Como Fazer um Bom Curriculum? Modelos Prontos

Para quem está procurando o primeiro emprego, uma das maiores dificuldades nem sempre é encontrar a vaga desejada e sim preencher o primeiro curriculum vitae. Pensando nestas pessoas, vamos mostrar como montar um curriculum vitae simples, mas efetivo, perfeito para quem está começando.

Cada item do curriculum vitae será abordado em um de seus tópicos, de forma que você pode usar este artigo como um passo a passo para a confecção do seu primeiro curriculum vitae.

Como Fazer Um Bom Curriculum Vitae Simples

Identificação: Uma boa identificação dentro de um curriculum vitae é feita de forma simples, com nome, idade, telefones para contato e email, além das mídias sociais (facebook, twitter e similares).  É importante também comentar a idade, e a presença ou não de filhos e estado civil.

A palavra de ordem aqui é simplicidade e objetividade, deixando as informações de forma simples e fáceis de serem encontradas. Não coloque links das mídias sócias no caso de curriculum vitae impresso.

  • Objetivo profissional: Aqui você descreve brevemente qual o seu objetivo profissional para curriculum ao buscar a vaga a qual está se candidatando, além de poder também descrever brevemente qual seu planejamento de carreira, caso já tenha algum.
  • Experiências anteriores: Como este passo a passo é especialmente para quem está procurando a primeira oportunidade de trabalho, esta parte deveria ser deixada de lado, certo? Errado! Quando falamos de experiências anteriores, nem sempre falamos diretamente de experiências profissionais remuneradas.
  • Trabalhos Voluntários: Pouquíssimas pessoas sabem, mas trabalhos voluntários também podem ser colocados como experiência em um curriculum vitae. Ou seja, se você ajuda alguma ONG, de alguma maneira, já está começando a desenvolver a tão pedida experiência de mercado, especialmente na área de atendimento.
  • Escolaridade e cursos adicionais. Coloque estes dois itens juntos, já que não devem existir tantos cursos assim. Coloque o nome da escola onde completou o segundo grau somente se ela for uma escola de grande destaque e informe somente cursos que agregam valor para sua carreira profissional.
  • Habilidades e personalidade. Faça um texto simples e objetivo descrevendo sua personalidade, habilidades sociais e outros detalhes adicionais para que o selecionador seja capaz de ver um pouco além da série de dados e números que um curriculum vitae traz.

Desta forma você também tem a chance de demonstrar suas habilidades de comunicação por escrito, o que pode ser um diferencial a mais, dependendo da vaga a qual você está se candidatando. Como sempre recomendamos, revise seu curriculum vitae antes de enviar e peça para alguém mais velho e experiente verificar.

Muitas vezes, dependendo da localidade onde você está, certos itens podem ser considerados exagerados ou inúteis, mas persista em qualquer ideia que você acredite que possa se tornar um diferencial em seu curriculum vitae.

Se for o caso de ainda estar estudando, leve a um de seus professores para que lhe dê um parecer mais profissional. Após isto, espalhe seu curriculum vitae em todas as empresas que puder.

No primeiro emprego o segredo é não ser seletivo demais, já que a concorrência será muito maior e os benefícios bem similares. Boa sorte em sua busca pelo primeiro emprego!

Faça um comentário