Para conseguir ser empregado hoje na atual instabilidade econômica que vivemos, necessitamos estar bem qualificados para função que queremos exercer.
Devido a isso, buscar uma serie de qualificações se tornou extremamente necessário, dificilmente hoje em dia alguém consegue um emprego que exija a qualificação de um técnico sem possuir a formação do mesmo.

O Senai é uma entidade que oferece uma grande quantidade de cursos para melhorar as suas técnicas ou ensinar a você os conhecimentos necessários para trabalhar em determinada profissão.

Nesse texto iremos focar no curso de Eletrotécnicas que é oferecido pelo Senai, esse curso habilita os profissionais técnicos no nível médio em Eletrotécnica com objetivo de suprir a grande demanda do mercado brasileiro para essa profissão.

Conheça a história do Senai

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, mais conhecido como Senai é uma empresa privada brasileira, que não possui fins lucrativos, porém está fora da administração pública. Essa empresa foi fundada em 22 de janeiro de 1942 no estado de São Paulo.

No momento existem 738 unidades em operação e 320 kits didáticos para educação profissional que funcionam como oficinais moveis com 25 diferentes ocupações. Ele está presente em todos os estados do Brasil, além de estar em mais oito países e três organismos internacionais.

O que eu vou aprender durante as aulas?

Esse curso tem como objetivo formar profissionais técnicos de nível médio em Eletrotécnica para que eles possam suprir a carência do mercado de trabalho, para isso ele irá ensinar as pessoas que cursarem, conhecimentos como instalação manutenção, projetos de sistemas elétricos prediais e industrias de potência.

Além de lhe qualificar o suficiente para que você conheça normas que são necessárias a serem seguidas para que a obra não seja embargada ou cause acidentes. Dentre esses conhecimentos, você irá aprender a cumprir as legislações vigentes, parâmetros de eficiência energética, normas técnicas de qualidade, segurança, saúde e ambientais.

Caso você adentre nesse curso, terá a sua disposição professores qualidades e recursos didáticos, além de laboratórios de Eletrotécnica, Eletroeletrônica, Eletricidade Industrial e Automação, Instalações Elétricas Prediais, Acionamentos Elétricos, hidráulicos e pneumáticos. Também existe um foco nas fontes de energia alternativas durantes as aulas do curso.

Como é a profissão de eletricista no Brasil?

A profissão eletricista é um especialista em instalação elétrica tantos as residências quantos as indústrias. Eles podem ser contratados tanto para realizarem novas instalações elétricas tanto para realizar a manutenção ou reparação de estruturas já existentes.

Alguns eletricistas podem até mesmo se especializarem em fazer instalação elétrica em navios, aviões e plataformas de alta tecnologia, como internet via cabo ou rádio, entre outras muitas funções que ele pode realizar.

Em suma esse profissional realiza instalações, vistoriais e reparos relacionados a qualquer sistema elétrica, ou seja, ele cuida das instalações residenciais, prediais e industriais.

Quanto ganha um eletricista?

A média salarial brasileira para um eletricista é de R$ 1695,00, tendo como menor valor a ser recebido R$ 1008,00 que é superior ao salário mínimo brasileiro.

Lembramos que normalmente quando você adentra em uma empresa, irá ganhar menos do que os profissionais que já estão lá, mas com o tempo o seu salário provavelmente irá aumentar conforme os seus anos de contribuição para a empresa.

Como se inscrever neste curso?

Depois de obter todas essas informações, caso você tenha ficado interessado em cursar Eletrotécnica no Senai, iremos agora ensinar como fazer. Primeiramente, devemos ressaltar que não é possível disponibilizar o site diretamente do curso, pois cada estado brasileiro possui um site do Senai específico para si.

Então você terá que começar acessando o Google ou qualquer outro buscador da internet caso queira disponibilizamos o link do Google, na barra de pesquisa que aparece no meio dele você irá digitar Senai, o nome do seu estado e curso que você quer fazer (no nosso caso Eletrotécnica), caso possua esse curso provavelmente já ira aparecer a aba para se inscrever.
Ou caso queira pode apenas pesquisar Senai e procurar no próprio site o curso que lhe interesse.

Vale a pena fazer o curso de Eletrotécnica?

O mercado brasileiro em relação a tecnologia está sendo bastante expandido, com isso o profissional poderá encontrar uma maior facilidade para encontrar empregos, seja ele na manutenção de industrias, órgão públicos, hospitais, comércios, etc. E também instalações elétricas e empresas prestadoras de serviços entre outras.

Como o Brasil está com dificuldade para expandir a sua produção de energia hidrelétrica,a temos investido bastante em fontes alternativas para gerar energia e também para melhorar a transmissão de energia. Por isso trabalhar nessa área é uma ótima escolha para quem está pensando no futuro.

Avatar de Maria Beatriz

Escrito por

Maria Beatriz

Maria Beatriz é formada em Jornalismo e letras. Segue produzindo pautas sobre tecnologia, finanças e Dinheiro.