ensino que mais se destacam no cenário nacional. São mais de sete décadas de história, já que a fundação aconteceu em 1942. Atualmente a sede fica em Brasília e são mais de 2,5 milhões de alunos matriculados nos cursos profissionalizantes.

O Senai aparece como uma das principais instituições educacionais não apenas do Brasil, mas de todo o Hemisfério Sul. São oferecidos diversos cursos, sendo que um deles é o de pintor de obras imobiliárias, onde os alunos aprendem tudo o que é necessário para atuarem bem na profissão.

Todos os anos a instituição forma milhares de novos profissionais para o mercado de trabalho, ajudando na renovação de pessoas qualificadas para as mais variadas áreas. Para saber mais sobre a história do Senai, acesse aqui.

Qual é o objetivo do curso?

Durante o curso de técnico em pinturas imobiliárias, os estudantes vão aprender normas técnicas, que visam a qualidade do serviço que está sendo executado, a saúde, segurança e proteção ao meio ambiente.
O cronograma de ensinos é desenvolvido para que os resultados obtidos seja o melhor possível e que o jovem saia qualificado para enfrentar a concorrência no mercado de trabalho.

Muitas pessoas podem acreditar que é fácil fazer uma pintura e podem até acabar não pagando um pintor, fazendo isto por conta própria. Só que elas não sabem que existem técnicas para evitar borrões ou para impedir que uma parede fique com tonalidade diferente. O formado neste curso saíra com esta qualificação.

Quanto tempo vai levar o curso?

Este é um curso considerado de curta duração, já que serão apenas 160 horas de aprendizado para que você tenha uma formação e possa conquistar clientes. Depois disso, receberá um diploma. Ao longo destas horas, o aluno vai estudar sobre pinturas de casas, prédios e outros tipos de imóveis.

Como são as aulas do curso de pintor de obras imobiliárias?

As horas de aulas são divididas em duas partes, sendo que uma delas é específica, que tem a duração de 88 horas. A aplicação de tinta e textura é uma das modalidades, onde os alunos estudam por 36 horas, sendo uma parte teórica, com a utilização de livros, apostilas e outros recursos, mas também fazem alguns testes práticos.

Em seguida, existe uma parte chamada preparação de substrato, com carga horária de 52 horas, que tem o objetivo de desenvolver capacidades técnicas, para que a pintura realizada seja de qualidade. Nesta parte do curso os alunos passarão pelas salas de aula e também pela oficina de pinturas.

Em relação a parte básica, são 72 horas, divididas em três módulos: leitura de interpretação de projetos; qualidade, segurança, meio ambiente e saúde; e introdução a construção de edifícios.

O programa de atividades pode variar de um estado para o outro, estes dados são referentes a Santa Catarina. Em Alagoas, por exemplo, são dois módulos, um com 160 horas e o outro com 60 horas, focadas em textura de edificações, ou seja, é um curso mais extenso do que o catarinense.

Quanto ganha um pintor?

Em 2020 pela primeira vez o salário mínimo ultrapassou R$ 1 mil, muitas pessoas ganham acima disso e boa parte da população ainda fica abaixo. Quem tiver uma qualificação profissional como pintor, poderá ter um salário médio de R$ 1.627,74.

É um valor que pode não ser muito alto, mas se considerarmos que algumas pessoas passam anos nas universidades e depois de formadas ganham nesta faixa, o curso de pintos de obras imobiliárias do Senai passa a ser uma alternativa interessante.

Quem pode fazer este curso?

O curso técnico do Senai, destinado para pintura em obras imobiliárias, tem uma variação de acordo com cada estado. Em alguns lugares é permitida somente inscrições de quem está cursando ou já concluiu o ensino fundamental, em outros, um dos requisitos é ter mais do que 15 anos e tem ainda estados que exigem pelo menos 18 anos dos interessados.

Como se inscrever?

As inscrições podem ser feitas diretamente no site do Mundo Senai. Acesse aqui e permita que utilizem a geolocalização, para que assim sejam encontradas as oportunidades mais próximas da sua localidade.
Quem preferir pode rolar o site até o seu final, onde será possível selecionar as escolas do Senai por estados e por cidade, encontrando oportunidades que fiquem perto de você.

Avatar de Maria Beatriz

Escrito por

Maria Beatriz

Maria Beatriz é formada em Jornalismo e letras. Segue produzindo pautas sobre tecnologia, finanças e Dinheiro.