Precisa contratar um autônomo, porém não sabe como fazer? No artigo de hoje preparamos-lhe o passo a passo de como fazer o contrato de um autônomo da forma correta. 

Entenda também como funciona a modalidade de trabalho desses profissionais. É claro que autônomos são profissionais que não possuem vínculos empregatícios, estes atuam profissionalmente de forma a prestar diversas atividades como, por exemplo, serviços de desentupidora entre outros.

Por isso é notório que dentre as melhores opções para se contratar para trabalhos temporários, as melhores opções de contratos são entre os autônomos.

Atualmente é muito comum os autônomos serem contratados por diversos setores de empresas. O contrato destes profissionais é feito de modo que a empresa necessita de uma demanda temporária, pois algumas áreas não são necessárias para trabalhos recorrentes. 

Visto que os autônomos trabalham por temporadas de acordo com os seus contratos, se faz claro que a trabalhadores terá qualidade e independentemente do tempo de contrato.

Outro ponto bastante óbvio é que o contrato destes profissionais deixará a empresa livre de pagamentos de taxas como seguros ou diversos outros pagamentos relacionados aos direitos do contratado. 

Esta modalidade de trabalhadores pode ser encontrada em diversos ramos de profissões. De acordo com a atual situação do Brasil os autônomos ocupam uma grande porcentagem em relação às condições de trabalho. 

Porque contratar um autônomo?

Como dito anteriormente estes profissionais possuem excelente capacitação, de acordo com o seu conhecimento na área atuante.

Você poderá fechar o seu pacote de contato diretamente com o autônomo, e ficará isento de pagamentos extras fora a prestação dos serviços.

Em casos de acidentes, férias ou diversos outros casos como décimo, entre outros, o autônomo não receberá de seu contratante.

Após fechar contrato em relação ao serviço prestado pelo autônomo, ele deverá cumprir com toda a demanda acordada durante o contrato. De modo que o contratante ou a empresa terá a garantia de serviço comprido. 

Direitos

Alguns tipos de encargos são direitos dos trabalhadores autônomos. Ao contratar um autônomo em caso de empresas, a empresa deverá estar ciente de algumas informações necessárias perante a assinatura do serviço. 

A empresa deverá informar anualmente à DIRF todos os valores relativos a contratos de autônomos. 

E todos os pagamentos devem estar na tabela da receita federal em relação ao contratante.

Como contratar de forma legal? 

Se você possui interesse em fazer o contrato de um autônomo para sua casa ou até mesmo para sua empresa, fique de olho nesse parágrafo, pois lhe preparamos todos os passos para você poder fazer de forma legal contrato de profissional. 

Primeiramente você deverá solicitar uma análise de todos os átomos disponíveis na área de serviço que você deseja obter a sua prestação de serviço. 

Entre em contato com o profissional autônomo e procure saber de sua disponibilidade para que caia no seu serviço contratado, pois o autônomo pode trabalhar em diversos lugares em simultâneo. 

Se você necessita de uma demanda de trabalho exclusivamente somente para sua empresa, procure saber dos autônomos todas as suas disponibilidades para firmar contrato único de acordo com o tempo necessário.

Sempre antes de fazer a contratação de alguém para fazer seu trabalho, procure falar com o autônomo sobre outros tipos de trabalhadores autônomos especialistas na demanda necessária para sua empresa ou até mesmo a sua necessidade. 

Os profissionais da área sempre estarão cartas de indicações de pessoas que trabalham com o mesmo tipo de serviço, por isso são uma das melhores opções na hora de procurar os mais profissionais de diversas áreas necessárias para cumprir com as demandas.

É de suma importância que você procure montar uma lista de acordo com os preços postos pela contratação do seu serviço, para se fazer uma análise de viabilidade da contratação do autônomo. 

No procedimento de montagem de contrato se faz necessário que você avalie todas as datas de entregas dos serviços e até que se fazer a data de início do acompanhamento da demanda. 

Recibo de Pagamento Autônomo – RPA

O RPA ou recibo de pagamento autônomo como é conhecido fica relacionado a justamente o que se diz o nome. 

Este tipo de documento até mesmo o recibo será relacionado ao pagamento dos serviços prestados pelo autônomo, ou até mesmo salário. 

Fica claro que o uso deste tipo de recibo poderá ser somente feito pelo pelos usuários receptores que não possuem nenhum ou qualquer tipo de emissão de notas fiscais.

Para emissão do seu RPA, consulta à Receita Federal ou até mesmo os direitos trabalhistas. 

Onde encontrar os trabalhadores autônomos?

Se você deseja saber como posso fazer para encontrar esses tipos de trabalhadores de acordo com a demanda necessária de cumprimento de serviço fique atento.

Você poderá encontrar esses tipos de trabalhadores de forma autônoma diretamente por sites especialistas em propagandas deste perfil do trabalho.

Vale ressaltar que também estes tipos de profissionais com a trabalhadores autônoma podem ser encontrados em redes sociais, você pode pesquisar pelo serviço e encontrar diversos tipos de trabalhadores. 

Vou entrar em contato com algum trabalhador da área também procure informações com ele sobre outras pessoas disponíveis caso ele não possa ofertar a sua demanda, pois este tipo de trabalhador possui diversos conhecimentos na área sobre a prestação dos serviços que o mesmo faz. 

De preferência as redes sociais ou sites que mostram os tipos de trabalho solicitados de acordo com trabalhos já feitos, ou seja, sites que façam apresentação de trabalhos feitos pelos autônomos a serem contratados pela sua empresa.

Caso a área solicitada desejada não tenha como comprovar por fotos, procure saber do autônomo qual tipo de formação ele tem acerca do serviço. 

Entre em contato com empresas que trabalham com esses tipos de serviços e também buscar e saber sobre nomes e números das pessoas que possam prestar o serviço de forma autônoma que a sua empresa deseja.

O fim você também pode fazer a postagem de anúncios sobre a contratação de autônomo, pois uma das melhores mídias que podem alcançar a maioria das pessoas hoje em dia é a internet.

Através da internet você pode fazer com que o profissional autônomo chegue até você. 

Avatar de Maria Beatriz

Escrito por

Maria Beatriz

Maria Beatriz é formada em Jornalismo e letras. Segue produzindo pautas sobre tecnologia, finanças e Dinheiro.