O trabalho em salões de beleza é uma área promissora e o crescimento do número desses estabelecimentos leva muitas pessoas a procurarem pelo curso de cabeleireiro gratuito. A opção de cursos gratuitos não são comuns no Brasil, mesmo sendo cursos profissionalizantes, mas ainda assim é possível encontrar algumas entidades que oferecem este curso sem cobrar.

É possível encontrar cursos de cabeleireiro gratuito em programas de qualificação profissional oferecidos por prefeituras ou governos como é o caso do programa Via Rápida do Governo do Estado de São Paulo.

O Via Rápida está disponível para diversas cidades do Estado e qualifica o profissional interessado em se tornar um cabeleireiro com o curso de “Corte e Modelagem de Cabelo”.

Quem está em outro estado pode verificar se há escolas em sua cidade que oferecem curso de cabeleireiro pelo PRONATEC Cursos Gratuitos Profissionalizantes, outro programa de qualificação profissional que não cobra pelos cursos oferecidos.

curso de cabeleireiro

Cursos de Cabeleireiro Online Profissionalizante

Mas quem quer aprender através do Ensino A Distância (EAD) é possível fazer cursos de cabeleireiro online, recebendo todas as informações teóricas sobre a prática através da internet.

Entre esses sites podemos citar dois deles: o primeiro é o Prime Cursos que oferece aulas de um curso livre para quem quer ter noções básicas sobre o trabalho de um cabeleireiro. O curso pragmático oferece aulas sobre composição e crescimento do cabelo, tipos de cabelo, cor do cabelo, cuidados, lavagem, hidratação, penteados, coloração e outros temas.

Já no IPED o curso de cabeleireiro gratuito tem 20 horas aulas, mas o site oferece outras duas opções de cursos de cabeleireiros um com 80 horas e outro com 100 horas, porém são cursos pagos.

Os cursos online oferecem apenas conteúdo teórico e o trabalho do cabeleireiro exige muita prática, por isso dê sempre preferência para cursos presenciais, principalmente se este for o primeiro curso que você fará relacionado à área de cabelos.

Será na prática que você poderá treinar os serviços oferecidos no salão e nos cursos online isso não será possível. Mas faça tais cursos se você já teve aulas práticas e quer se profissionalizar para ter um certificado ou para aperfeiçoar seus conhecimentos.

Curso de Cabeleireiro Grátis Com Certificado

O certificado de conclusão do curso é muito importante para o profissional que irá procurar emprego na área, por isso prefira cursos que comprovem sua qualificação através desse documento.

Muitos desses cursos citados oferecem o certificado para o aluno que terminar o curso. A Via Rápida, o PRONATEC e o Prime Cursos oferecem certificado aos seus alunos do curso de cabeleireiro grátis, já no IPED o aluno recebe apenas o certificado digital.

Pesquise outras instituições de ensino em sua cidade ou região e veja se além dos cursos grátis você consegue uma bolsa de estudo em entidades como SENAC cursos gratuitos com certificado que também oferece cursos de cabeleireiro em diversas unidades espalhadas pelo Brasil.

A bolsa de estudo pode ser uma ótima opção para quem não conseguir ser chamado nos programas como Via Rápido e PRONATEC, mas é necessários se certificar se o curso é ou não oferecido pela unidade do SENAC mais próxima de sua casa.

Avatar de Maria Beatriz

Escrito por

Maria Beatriz

Maria Beatriz é formada em Jornalismo e letras. Segue produzindo pautas sobre tecnologia, finanças e Dinheiro.