Como fazer o cartão cidadão online no Site da caixa pela internet, telefone ou pelo celular? Saiba como emitir uma segunda ou primeira via do cartão, rápido para receber o benefício.

Você sabia que tem como solicitar o cartão cidadão rápido? Então fique de olho em nossas dicas que vamos te ensinar como fazer cartão cidadão.

O Cartão Cidadão é um cartão magnético que facilita o acesso aos benefícios trabalhistas e sociais oferecidos pelo governo federal.

Com ele é mais fácil fazer saques de benefícios sem precisar ir até uma agência bancária, podendo optar por caixas eletrônicos ou casas lotéricas que possuem um atendimento mais rápido.

Quem tem direito ao Cartão Cidadão?

O cartão é oferecido a todo cidadão que tenha benefícios trabalhistas e ou sociais disponíveis. Ou seja, você que tem abono salarial para receber, quem vai receber seguro-desemprego, bolsa família ou FGTS.

Sendo assim, podem pedir o cartão cidadão quem:

  • Tem rendimentos do PIS 2023;
  • Direito ao abono salarial retido;
  • Saldo FGTS bloqueado a receber;
  • Seguro-desemprego a receber

Em linhas gerais, qualquer profissional com carteira assinada pode pedir seu Cartão Cidadão, pois em algum momento poderá pedir um desses benefícios.

O Cartão Cidadão é ideal para beneficiário desses direitos ou programas sociais que não possuem conta na Caixa Econômica, pois quem tem conta corrente ou poupança pode receber esses benefícios diretamente em sua conta.

como fazer cartão cidadão
como fazer cartão cidadão

A Caixa já adianta que a emissão do Cartão do Cidadão está condicionada à existência de benefícios disponíveis.

É preciso deixar claro que este cartão não está atrelado a uma conta de banco, ele estará ligado aos seus direitos trabalhistas junto ao CPF E NIS.

O trabalhador que possui um cartão desses não é cliente da Caixa Econômica Federal, mas poderá usar os caixas eletrônicos da Caixa e as casas lotéricas para poder efetuar o saque dos benefícios.

Como solicitar cartão cidadão?

Para saber como solicitar o Cartão Cidadão rápido você precisava entender que apenas quem tem direitos sociais ou trabalhistas poderá fazer o pedido.

Se você tem estes benefícios, é só entrar em contato através do telefone 0800 726 0207.

Este número de telefone é exclusivo para a solicitação do Cartão Cidadão e você terá que passar algumas informações como seus dados pessoais. Esteja com eles em mãos.

Pedir o cartão cidadão Caixa na agência

Outra forma de solicitar cartão cidadão caixa é em uma agência da Caixa Econômica Federal, onde precisará preencher um documento com todos os seus dados. Lembre-se que mesmo com nome sujo, negativado, score baixo no SPC ou Serasa você pode fazer o cartão.

O cartão é enviado para a sua casa e você precisará de uma senha para poder utilizá-lo.

A senha é cadastrada no Autoatendimento da Caixa pelo 08007260207 (mesmo telefone para pedir o cartão), em casas lotéricas ou na agência mais próxima.

Com a senha habilitada você poderá realizar os saques de todos os benefícios trabalhistas e/ou sociais que estejam disponíveis.

como solicitar cartão cidadão caixa
como solicitar cartão cidadão caixa

Como solicitar o cartão cidadão pela internet?

Muitas pessoas buscam saber se é possível fazer o cartão cidadão pela internet e se isso é grátis.

Vale salientar que até o momento a Caixa Econômica Federal não disponibiliza site ou sistema online para tirar o cartão cidadão ou a segunda 2 via do mesmo.

Dessa forma, fique atento (a) e não caia em golpes de sites que dizem ser possível solicitar o Cartão Cidadão grátis pela internet.

Vantagens de ter um Cartão Cidadão

Com o Cartão Cidadão você tem uma série de vantagens, separamos algumas delas para te provar que vale a pena aprender como solicitar o Cartão Cidadão rápido.

  • Não pegar filas no banco
  • Consultar saldo de benefícios
  • Sacar valores de benefícios sociais ou trabalhistas
  • Usar caixas eletrônicos 24h
  • Usar caixas eletrônicos da Caixa Econômica
  • Sacar Bolsa Família rápido
  • Imprimir extrato do FGTS
  • Receber seguro desemprego

Como você pode ver, é vantajoso, sim, utilizar este cartão. Para que você tenha uma ideia, quem não tem conta na Caixa e nem o Cartão Cidadão, só pode sacar o PIS em uma agência, pegando filas, senhas e enfrentando um atendimento demorado.

onde fazer cartão cidadão
onde fazer cartão cidadão

Com o Cartão Cidadão você pode sacar o seu PIS 2023 e qualquer outro benefício diretamente de um caixa eletrônico, sem pegar filas, podendo ir no mais próximo de sua casa, ou ainda fazendo o saque em uma casa lotérica.

Cuidado com fraudes e Golpes

Fique atento para sites e aplicativos que se apresentam como formas de solicitar o cartão. A Caixa não permite que o Cartão Cidadão senha solicitado através da internet.

Muitos aplicativos podem levar o trabalhador a acreditar que é um canal oficial, mas acaba roubando dados para tomar posse dos benefícios. Fique atento.

Para não cair em fraudes e perder seus benefícios, use apenas os canais oficiais da Caixa e prefira ir pessoalmente até uma agência em caso de dúvidas.

Avatar de Maria Beatriz

Escrito por

Maria Beatriz

Maria Beatriz é formada em Jornalismo e letras. Segue produzindo pautas sobre tecnologia, finanças e Dinheiro.