Curriculum ou Curriculo Exemplos Prontos Para Preencher

Curriculum ou currículo? Esta é uma grande dúvida na hora de algumas pessoas escreverem sobre suas experiências profissionais e seu perfil de candidato. 
Mesmo parecendo a mesma palavra, elas carregam algumas poucas diferenças e que deve ser de conhecimento de todos. Se você também não quer mais errar e usar curriculum ou currículo na sua forma certa, veja as diferença e o que a escrita diz sobre cada uma dessas palavras.

Significado de Curriculum Vitae e Curriculo

Todas as duas palavras, curriculum ou currículo, significam a mesma coisa. O termo quer dizer “Trajetória de Vida”. 
Os primeiros modelos de curriculos eram usados para que uma pessoa falasse um pouco de sua vida profissional e também de outros fatores importantes de sua vida. 
A ideia foi se aperfeiçoando e outras variáveis, como o portfólio, foram criadas. Hoje currículo é feito apenas para pessoas que estão buscando emprego e querem mostrar o seu perfil profissional ao contratante.

Qual a diferença entre “curriculum vitae” e “currículo”?

Se você fizer uma breve pesquisa vai encontrar muitas informações desencontradas. Alguns dizem que é a mesma coisa, mas que curriculum vitae é a forma latina de escrever, já que a palavra tem essa origem. 
Na verdade, existe sim uma diferença entre as duas palavras e a explicação tem um contexto histórico e não linguístico. Veja também alguns exemplos de objetivo profissional prontos para curriculos simples e que podem ser usados no seu curriculum vitae.
Curriculum ou Curriculo Exemplos Prontos

Curriculum ou Currículo Qual devo usar?

Curriculum ou Currículo então são usados para mostrar o seu perfil profissional à um empregador, mas a forma como ele é composto é que vai determinar se você vai usar uma palavra ou outra. 
Nos tempos primórdios, Currículo era usado para divulgação do perfil de uma pessoa, principalmente no meio acadêmico. Na peça, a pessoa descriminava um breve resumo sobre sua carreira e suas qualificações educacionais e profissionais.
Já no curriculum vitae o documento era mais aprofundado e detalhado. Neste caso, o candidato usada todos os detalhes profissionais e educacionais desde o início de sua vida. 

No curriculum você precisa colocar todas as escolas por onde passou, todas as instituições as quais prestou serviço, cursos complementares feitos e até mesmo congressos e palestras.

Enquanto no modelo de curriculo simples o candidato não poderia ultrapassar duas páginas, no curriculum vitae ele poderia se prolongar mais e fazer uma espécie de biografia profissional.
Se você tem duvidas e não sabe como organizar suas informações pessoas, leia o texto como descrever meu perfil profissional em um currículo e acerte na hora de montar o seu curriculo.

Agora que você já sabe como funciona cada tipo de curriculo, separamos mais dicas para que você escolha o modelo ideal para o seu próximo emprego.

Como Escolher o Tipo de Curriculo Certo

Como a leitura e a escrita vai mudando ao longo do tempo, curriculum vitae e currículo passou a ser a mesma coisa. 
Hoje estas duas palavras são sinônimos e a forma como seu documento é feito varia apenas de área para a área. A palavra curriculum vitae é mais usada como cabeçalho do documento e a palavra currículo para uso mais informal, coloquial.

Então, sabendo disso, mesmo significando a mesma coisa nos dias de hoje, jamais use o termo Curriculum Vitae para se referir ao documento que será entregue ao empregador.

O termo pode ser colocado em outros momentos e peças que não sejam o seu perfil oficial. É importante salientar que somente a palavra Curriculum também não deve ser usada nestes casos. O termo é Curriculum Vitae e deve ser descrito somente dessa forma.

Faça um comentário