A internet trouxe muitas praticidades e facilidades, e a recolocação no mercado de trabalho também ficou muito mais prática.

Além de sites onde você pode cadastrar o seu currículo (assunto para outro post), muitos RHs aceitam curriculum por e-mail, pela praticidade e facilidade de triagem.

Vamos aprender como usar o currículo por e-mail para acelerar a recolocação no mercado.

Como Montar o Currículo Para Anexar no E-mail

A grande maioria das empresas prefere o currículo no editor de texto (Word, por exemplo), por ser mais rápido e fácil de abrir e mais simples de arquivar.

Um dos detalhes mais importantes ao enviar currículo por e-mail é a revisão ortográfica. Um erro, por menor que seja na gramática, ortografia ou qualquer outro detalhe de português, pode ser a causa da sua eliminação em processo seletivo importante.

Como Enviar Curriculo Por Email passo a passo
Montar o Currículo Para Anexar no E-mail

Além disso, é importante que o currículo esteja em um formato simples de ser aberto. Pense que os selecionadores, sejam de uma agência de empregos ou do RH de alguma empresa, e que desistirão de abrir seu curriculum se ele tiver qualquer dificuldade de abertura.

Faça-o no Microsoft Word ou qualquer outro programa que salve o documento em extensão .docx (em caso de dúvida, verifique o nome do arquivo quando salvá-lo, se no final tiver .docx, significa que é o tipo de arquivo que o Word mais comum consegue ler).

Aqui mesmo nós disponibilizamos modelos de curriculum word para que você possa alterar inserindo suas informações.

Como Enviar Curriculum Por Email Passo a Passo

Ao enviar o curriculum por e-mail, existem alguns detalhes que são extremamente importantes, como, por exemplo, o endereço de e-mail  que você usará ao enviar.

Caso seu e-mail pessoal seja pouco sério, crie um e-mail para fins profissionais, e que passe credibilidade ao curriculum enviado.

Com isto resolvido, deve-se pensar no título do e-mail (que deve ser colocado no campo destinado ao assunto).

Muitos anúncios de empregos têm em sua descrição o título que deve ser posto no e-mail, no caso de não existir, cite a vaga que você deseja preencher no título do e-mail, o que evita descaminhos no caso de uma vaga desejada.

No corpo do e-mail é importante fazer uma breve apresentação sua, manifestando o seu interesse pela vaga, ser o mais educado possível e não se esquecer de verificar a gramática, evitar erros de português e gírias de internet. Não é preciso escrever muito, apenas algumas linhas.

Na duvida confira aqui a lista de gerador de currículo grátis, lista com as melhores ferramentas para fazer um currículo online e anexar ao e-mail.

Para inserir o seu curriculum no e-mail é simples, você deve apenas clicar na barra de ferramentas em:

  • “Inserir”, então clicar na opção:
  • “Arquivos como Anexos”,
  • “Procurar pelo seu curriculum na pasta onde você o salvou,
  • “Esperar pela confirmação que o arquivo foi carregado.
  • “E, então, é só enviar.”

Após efetuar esse envio, esteja ciente de que você está na frente de muitos candidatos que estão em busca de uma oportunidade de emprego.

Pois a maioria das empresas tem optado por selecionar currículos enviados por e-mail.

Saia sempre na frente e conquiste a seu espaço no mercado de trabalho, envie o currículo por e-mail e leve um curriculum vitae impresso para a empresa ou RH. Uma dica muito interessante é anexar a carta de apresentação profissional para currículo ao seu e-mail.

Mas antes é bom que você leia o nosso guia com as informações sobre como fazer uma boa carta e se destacar no processo seletivo.

Avatar de Maria Beatriz

Escrito por

Maria Beatriz

Maria Beatriz é formada em Jornalismo e letras. Segue produzindo pautas sobre tecnologia, finanças e Dinheiro.