Consulta PIS Online e Por Telefone

Você sabia que dá para fazer consulta PIS online ou por telefone? A Caixa, responsável pelo pagamento do PIS, tem ampliado seus canais de atendimento para facilitar o processo.

Muitos trabalhadores possuem dúvidas sobre o seu direito de receber o abono salarial, quando receberão e o valor que será depositado para eles.

São dúvidas comuns de homens e mulheres que contam com este valor todos os anos para complementar a renda familiar.

Através da internet ou do telefone, todas essas dúvidas podem ser respondidas e nós vamos te ensinar como acessá-las.

O que é o PIS e quem tem direito ao abono salarial

Instituído pela a Lei Complementar n° 7/1970, o PIS é a sigla do Programa de Integração Social que visa a integração do empregado do setor privado com o desenvolvimento da empresa empregadora.

Com o PIS fica estabelecido o pagamento do abono salarial anual com o valor máximo de um salário mínimo.

Consulta PIS Online e Por Telefone

Consulta PIS Online e Por Telefone

Desde 2015 o pagamento passou a ser proporcional ao tempo de trabalho, mesmo cálculo utilizado para o pagamento do 13º salário, onde apenas quem tiver 12 meses de trabalho receberá o valor de um salário mínimo.

O pagamento é feito mediante a um calendário estabelecido pelo  Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (CODEFAT) que divide os trabalhadores de acordo com o mês de nascimento.

Faça a consulta PIS online

Poucas pessoas sabem, mas é possível fazer a consulta PIS online de duas formas:

Site da Caixa Consulta do PIS

No site da Caixa você pode se cadastrar para fazer a consulta do abono salarial e então acompanhar o dia que o benefício estará disponível para saque.

Para fazer o cadastro você precisa ter em mãos o seu CPF e o número do NIS. Crie uma senha e então acesse o sistema de consulta.

Aplicativo Caixa Trabalhador

Aplicativo Caixa Trabalhador

Aplicativo da Caixa para Consultar o PIS

A Caixa também oferece o aplicativo Caixa Trabalhador, por lá você confere todos os programas trabalhistas como o pagamento do PIS, pagamento do Seguro Desemprego e outros.

O aplicativo Caixa Trabalhador é totalmente gratuito e pode ser instalado em smartphones e tablets com sistema Android ou iOS.

É muito interessante utilizar o aplicativo por conta da facilidade que ele oferece para o trabalhador.

Você não precisa ter muita experiência com internet para poder consultar o PIS online através desse aplicativo, além dele oferecer a você informações sobre outros direitos trabalhistas.

Consulta PIS por telefone

Se você não tem habilidade para usar os canais de atendimento online da Caixa, você pode ligar e fazer a consulta do PIS por telefone.

Realmente há poucos trabalhadores que conhecem o canal de atendimento por ligação que a Caixa oferece.

A ligação é 0800, isso é, sem custos, e pode ser feita através de celular ou telefone fixo. Anote: 08007260101.

Ao entrar em contato por telefone, tenha em mãos o seu CPF e o número do NIS para que seja possível fazer a consulta do seu PIS.

Fique de olho no calendário do PIS

Antes de fazer a consulta PIS online e por telefone, é preciso saber as datas que o abono salarial será pago.

O calendário do PIS é divulgado pela Caixa para facilitar o saque. Por isso, antes de ligar ou acessar o aplicativo para consultar o valor do seu saldo, confira as datas estabelecidas de acordo com o mês de nascimento do beneficiário.

Nascido em    ​Recebem a partir de

​Julho               ​16/07/2020

​Agosto ​            18/08/2020

​Setembro        ​15/09/2020

​Outubro          ​14/10/2020

​Novembro      ​17/11/2020

​Dezembro       ​15/12/2019

​Janeiro            19/0​1/2021

​Fevereiro        19/0​1/2021

​Março             11/02/2021

​​​Abril                11/02/2021

​Maio                17/03/2021

​​Junho              17/03/2021

Quando chegar no dia de pagamento, escolha a opção online mais interessante para você ou ligue para o 0800 da Caixa para saber se o benefício está disponível.

Em caso positivo, escolha a melhor opção para saque. Sendo que clientes da Caixa recebem o PIS diretamente em sua conta corrente ou poupança.

Quem não tem conta na Caixa recebe pelo Cartão Cidadão e pode sacar em caixas eletrônicos, Lotéricas ou na agência da Caixa mais próxima.

Já quem não tem conta e nem Cartão Cidadão, só conseguirá sacar o PIS em uma agência da Caixa apresentando um documento de identidade com foto.

Faça um comentário