Se você chegou até aqui é porque provavelmente está buscando a sua primeira experiência no mercado de trabalho e ainda está em dúvida sobre como fazer o melhor currículo para primeiro estágio, certo?

A boa notícia é que nós selecionamos as melhores dicas para que você se dê bem nessa tarefa e fique ainda mais perto da vaga que está sonhando em conseguir! Continue lendo para saber mais!

Dicas de currículo para primeiro estágio

A primeira coisa que você deve ter em mente ao fazer um currículo para o seu primeiro estágio é que talvez você não tenha experiência na área que está se candidatando, e por isso deve destacar outras características que podem agradar ao seu empregador.

Pensando nisso, vamos dar algumas dicas nos tópicos a seguir. Vamos lá!

currículo para primeiro estágio
currículo para primeiro estágio

Mostre que você tem interesse em aprender

Talvez você não possua experiência naquele cargo em que você está se candidatando, mas pode ter certeza que o seu recrutador tem mais chances de se interessar por você caso você diga que gostaria de aprender sobre os trabalhos realizados na empresa, que é curioso e se interessa pelas funções que irá desenvolver.

Nesse caso é importante você deixar claro – tanto no currículo quanto na entrevista – que tem disponibilidade para o aprendizado!

Conte das suas experiências anteriores

Acontece que, muitas vezes, o candidato não tem experiência na área que ele está pleiteando uma vaga, mas ele já trabalhou em outros lugares em que aprendeu coisas que podem contribuir com o seu currículo.

Por exemplo, se você vai tentar uma vaga em uma empresa de engenharia e já trabalhou com atendimento ao público, você deve colocar essa informação no currículo e destacar que essa experiência foi importante para que você aprendesse a lidar com as pessoas, etc.

A empresa pode achar interessante.

Conheça a empresa em que você está se candidatando

Um dos maiores erros dos candidatos que enviam o seu currículo para primeiro estágio 2021 é não pesquisar sobre a empresa que está ofertando a vaga e avaliar se ele realmente se encaixa no perfil que eles buscam.

Isso acontece porque o jovem está muito ansioso para garantir uma vaga, e acaba enviando o seu currículo para diversas empresas, sem mesmo conhece-las, se informar sobre seus valores, sua política, etc. Informe-se bem antes de enviar o seu currículo!

Fale de trabalhos que você realizou na faculdade

Se você ainda não possui experiência profissional é interessante destacar os trabalhos que você já tenha realizado em ambiente acadêmico, como por exemplo, um trabalho interdisciplinar que você tenha se destacado, se você faz parte da empresa júnior do seu curso, se você é um membro do centro acadêmico, dentre outros.

Mencione trabalhos voluntários

Outra característica que as empresas valorizam muito é se o candidato realiza ou já realizou trabalhos voluntários, já que isso mostra que se trata de uma pessoa preocupada com o próximo e com o bem estar social.

Se você já prestou qualquer trabalho voluntário conte no seu currículo como foi e o que você aprendeu com ele.

Agora que você já sabe das melhores dicas para fazer o seu currículo para primeiro estágio, coloque-as em prática! Se ainda ficou alguma dúvida, que tal dar uma olhada nos nossos modelos de currículo para preencher? É só clicar aqui!

Avatar de Maria Beatriz

Escrito por

Maria Beatriz

Maria Beatriz é formada em Jornalismo e letras. Segue produzindo pautas sobre tecnologia, finanças e Dinheiro.