A educação inclusiva pode ser entendida como uma atual concepção de ensino cujo objetivo é garantir o direito de todos à educação, pressupondo igualdade de oportunidades e valorização das diferenças humanas, abrangendo as diversidades étnicas, sociais, culturais, intelectuais, físicas, sensoriais e de gênero dos seres humanos.

Os princípios da educação inclusiva

Para saber se uma prática pedagógica é inclusiva  ou se uma escola que se diz inclusiva realmente garante o direito de todos à educação, é fundamental conhecer e respeitar os cinco princípios da educação inclusiva, que são:

  1. Toda pessoa tem o direito de acesso à educação
  2. Toda pessoa aprende
  3. O processo de aprendizagem de cada pessoa é singular
  4. O convívio no ambiente escolar comum beneficia todos
  5. A educação inclusiva diz respeito a todos
Curso de Educação inclusiva gratuito reconhecido pelo MEC
Curso de Educação inclusiva gratuito reconhecido pelo MEC

Os desafios da educação inclusiva

Para exercer a inclusão, de fato, e garantir o aprendizado de todos os alunos na escola, é necessário, primeiramente, fortalecer a formação dos professores, além de incentivar uma grande rede de apoio entre alunos, professores, famílias, gestores escolares e profissionais de saúde que são responsáveis pelas crianças com necessidades educacionais especiais.

Os desafios, no entanto, vão muito além de receber a matrícula de alunos com deficiência e necessidades educacionais especiais, sendo preciso, também, fornecer condições para a operacionalização de um projeto pedagógico inclusivo, garantindo a eles o acesso à escolaridade através de todas as possibilidades de desenvolvimento que a rede de ensino possa oferecer.

Como viabilizar a educação inclusiva?

Certamente, as mudanças são mais que urgentes e compreendem diversos aspectos, desde a reestruturação física das escolas, com remanejamento de barreiras arquitetônicas e introdução de recursos e de tecnologias assistivas até a preparação do corpo docente.

É fundamental investir na oferta de profissionais especializados em ensino especial e compreender que a incorporação desses serviços na rede de ensino deve vir em conjunto com o planejamento da grade, a organização escolar e a avaliação do ensino.

Isso tudo sem falar na importância da capacitação dos professores para exercer a educação inclusiva.

Sem dúvida, a revolução no método de ensino dentro das escolas só pode acontecer mediante a presença de educadores preparados para atender aos alunos com necessidades especiais.

Nesse sentido, a formação continuada, através de cursos de educação inclusiva, cursos de libras e também de braile, tem papel fundamental na prática profissional.

A boa notícia, é que já é possível encontrar muitas opções de cursos online, de excelente qualidade, para que o profissional de educação possa se qualificar de uma forma mais prática e flexível, sem precisar sair de casa e sempre no horário que for mais adequado.

Um desses excelentes cursos de educação inclusiva, gratuitos, você encontra na plataforma Cursos Rápidos Grátis.

Tenha acesso a curso educação inclusiva

Descrição do Curso

O curso, oferecido pela plataforma cursos rápidos grátis, permite expandir o conhecimento sobre o processo de educação especial e condutas especiais.

Abrange práticas de ensino pedagógicas voltadas aos alunos portadores de deficiências. No material do Curso estão incluídos artigos científicos, livros e outras conexões respectivas ao assunto.

aula educação inclusiva EAD
aula educação inclusiva EAD

Metodologia de Ensino

Este Curso é aplicado totalmente online, o aluno estudará em casa através de apostilas.

Quando sentir-se apto, ele fará uma avaliação de Múltipla Escolha contendo 10 questões e para ser aprovado precisará de alcançar média 6,0. Após aprovado, ele poderá solicitar seu Certificado.

Objetivo do Curso

  • Compreender os aspectos teóricos e práticos da educação especial;
  • Refletir as peculiaridades dos alunos com deficiência;
  • Acompanhar o processo de aprendizagem do aluno especial;
  • Prever a inclusão social.

Curso de educação inclusiva reconhecido pelo MEC

Vale saber que a instituição responsável por cursos online não é o MEC, mas, sim, a Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED), e neste caso, a plataforma Cursos Rápidos Grátis é uma Instituição de Ensino Associada a ABED.

Embora a plataforma não ofereça diploma, já que não é de responsabilidade do MEC, ela oferece certificado, com validade em todo território nacional.

Validades do Certificado

  • Comprovação de Prova de Título de Educação Continuada;
  • Apresentar como Título em Concurso Público ou Processo Seletivo Simplificado, que ocorre nos Órgãos da Administração Pública na esfera Federal, Estadual e Municipal;
  • Ascensão de Cargo ou Carreira;
  • Horas extracurriculares em Faculdades;
  • Acrescentar ao seu Currículo e concorrer a mais e melhores Vagas no Mercado de Trabalho.
Avatar de Maria Beatriz

Escrito por

Maria Beatriz

Maria Beatriz é formada em Jornalismo e letras. Segue produzindo pautas sobre tecnologia, finanças e Dinheiro.