Como Fazer o Cartão Reforma: Cadastro, documentos e onde fazer

Quem já foi beneficiário do programa Minha Casa, Minha Vida e de seu complementar Minha Casa Melhor lidou com um empréstimo com melhores condições nas prestações para pagamento.

No entanto, no caso do programa cartão reforma não será necessária geração de boleto para pagamentos de prestações.

Isso porque os recursos do benefício advêm do Orçamento da União. Ao entender mais sobre o benefício é provável que tenham surgido várias dúvidas em relação ao cartão reforma além da questão de como funcionará o projeto.

Inclusive o que é preciso para se cadastrar no programa.

Diferente de outros programas voltados a habitação, não se trata de um empréstimo, mas sim de um valor cedido pelo governo para ser aplicado em melhorias para a casa, indo desde de reformas mais simples até as mais complexas, como substituir uma moradia de madeira por alvenaria.

Estima-se que o crédito disponibilizado as famílias selecionadas ficará no valor aproximado de R$ 5 mil, mesmo valor fornecido pelo programa Minha Casa Melhor.

Ainda assim, seu objetivo é diferente, já que o cartão reforma tem a função de ajudar na compra de materiais de construção – sem incluir os gastos com a mão-de-obra.

Cartão Reforma
Cartão Reforma

Cadastro no Cartão Reforma como dar entrada?

Se você se interessou pelo programa e possui renda de até R$ 1,8 mil precisa começar a se organizar e portanto saber o que será necessário para fazer o cartão reforma.

Alguns documentos podem ser solicitados com suas cópias autenticadas, razão pela qual é interessante se manter informado o quanto antes for possível.

Confira agora o que se sabe em relação ao que é preciso para fazer o cartão reforma:

O que é preciso para fazer o cartão reforma?

Documentos necessários:

Até o momento o governo ainda não divulgou nenhuma nota oficial determinando quais documentos necessários para se cadastrara no Cartão Reforma do Governo Federal.

Ainda assim, é interessante se organizar em relação a algumas coisas e separar cópias e originais de alguns documentos importantes. Dentre eles podemos citar:

  • RG,
  • CPF,
  • carteira de trabalho,
  • comprovante de residência,
  • documentos de quem reside no mesmo endereço e um número de telefone atualizado.

Normalmente esses são os documentos solicitados em outros programas habitacionais, e enquanto o governo não disponibiliza o que será preciso para o cadastro você já pode ir se adiantando com essas coisas mais básicas.

Documentos relacionados a compra ou regularização do terreno ou da casa também podem ser solicitados, portanto não deixe de providenciá-los o quanto antes.

Além de separar esses documentos indicados e fazer as devidas cópias, é interessante ficar de olho nas próximas notícias e editais liberados pelo governo, para estar informado o quanto antes do que será preciso para fazer o cartão reforma.

Quem Tem direito ao Cartão Reforma?

Antes de se organizar para realizar o cadastro no programa, é preciso também estar atento se sua família cumpre todos os pré-requisitos para se tornar beneficiário do cartão reforma.

Dentre eles, o principal é que a renda familiar seja de 1,8 mil reais por mês, algo que vem sendo destacado pelo presidente Temer e todos os envolvidos na criação do programa desde que o cartão reforma foi anunciado.

Além disso, é preciso ter casa própria regularizada ou que se encontre em regiões de possível regularização.

Caso algum desses requisitos não seja cumprido não é possível se cadastrar para ter direito ao benefício.

Se você se enquadra nos requisitos básicos para se cadastrar ao benefício Cartão Reforma procure se organizar o quanto antes em relação a documentação necessária.

Mesmo que ainda não tenham sido divulgadas informações oficiais sobre os documentos para cadastro, separe os que são aqui citados, pois tem grandes chances de aparecerem na lista do que é necessário para se cadastrar no cartão reforma.

271 thoughts on “Como Fazer o Cartão Reforma: Cadastro, documentos e onde fazer

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *