Já imaginou ser entrevistado para um emprego pelo Whatsapp? Pois é, essa é uma modalidade que tem sido adotada por algumas empresas com a finalidade de diminuição de custos com processos seletivos.

Nunca se imaginou que um aplicativo de mensagens teria tantos usos, inclusive para essa finalidade, não é?

Mas essa facilitação é uma vantagem para os dois lados, digamos que é uma forma de facilitar a vida e otimizar o tempo.

Você já passou por isso? Se a resposta é não, hoje você vai ficar sabendo como é uma entrevista por Whatsapp e ainda ter dicas e cuidados para não cair em uma furada. Confira!

Como sei estou caindo em um golpe?

Não dá para desviar desse assunto, afinal, muitos malandrinhos têm tentado ludibriar muitos utilizadores do aplicativo Whatsapp para tentar recolher informações pessoais, dados bancários e até arrancar dinheiro diretamente.

Para evitar cair em golpes, fique sempre atento para alguns detalhes, primeiro, você estava esperando esse contato?

Você esteve buscando emprego esses dias e a empresa que te contratou é a mesma para a qual você entregou o currículo? A empresa faz entrevistas desta forma?

Todos esses pontos podem ser checados, pedindo referências à pessoa que está falando, verificando a conta, se é comercial ou pessoal, ou ligando diretamente para empresa para confirmar.

Tem casos onde essa dúvida é sanada rapidamente, já que muitas empresas apostam em entrevista por Whatsapp via chamada de vídeo. Dessa forma você terá certeza se está falando com um representante da empresa.

O cenário ideal

Você não precisa ter um cenário preparado para entrevistas via Whatsapp na sua casa, pelo menos um canto bem organizado que leve os entrevistadores a terem uma primeira impressão boa de você, pelo menos pensarem que você é organizado.

Comportamento

Lembre-se, inclusive, de demonstrar interesse, sem desviar o olhar, sem desviar o foco. Pense nessa entrevista por Whatsapp como se fosse uma presencial, esteja atento às perguntas que o entrevistador vai fazer, evitar ficar se movimentando, saindo do lugar, essas coisas.

Quando a entrevista por Whatsapp é feita apenas por mensagem, opte pela utilização do corretor do celular, já que a correta utilização das pontuações e do português é fundamental nesse momento. Evite abreviar as palavras. E se for mandar áudio, peça antes, tá bom?

Aparência

Você não iria desarrumado para uma entrevista de emprego, iria? A mesma coisa deve ser feita pelo aplicativo de mensagem. Em uma chamada de vídeo, procure se arrumar bem, mostrar boa aparência.

Seu perfil

Já verificou seu perfil pessoal no aplicativo do Whatsapp? Quando empresas fazem entrevistas por Whatsapp, assim como pessoalmente, eles buscam conhecer o máximo o candidato, e porque seria diferente via aplicativo?

Considerando que o aplicativo reflete parte de quem você é e pensa. Por esse motivo, dê uma conferida em frases que possam estragar sua imagem, fotos comprometedoras de perfil.

Sei que pode parecer um pouco invasão de privacidade, mas nos dias de hoje tudo é analisado na internet.

Currículo e apresentação

Deixando claro, a empresa não te conhece e uma apresentação mostrará seus objetivos para com aquela empresa e a vaga que está buscando. Uma apresentação breve de cinco ou seis linhas é o suficiente.

Dentro dessas linhas, seja bem sucinto e claro quando a você e os trabalhos onde já atuou.

Quanto ao currículo, preste atenção antes de enviar. Você precisa, primeiramente, pedir a permissão para o entrevistador para estar encaminhando seu currículo.

Uma entrevista pelo Whatsapp também deve contar respeito e educação de ambos os lados.

Ao enviar o currículo, garanta que quem está do outro lado vai conseguir abrir o arquivo, por esse motivo, o mesmo deve estar em formato PDF. Já que esse é um tipo de arquivo que pode ser aberto em qualquer aparelho.

Não vou ensinar como criar um currículo, afinal, acho que essa parte você já deve saber. Só digo para ter atenção às informações que adiciona e como adicioná-las.

Como funciona?

Isso vai depender da empresa, algumas adicionam QR Code nos estabelecimentos para redirecionar os interessados até um chatbot para fazer seu cadastro.

Outras disponibilizam o número do aplicativo Whatsapp da empresa.

Ainda assim, existem empresas, como o Burger King, que automatizam esse processo de entrevista pelo Whatsapp, pelo menos na fase cadastral para a vaga. Quando você inicia o cadastro, o bot realiza perguntas.

Ao final delas, é direcionado ao candidato querer ou não adicionar seu currículo, fique sabendo que não é obrigatório. Mas é uma forma a mais de futuramente garantir uma vaga.

Avatar de Maria Beatriz

Escrito por

Maria Beatriz

Maria Beatriz é formada em Jornalismo e letras. Segue produzindo pautas sobre tecnologia, finanças e Dinheiro.