O Linkedin se tornou a rede social profissional com a maior demanda que existe e a que mais gera oportunidades de trabalho tanto para empresas, empreendedores e candidatos a emprego.

Se o Linkedin é a opção de currículo online usada por você, a seguir você vai conferir alguns benefícios de ter uma conta nessa rede e o que pode conseguir com ela.

Obter informações

Obter informações sobre candidatos e empresas recrutadores é uma das vantagens de se ter um perfil no Linkedin. Antes de você se candidatar a algum cargo, essa rede social permite que você pesquise tudo sobre a empresa.

Esse contato lhe permite conhecer alguns pontos interessantes, como saber o que a empresa quer do seu funcionário. Assim, a decisão da candidatura fica mais embasada.

Estabelecer conexões

Mesmo que uma empresa não tenha vagas disponíveis, o Linkedin permite que um possível candidato mantenha contato com os recrutadores por diversos motivos: para tirar dúvidas, conhecer o trabalho, etc. E demonstrar interesse pode ser interessante para quando surgir uma vaga.

Currículo Online linkedin

O Linkedin, além do currículo comum, é mais uma fonte para você se apresentar, mostrar suas habilidades e porque uma empresa se beneficiaria com você dentro. Com esse contato quase que direto o recrutador, com certeza, vai se lembrar de você.

Por outro lado, o recrutador pode visualizar o perfil do candidato para buscar mais informações sobre o perfil de uma possível nova pessoa para a empresa.

O interessante do Linkedin, se você for usá-lo mesmo como um currículo pronto online atualizado, é que sem contatos, a sua visibilidade na rede é muito baixa. Então, se você deseja obter resultados, é praticamente obrigatório você construir uma rede de conexões.

Outro benefício do Linkedin é que ele te mostra possíveis conexões automaticamente através do seu histórico escolar e profissional, por isso é importante manter todas as informações atualizadas.

Qualidade de conexões

Para usufruir ainda mais dos benefícios da conectividade do Linkedin, aceite apenas pedidos de amizade de contatos que tenham a ver com sua proposta profissional porque o Linkedin vai continuar procurando pessoas interessantes para o seu perfil profissional. Então evite adicionar pessoas desconhecidas.

  • Saiba como mandar curriculo por email corretamente e ser contratado

Negociações

Por ser uma rede social, o contato entre recrutador e candidato pode ser imediato se os dois estiverem online ao mesmo tempo. Isso facilita acordos e negociações para um novo emprego, sem precisar esperar ligações, e-mails e até mesmo entrevistas presenciais, já que hoje em dia com a internet, isso pode ser feito através do computador.

Vagas adequadas ao perfil

É fato que a internet surgiu como um grande facilitador em diversos aspectos. O Linkedin é um deles no processo de procura de emprego. Além das conexões, a rede te mostra vagas abertas em empresas do mundo todo que combinam com o seu perfil pessoal e profissional, de acordo com as informações apresentados na sua página.

Se você tem interesse, além de enviar currículos, em ter um currículo online, atualmente o Linkedin é a melhor opção! Só não esqueça de mantê-lo sempre atualizado.

Avatar de Maria Beatriz

Escrito por

Maria Beatriz

Maria Beatriz é formada em Jornalismo e letras. Segue produzindo pautas sobre tecnologia, finanças e Dinheiro.