Como preparar seu currículo para conseguir o emprego dos sonhos?

Como preparar seu currículo para um novo emprego? Confira agora as dicas de como elaborar o seu corretamente.

Nosso primeiro contato com uma nova empresa é feito através do currículo. 

Por isso, temos que caprichar nessa apresentação para termos reais chances de conseguir a vaga. 

A verdade é que o modelo de currículo apresentado diz mais sobre o candidato do que você imagina.

Se a empresa, ao olhar seu currículo, identificar mais defeitos que qualidades, suas chances de ser chamado para uma entrevista diminuem drasticamente.

Mas não é nem um bicho de sete cabeças. Neste artigo, vou lhe mostrar algumas dicas simples e tudo o que não se deve fazer ao preparar seu currículo. 

Com alguns cuidados, você se transformará em um concorrente real para a vaga dos seus sonhos.

Como preparar seu currículo
Currículo passo a passo – Foto de Sora Shimazaki no Pexels

Como montar um currículo?

Muitas pessoas, quando surge uma oportunidade no mercado trabalho, se desesperam por não saber como montar aquele currículo perfeito. 

Mas aqui estão alguns passos básicos que lhe ajudarão a começar:

  1. Escolha um modelo de currículo para seguir. Existem centenas disponíveis na internet;
  2. Pode ser uma boa ideia pesquisar um pouco sobre a empresa na qual você quer trabalhar. Descubra se ela tem algum formato ou orientação específica para a criação do currículo;
  3. Comece seu currículo colocando o seu nome, seguido de informações pessoais, como data de nascimento, endereço, telefone e e-mail;
  4. No segundo tópico informe sua formação. As empresas querem saber se você consegue exercer uma determinada função, por isso não enrole e especifique seu grau de escolaridade, a instituição em que se formou ou onde ainda estuda;
  5. Depois é um bom momento para citar cursos extracurriculares. Se você estudou idiomas, informática, ou qualquer outra coisa além de sua formação principal, essa é a hora de citar;
  6. No item seguinte fale sobre suas habilidades e como você pode ajudar a empresa se eles o escolherem. Mas não se empolgue demais, pois as empresas não se impressionam muito com currículos longos;
  7. Não se esqueça de mencionar sua pretensão salarial;
  8. Especifique todos os seus trabalhos anteriores, falando dos cargos, do ano em que entrou e saiu e até dos salários;
  9. Por fim, fale brevemente sobre seus objetivos.

Dicas

Agora que você já tem uma noção básica de como montar seu currículo para conseguir o emprego dos sonhos, pode ajustar os detalhes com as dicas seguintes:

  • Jamais minta em seu currículo. Se você colocar uma habilidade que não possui, por exemplo, será descoberto logo após a contratação e será demitido;
  • Envie seu currículo para empresas compatíveis com o seu perfil;
  • Use fonte e espaçamento de uma maneira que facilite a leitura, e evite floreios excessivos, como enfeitar as margens ou colocar letras capitulares. O documento deve ter um aspecto sério.
Atenção no Curriculum
Atenção no Curriculum – Foto de Ivan Samkov no Pexels

Cuidados

Após observar vários modelos de currículos, é fácil perceber que muitos candidatos cometem erros semelhantes e, para não repeti-los, é bom tomar alguns cuidados:

  • Evite erros de português. Um currículo com muitas falhas em relação à ortografia e gramática pode jogar contra você e impedir a contratação. Se tiver pouco conhecimento do idioma, o melhor é pedir para alguém revisar;
  • Não escreva currículos grandes com 3 ou 4 páginas, a não ser que você tenha diversas formações, pesquisas e obras publicadas para citar. Se não for esse o caso, não tente alongar o material. A ideia aqui é ser claro e objetivo, apenas para a empresa te conhecer brevemente. Informações mais detalhadas você deve passar na entrevista.
  • Evite currículos coloridos. Muitas pessoas pensam que usar diversas cores nesse documento vai fazer com que seja notado. O resultado pode ser o oposto, já que muitas empresas detestam essa prática;
  • Não omita experiências profissionais que considera menos importantes;
  • Jamais se esqueça de colocar dados de contato; o ideal é que sejam pelo menos 3, para que a empresa consiga entrar em contato mesmo que algum dos meios falhe.

Modelos Prontos

Você pode usar modelos de currículos prontos, mas é bom observar se o modelo selecionado atende aos itens mencionados neste artigo. 

O Microsoft Word, por exemplo, disponibiliza diversos modelos de currículo para você escolher.

A verdade é que não existe uma forma exata. Não adianta procurar exaustivamente por um modelo que as pessoas consideram certo. 

Existem diversas opções para fazer um bom currículo. 

Mas sempre tome cuidado para escolher um que pareça sério, que tenha todas as informações e que seja de fácil leitura.

Conclusão 

Ao tentar criar um currículo autêntico para sua vaga dos sonhos, o melhor que você pode fazer é passar suas informações da forma clara e simples possível, sem omitir nada de essencial e prezando por uma comunicação e apresentação formal, que passe a ideia de profissionalismo.

Não há uma fórmula perfeita, mas sempre pesquise e se mantenha atualizado. 

E não se assuste com a tarefa de escrever um currículo, apenas faça com dedicação e atenção; assim o emprego perfeito estará cada vez mais perto.

Deixe um comentário