O Currículo vitae é o seu cartão de visita na hora de buscar por um novo emprego. É através deste documento que recrutadores conhecem o seu perfil profissional e o que você busca diante a candidatura em questão.

Preparar um currículo vitae bem estruturado e com os pontos corretos é demasiado importante. Sendo assim, veja algumas dicas sobre o que não pode ficar de fora e sobre como fazer um Currículo vitae convencional ideal.

Como Fazer um Currículo Simples Passo a Passo?

Se você apresenta um Currículo vitae onde o seu contratante não acha as informações que busca ou as encontra depois de muita leitura, acaba em desvantagem saiba que fazer um Currículo vitae direcionado não é mistério.

Construa uma peça simples e direta. Diga o que deseja com aquela vaga em questão e o que você pretende oferecer ao seu contratante. Toda empresa busca um funcionário que apresente uma qualificação profissional ideal, que seja o seu grande diferencial. Mostre isso, mesmo que pareça impossível.

Aparência é importante! Você vai comprar um produto. Em um, a caixa está amassada e sem cuidado algum. Em outro, totalmente nova e com a aparência impecável.

Qual vai levar para casa? Com certeza a caixa conservada. O mesmo acontece com o seu Currículo vitae. Sendo assim, apresente-o em um papel decente, sem dobraduras.

Antes de imprimir revise a fim de encontrar erros de digitação e gramática. Formate seu Currículo vitae e, mesmo usando modelos prontos, dê aquele diferencial.

Como Fazer um Currículo Bem Feito Passo a Passo

Dúvidas sobre como fazer um Currículo vitae para primeiro emprego e montar Currículo vitae convencional ainda será pauta para muitas discussões.

Cada empresa tem um perfil diferente e aquele currículo simples em papel branquinho, letra Times New Roman número 12 pode parecer monótono para uma, enquanto pode ser o mais sensacional em outra. De qualquer forma, existem tópicos que não podem ficar de fora. São eles:

Dados do candidato: é importante que o contratante conheça você. Os seus dados pessoais devem constar no topo do seu Currículo vitae porque estes são sua identificação. Comece com nome completo ou profissional, endereço completo, telefone para contato (pelo menos 2), e-mail e, caso a empresa solicite, números de documentos.

Objetivo Profissional: Deixar o objetivo profissional no primeiro tópico do seu Currículo vitae é importante. Ele diz exatamente o que você deseja naquela determinada vaga e também seus objetivos com o novo emprego. Deve ter no máximo 3 pequenas frases. Não deixe de conferir também o objetivo profissional primeiro emprego ou para novos empregos que você deve usar..

Qualificações Profissionais: aqui você vai vender seu peixe. Fale sobre seu perfil profissional e porque você é o diferencial que a emprega busca. Também seja direto em suas palavras.

Perfil Profissional: Este item divide muitas opiniões. Você pode colocar todas as suas experiências profissionais ou apenas aquelas direcionadas.

  • Veja aqui como descrever perfil profissional passo a passo.

Formação Acadêmica: não é preciso citar todos os lugares que você estudou. Coloque a sua formação maior e no máximo uma abaixo. Deixe explícito o ano de conclusão.

Cursos de Aperfeiçoamentos: aqui cabem todos os cursos e certificados que você adquiriu na sua carreira. Siga a mesma dica sobre direcionar à vaga em questão.

Informações Adicionais: caso tenha algo que não se encaixe nos itens acima, mas que são importantes na sua candidatura, é aqui que vai ser acrescido.

A dica é focar na vaga e colocar vagas no mesmo setor ou compatíveis. Se você não tem experiência, não tenha medo em descrever esta ação. Agora que você já sabe como fazer um bom Currículo vitae básico, não deixa de dar aquela adaptada no nosso modelo de currículo pronto para refazer um novo modelo de curriculo a fim de para impressionar naquela vaga de emprego.

Avatar de Maria Beatriz

Escrito por

Maria Beatriz

Maria Beatriz é formada em Jornalismo e letras. Segue produzindo pautas sobre tecnologia, finanças e Dinheiro.