Para conseguir uma recolocação profissional é preciso manter seu currículo atualizado, as empresas estão cada vez mais exigentes e só consegue destaque aquele profissional que estiver preparado para ocupar o cargo.

Muitos trabalhadores até possuem todos os requisitos exigidos pelas empresas, mas na hora de elaborar um currículo atualizado eles acabam se esquecendo de informações importantes e entram no processo seletivo em desvantagem por não anotarem o que realmente é importante no documento.

Como você deve saber, o currículo é o primeiro contato entre um profissional e a empresa e será através do que você colocar no papel que o recrutador terá ou não o desejo de entrar em contato com você e te chamar para novas etapas do processo seletivo.

É por isso que saber fazer um currículo atualizado é extremamente importante, pois assim você não irá se esquecer das informações principais e atualizá-las sempre que for necessário.

O que é um currículo Atualizado?

Saber fazer curriculo simples atualizado nada mais é do que um documento com todas as suas informações registradas de forma correta e atual e organizada.

É importante fazer essa atualização para que todos os dados estejam corretos, como endereço, telefone, e-mail, experiência profissional e escolaridade.

como_fazer_um_curriculo_atualizado_profissional[1]

Sempre que tiver uma nova informação profissional não deixe de acessar o seu currículo para atualizá-lo e antes de enviá-lo para uma empresa faça uma revisão para garantir que não está faltando nenhuma informação.

Quanto mais preparado você estiver, maiores serão as chances de você ser contratado ou pelo menos convidado para participar de todo o processo seletivo da empresa desde a entrevista de emprego até a contratação.

Como Preencher Um Currículo de Forma Certa?

Quem pretende refazer o currículo atualizado muitas vezes sente dificuldade na hora de preencher todos os campos mostrados no modelo escolhido.

Os campos principais de um currículo atualizado seguem um padrão de informações relevantes que serão avaliadas durante a seleção. Em outras palavras, o currículo deve ter os dados necessários para que a empresa descubra quem é você e decida se você tem ou não condições de assumir a mo desejada.

Os dados principais para preencher o currículo de forma certa são: nome completo, dados pessoais como endereço, telefone, data de nascimento, estado civil, experiência profissional, escolaridade, objetivo profissional qualificação e cursos extras.

O interessante é preencher esses dados de acordo com o seu objetivo profissional, principalmente para trabalhadores que possuem experiência em diversas atividades. Faça um currículo para cada área de interesse.

Currículos Prontos Atualizados Onde Encontrar?

Entre os modelos de currículos prontos atualizados você vai encontrar diversas formas de preencher esse documento. Os campos essenciais são praticamente os mesmos, o que vai mudar é a disposição desses campos e outros elementos de design que darão destaque para cada um deles.

Não há regras para a escolha do modelo do currículo, tanto é que programas como o Word oferece muitos modelos para que você preencha com os seus dados.

O currículo atualizado é um resumo da sua vida profissional, então quanto mais tempo de trabalho você tiver, mais campos deverá ter o seu currículo de forma que você consiga organizar toda a sua experiência em até duas folhas que é o máximo permitido para este documento.

Além dos programas de edição de texto, você encontra modelos de currículos atualizados em sites de emprego online onde ao preencher seus dados o programa te apresenta um currículo pronto para impressão.

Avatar de Maria Beatriz

Escrito por

Maria Beatriz

Maria Beatriz é formada em Jornalismo e letras. Segue produzindo pautas sobre tecnologia, finanças e Dinheiro.